A Torre de Londres é uma das construções históricas mais importantes da cidade. É um complexo de construções feitas em diferentes períodos, cujo prédio mais antigo tem mais de 1.000 anos. A Torre de Londres é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em Londres, juntamente com Westminster, Kew Gardens e Greenwich.
Após visitar a Torre de Londres na minha última viagem à Londres, preparei esse texto para você tirar todas as suas dúvidas, entender mais sobre essa magnífica construção e saber como você pode fazer a sua visita. Vamos lá?
TORRE DE LONDRES: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
INFORMAÇÕES DE VISITA
Como chegar
A Torre de Londres fica em uma das regiões mais turísticas de Londres, em City of London. A melhor maneira de chegar é de metrô e a estação mais próxima é a Tower Hill, por onde passam as linhas Circle (amarela) e District Line (verde). A estação fica a apenas 5 minutos a pé da entrada da Torre de Londres.
Após sair da Estação e atravessar a Avenida Tower Hill, você já vai entrar em uma rua de pedestres onde tem a bilheteria, caso você ainda não tenha seus ingressos. Se tiver, basta seguir caminhando e virar a esquerda.
Esse curto trecho até a entrada tem a Torre de Londres à esquerda e as margens do Rio Tâmisa, com a belíssima Tower Bridge à direita. Além de muitos carrinhos de comida e bancos em frente ao rio. É uma gracinha de lugar!
Para chegar facilmente usando o metrô, é interessante ter internet no celular durante a viagem. Para isso utilizo sempre utilizo do chip da Americachip, que tem opções de internet ilimitada durante a viagem e você recebe o chip na sua casa. Aí você já chega no aeroporto com internet funcionando. Muito bom, não é?
Sobre os ingressos
Preço
O preço do ingresso é de £29.90 para adultos e £14.90 para crianças.
Como comprar
Há duas maneiras de comprar os ingressos. Uma delas é antecipadamente pelo site com dia e horário marcados. A vantagem é que você não precisa esperar na fila para comprar os ingressos, basta chegar, passar pela revista de bolsas e entrar.
Aqui você pode comprar os ingressos antecipados para visitar a Torre de Londres!
Foi assim que eu fiz na minha visita. Comprei com antecedência e chegando lá foi muito rápido porque não tive que entrar na fila do ingresso. E ainda vale lembrar que ao comprar com antecedência, você precisa cumprir com o dia e horário do ingresso adquirido. Mas, já adianto que estive em Londres no mês de agosto e eles não são rígidos em relação a janela de horários.
Para quem tem um mínimo de planejamento e quer aproveitar o tempo em Londres, recomendo adquirir com antecedência. Se você não tem tempo de fazer seu roteiro, você pode solicitar meu serviço de Travel Designer para desenhar um roteiro sob medida e detalhado para a sua viagem!
Sobre os horários
Funcionamento
O horário de funcionamento da Torre de Londres varia de acordo com os meses do ano e dias da semana. Para isso, é essencial verificar o site com antecedência. No verão costuma funcionar até mais tarde e no inverno o horário de encerramento é mais cedo. A bilheteria sempre fecha 1h antes do horário de encerramento.
Quanto tempo demora a visita
Depende do seu ritmo, do quanto vai enfrentar filas ou não e se você quer ver tudo lá dentro ou apenas algumas coisas. Eu diria que é o tempo mínimo para ficar lá dentro é de 2h, mas você com certeza por ficar bem mais que isso.
Minha visita durou quase 3h e eu achei pouco tempo. Eu ficaria mais tempo se não tivesse outro compromisso logo em seguida. Mas nessas 3h tive tempo de ver bastante coisa.
Mapas e Audio guia
Na entrada da Torre de Londres há mapas gratuitos em inglês com indicação dos nomes das construções. Há também opção de áudio guia em vários idiomas, inclusive em português. É possível adquirir juntamente com o ingresso ou na hora. Quando estive por lá, o valor era de 5 libras. Embora não seja gratuito, recomendo fortemente para que você faça uma visita de maior qualidade.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA TORRE DE LONDRES
A Torre de Londres foi construída em 1078 por Guilherme, o Conquistador. Desde a sua construção, a Torre de Londres foi usada para diversas finalidades: o local já foi uma Fortaleza, e até hoje guarda itens de extrema importância.
A Torre de Londres também já foi um Palácio Medieval, uma residência luxuosa de vários reis e rainhas ao longo da história. O local também já foi uma prisão onde muitas pessoas foram torturadas e mortas.
O QUE VER E FAZER NA TORRE DE LONDRES
MEDIEVAL PALACE
O Palácio Medieval era composto por salas e aposentos, além de três torres: St Thomas’s Tower, the Wakefield Tower and the Lanthorn Tower. O Palácio é a primeira atração dentro da Torre de Londres, e ao passar pelo portão de entrada e virar a esquerda, você já se depara com a construção onde está situado.
Antes de entrar no Palácio, você pode parar alguns minutos para observar o Traitors’ Gate. O portão fica embaixo de uma parte do Palácio e é uma entrada de acesso utilizada por muitos prisioneiros. Em português significa Portão dos Traidores.
Saiba mais sobre Hotel custo benefício em Londres: Phoenix Hotel
Saiba mais sobre 12 Museus e Galerias de Arte Gratuitos no Reino Unido
Saiba mais sobre Harry Potter Photographic Exhibition em Londres
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres
Saiba mais sobre Museus gratuitos para visitar em Londres
O Palácio Medieval era a residência dos monarcas, e dentro dele haviam aposentos confortáveis e decorados. Hoje é possível caminhar por dentro e conhecer o acervo de objetos de vários períodos da história, com painéis explicativos, reprodução da mobília e de cômodos, escadarias e passagens estreitas.
Uma vez dentro do Palácio Medieval, temos a oportunidade de caminhar por muralhas internas, com uma vista impressionante da Tower Bridge e todas as construções situadas nas margens opostas do Rio Tâmisa, na região de Southwark. Essas muralhas conectam as torres do Palácio Medieval.
A última parte do Palácio Medieval é a chamada Lanthorn Tower. Dentro dela há uma exposição com objetos preservados. Me chamaram atenção algumas peças que parecem enfeites, mas que eram brinquedos dos jovens príncipes e princesas que habitaram a Torre de Londres.
THE CROWN JEWELS
A construção das Joias da Coroa é a principal e mais visita que fica no centro do complexo e é nela onde estão expostas as joias da coroa, incluindo a coroa de coroação da Rainha Elizabeth II. É a parte mais disputada, então vale a pena saber que há muita possibilidade de você enfrentar fila. Quando estive por lá, fiquei uns 20 minutos na fila. Vale lembrar que não é permitido fotografar lá dentro.
WHITE TOWER
Ou Torre Branca. É uma das construções de destaque dentro da Torre de Londres. Um fato interessante, logo na entrada é uma grande escada de madeira que permite acessar a porta. A porta de entrada fica bem acima do nível do chão e foi feito justamente com o objetivo de proteger o interior do Castelo. Caso houvesse alguma invasão, eles queimavam as escadas e atrasavam a entrada dos invasores ao Castelo. Interessante, não é mesmo?
Agora sobre a parte interna, logo nas primeiras salas já nos deparamos com várias armaduras, inclusive muitas delas eram do Rei Henrique VIII. Passamos por uma capela, algumas exposições um pouco macabras, com métodos de pena de morte.
CURIOSIDADES
Yeoman Warders
Quando estiver andando pela Torre de Londres, você vai notar que existem alguns homens vestidos de maneira tradicional. Eles são chamados de Yeoman Warders e são os guardas oficiais.
Para quem tiver interesse (e souber falar inglês), uma dica é participar de um tour guiado com um Yeoman Warder. Esses tours acontecem a cada 30 minutos, entre 10h30 e 14h e são gratuitos.
Corvos
Há corvos vivendo dentro da Torre de Londres há séculos. Desde os tempos do Rei Carlos II, foi iniciada uma tradição e crença que diz: ‘”quando os corvos deixarem a torre, o Reino ruirá”. Desde então, os corvos são mantidos por lá e muito bem cuidados.
A tradição diz da necessidade de 6 corvos, então atualmente há 6 e mais 1 de reserva. Os corvos circulam tranquilamente entre as pessoas pelos pátios e jardins da Torre de Londres.
Entre em contato e peça seu roteiro personalizado
Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Inglaterra. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!