A intrigante capital do Vietnã permite aos viajantes experimentar um pouco do que o país mais tem: trânsito caótico de motos, monumentos históricos e muita simpatia dos locais. A cidade está localizada no norte do país e sua população ultrapassa os 7 milhões de habitantes. Hanói é uma das portas de entrada do Vietnã, juntamente com Ho Chi Minh.
Como em todas as cidades do mundo, principalmente nas metrópoles, é possível passar muito tempo visitando e, a cada dia, descobrir algum cantinho novo. Mas como nem sempre é possível passar muito tempo em uma única cidade, montamos um roteiro de 2 dias, que abrange os principais pontos turísticos de Hanói.
O mapa abaixo mostra Hanói e é possível ver quais são as localizações aproximadas de todas as opções de passeios sugeridas neste roteiro. Em preto estão destacados os pontos turísticos do Dia 1 e em amarelo estão os pontos turísticos do Dia 2.
Hospedagem em Hanói
Minha sugestão de hospedagem em Hanói é o Eco Luxury Hotel Hanoi. Este hotel é ótimo em relação a custo benefício, com boa qualidade e localizado no centro da cidade. Foi no Eco Luxury Hotel Hanoi onde me hospedei durante minha estadia em Hanói e recomendo aqui para vocês!
Antes de seguir para o texto, preciso destacar a importância do Seguro Viagem. Ele é essencial em qualquer viagem! Sempre faço o meu seguro viagem através do nosso parceiro, a Seguros Promo, que tem os melhores preços e ainda oferecem 5% de desconto para nossos leitores com o cupom MAPAMUNDIBLOG5 e mais 5% de desconto para pagamento com boleto. Faça aqui seu orçamento!
ROTEIRO DE 2 DIAS EM HANÓI, NO VIETNÃ
Dia 1 | Resumo e Mapa
Dedique o primeiro dia para conhecer com calma os bairros de Old Quarter e French Quarter, que abrangem o centro histórico da cidade. Estes bairros são bem centrais e muito procurados por turistas. O trajeto sugerido completo tem apenas 5 km então é totalmente possível (e recomendado) que seja feito à pé.
Dia 1 | Roteiro de 2 dias em Hanói
Manhã
Comece o dia no centro histórico da cidade fazendo um passeio pelo Old Quarter, que é o bairro antigo de Hanói. Pode não parecer, mas é fácil se adaptar ao trânsito de motos, que domina o centro e se mistura com os bares, restaurantes e as calçadas repletas de cadeiras e mesas.
A região principal do Old Quarter é o Lago Hoan Kiem, rodeado por jardins e largas calçadas, o que faz dele um ótimo local para caminhar e provar algumas comidas de rua durante o passeio. De lá, atravesse a ponte vermelha até o centro do lago e visite o Templo Ngoc Son.
Este templo, em estilo vietnamita, está situado na ilha e, além de ponto turístico, também é local de oração para religiosos. O Lago Hoan Kiem, a ponte vermelha e o Templo Ngoc Son formam o principal cartão postal da cidade.
Depois siga por 10 minutos a pé para chegar na Catedral de St. Joseph, uma imponente construção da época da colonização francesa no país.
-
Tarde
Em seguida, caminhe mais 10 minutos até o Museu da Prisão de Hoa Lo. Este museu, também conhecido como Maison Centrale, serviu de prisão em dois momentos violentos da história do país: na colonização francesa e na Guerra do Vietnã. No seu interior, é possível conhecer as celas dos presos e ver artefatos e fotografias.
Depois de visitar o Museu da Prisão de Hoa Lo, dê uma passada pelo bairro French Quarter, que é vizinho do Old Quarter e onde foi forte a influência francesa. Neste bairro, visite a Hanoi Opera House, que teve sua construção iniciada em 1901 e tem grande valor histórico e arquitetônico por ter sido construída durante a colonização francesa e por ter recebido muitos eventos importantes do país.
Noite
Retorne ao Old Quarter para o show de marionetes na água, o Thang Long Water Puppetry, que por mais esquisito que possa parecer, é uma tradição muito comum no Vietnã. O ideal é comprar o ingresso antecipadamente, seja pelo site ou na bilheteria do teatro.
Após o show, continue na região e, se for sábado ou domingo, aproveite para visitar o Hanoi Night Market. Este é um mercado noturno de Hanói acontece aos finais de semana nas ruas do centro da cidade, e lá é possível encontrar comidas típicas, artesanato e muitas outras coisas.
Se for outro dia da semana, a dica é ir à Tan Hien Street, uma rua muito famosa pela vida noturna no centro da cidade onde há muitos bares e restaurantes.
Dia 2 | Resumo e Mapa
Para o segundo dia, a sugestão é sair um pouco dos bairros do centro histórico e conhecer outras regiões da cidade, onde também há pontos turísticos bem interessantes. O roteiro sugerido para este segundo dia em Hanói é de pouco mais de 5 km, aproximadamente 5.5 km, então também é possível que seja feito à pé.
Dia 2 | Roteiro de 2 dias em Hanói
Manhã
Comece o segundo dia no Templo da Literatura, um dos lugares mais incríveis da cidade, com muitas construções, jardins e tanques com carpas. O Templo da Literatura é um complexo que foi construído no ano de 1070 em homenagem ao filósofo chinês, Confúcio. O local sediou a primeira universidade do Vietnã.
Após conhecer o Templo da Literatura, siga para a Citadela de Hanói, a cidade imperial de Thang Long. Este complexo é composto por uma fortaleza, um palácio e um Museu. Seguindo passeio, vá direto ao One Pillar Pagoda, que é um minúsculo e charmoso templo sustentado apenas por um pilar.
Tarde / Noite
- Continue o passeio pelo Museu e no Mausoléu de Ho Chi Minh. Um dos principais personagens da história do país, Ho Chi Minh tem um museu e um mausoléu para ele construídos na capital do país.
- Calcule os horários dos passeios de acordo com o horário de entardecer na época da sua viagem. Isso para garantir que você vai estar no final da tarde no Pagode de Tran Quoc para assistir o pôr do sol.
Dia(s) Extra(s)
Fazer bate-volta ou Cruzeiro em Halong Bay
O ideal é passar pelo menos uma noite em um cruzeiro por Halong Bay, mas como nem todos tem tempo suficiente para isso, as agências oferecem passeios de um dia, sendo possível comprá-los nos próprios hotéis.
Fazer um passeio por Ninh Binh
A maneira mais fácil de visitar Ninh Binh é através de uma agência. Há muitas opções de pacotes de passeio para escolher, como: a cidade imperial de Hoa Lu, o imenso complexo de tempos de Bai Dinh Pagoda, Tam Coc, cavernas de Mua Cave, Trang An.
Saiba mais sobre O que fazer no Vietnã: Roteiro de 10 dias
Saiba mais sobre O que saber antes de ir ao Vietnã
Saiba mais sobre Como visitar os túneis Cu Chi da Guerra do Vietnã
DICA FINAL: PLANNER + ROTEIRO DE VIAGEM
E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!
Adorei suas informações! Muito obrigada
Olá Silvia, tudo bem?
Fico muito feliz em saber que você gostou das informações. Obrigada pela mensagem 🙂
Abraços,
Carô
Oie, achei suas dicas muito legais e fáceis de nos localizarmos pela cidade! Nós so teremos um dia para visitar a cidade, o outro faremos o passeio de barco. Você acha que é possível visitar tudo que definiu para dois dias dias, ou não? e nesse caso, o que vc acha imperdível?
Muito obrigada por compartilhar suas experiências com a gente, nos ajuda muito, estas informações. Parabéns
Bom dia Sylvia, tudo bem?
Que bom, fico muito feliz de saber que o texto te ajudou!
Se vocês tiverem um dia inteiro, é possível sim!
Vocês poderiam começar visitando os pontos mais distantes (dia 2) e depois seguir para a região central (dia 1) com as atrações mais concentradas.
Espero que te ajude e que vocês façam uma excelente viagem!!
Abraços,
Carol