A Escócia é um dos países que mais me surpreendeu, com sua riqueza histórica e cultural, natureza deslumbrante e um povo muito simpático. Fiquei completamente apaixonada e espero voltar em breve.
Antes da viagem, estudei bastante e montei um roteiro de 10 dias que foi ótimo para uma primeira viagem ao país. Estivemos em Edimburgo, Stirling, Inverness, Ilha Skye e Glasgow e deu para ter uma visão geral desse país tão fascinante.
Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Áustria
SOBRE A VIAGEM PARA A ESCÓCIA
O Roteiro de Viagem
Pela primeira vez desde quando organizo meus roteiros, posso afirmar que não mudaria nada nessa viagem. Vimos e vivenciamos tudo o que eu gostaria e tivemos tempo o suficiente para fazer tudo com calma. Claro que eu queria ver muito mais da Escócia, mas para isso a única solução teria sido adicionar mais dias, o que não era possível nessa viagem.
Sendo assim, para te inspirar e informar sobre tantos outros lugares incríveis o país tem, aqui está a minha lista dos destinos que eu gostaria de conhecer na minha próxima viagem à Escócia: ficar mais tempo na Ilha Skye, conhecer as Hébridas Exteriores, passar um tempo no Parque Nacional Cairngorms e conhecer a região de Reino de Fife.
Quanto tempo ficar na Escócia
O roteiro que você vai ler abaixo é exatamente o que eu fiz durante os meus 10 dias no país. Essa foi minha primeira viagem à Escócia e acredito que para uma primeira viagem, 10 dias é um bom tempo para conhecer o básico.
Dia 1 – Chegada em Edimburgo
Dia 2 – Edimburgo
Dia 3 – Edimburgo
Dia 4 – Edimburgo – Stirling – Edimburgo
Dia 5 – Edimburgo
Dia 6 – Edimburgo > Inverness
Dia 7 – Inverness – Ilha Skye – Inverness
Dia 8 – Inverness
Dia 9 – Inverness – Glasgow
Dia 10 – Glasgow
Dia 11 – Partida de Glasgow
ROTEIRO DE 10 DIAS PELA ESCÓCIA
Em 10 dias na Escócia passamos 5 dia em Edimburgo, sendo que um desses dias foi dedicado a um passeio bate-volta à Stirling. Em seguida, viajamos para Inverness onde ficamos por 3 dias, e um desses dias foi dedicado a um passeio bate-volta para a Ilha Sky. E por fim, foram 2 dias em Glasgow, a maior cidade do país.
Dia 1 | CHEGADA EM EDIMBURGO
Resumo do dia: Old Town
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West
Um pouquinho sobre Edimburgo…
Edimburgo é a capital da Escócia e o destino mais visitado do país. Mas não é pra menos, a cidade é um encanto, com sua arquitetura medieval, ruas estreitas, becos, escadarias. Além de muitos pubs e tocadores de gaita de fole pelas ruas.
De volta ao que rolou nesse dia…
Nossa porta de entrada na Escócia foi a cidade de Edimburgo e viemos de trem a partir de York. Edimburgo nos recepcionou muito bem com um dia de sol e clima ameno. Deixamos as malas no hotel e seguimos para Old Town.
Chegamos em Old Town, caminhamos pela Princes Street, atravessamos a Waverly Bridge e caminhamos pela Cockburn Street até chegar na Royal Mile, onde almoçamos no meio da tarde no The Albanach Pub. Caminhamos pela Royal Mile, entramos em alguns closes, visitamos a St. Giles’ Cathedral, andamos pela Victoria Street e por Grassmarket.
Dia 2 | EDIMBURGO
Resumo do dia: Castelo de Edimburgo, Royal Mile, Calton Hill
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West
A manhã e início de tarde do segundo dia foi dedicada ao Castelo de Edimburgo, o almoço foi no Oink e depois o passeio continuou pela Royal Mile e seus becos, e na Royal Mile comemos um docinho no The Fudge House.
Encontramos dois becos que serviram de cenário para gravação de Outlander. Para quem quiser é possível fazer o Tour da série Outlander, que inclui esses cenários em Edimburgo e outros fora da cidade, em um passeio de aproximadamente 9h.
Passamos em frente ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyrood, que é a residência oficial da família britânica na Escócia. Atravessamos o cemitério New Calton Burial Ground e seguimos até Calton Hill. Andamos pelo shopping St. James Quarter e finalizamos o dia no Guildford Arms.
Saiba mais sobre o Castelo de Edimburgo: tudo o que você precisa saber
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis
Dia 3 | EDIMBURGO
Resumo do dia: Stockbridge, National Museum of Scotland, Victoria Street, Mary Kings Close
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West
Começamos o dia com um passeio pelo bairro Stockbridge e depois New Town. Visitamos o National Museum of Scotland, almoçamos no pub Greyfriars Bobby e em seguida visitamos o cemitério Greyfriars Kirkyard.
Passamos novamente pela belíssima Victoria Street e subimos pela escadaria The Vennel. De volta a Royal Mile, visitamos o Tartan Weaving Mill & Experience e finalizamos o dia em um tour subterrâneo no Mary Kings Close.
Dia 4 | BATE VOLTA EM STIRLING
Resumo do dia: Castelo de Stirling e New Town
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West
Um pouquinho sobre Stirling…
Stirling é uma pequena cidade conhecida principalmente pelo seu castelo. O famoso Castelo de Stirling foi residência da família real escocesa e abriga vários capítulos da história do país, como a Batalha de Stirling Bridge e a Guerra da Independência da Escócia.
De volta ao que rolou neste dia…
Nesse dia, fizemos viajamos de trem entre Edimburgo e Stirling, uma viagem de aproximadamente 50 minutos. O Castelo fica a 15 minutos a pé da Estação de trem. Visitamos o Castelo e em seguida almoçamos em um restaurante chamado Brea. Pegamos o trem de volta para Edimburgo e passeamos por New Town.
Dia 5 | EDIMBURGO
Resumo do dia: Holyrood Park e Leith
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West
No último dia em Edimburgo, começamos visitando o Museu de Edimburgo e em seguida caminhamos pelo Holyrood Park, e fizemos uma trilha por Salisbury Crags. Em seguida fomos de ônibus até o bairro de Leith, onde almoçamos no Restaurante The Ship on the Shore. Andamos pela região, vimos o The Royal Yatch Brittania antes de voltar para o hotel.
Dia 6 | EDIMBURGO > INVERNESS
Resumo do dia: Centrinho de Inverness
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse
Pegamos o trem de manhã de Edimburgo até Inverness. A viagem durou 3h50min e tivemos que trocar de trem em Peth. Chegamos em Inverness com muita chuva e fomos de táxi até o hotel. Fizemos check in, deixamos as mala e fomos almoçar no restaurante Café One.
Em seguida abriu o sol e caminhamos pelo centrinho, visitamos a Catedral de Inverness. Entramos em algumas lojas e passamos no supermercado antes de voltar para o hotel dormir. A cidade é muito pequena e fizemos todos esses passeios a pé.
Um pouquinho sobre Inverness…
Inverness é a capital das Terras Altas Escocesas e é a cidade base para quem quer explorar a região. A cidade é pequena, mas muito charmosa e fica próxima do lago mais famoso do país, o Lago Ness.
Dia 7 | BATE VOLTA PARA A ILHA SKYE
Resumo do dia: Bate volta para a Ilha Skye
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse
Um pouquinho sobre a Ilha Skye…
A Ilha Skye é a maior ilha do arquipélago Hébidias Interiores. A ilha é conectada ao continente por uma ponte e possui belíssimas paisagem e uma beleza selvagem, além vilas pitorescas e castelos.
De volta ao que rolou neste dia…
Neste dia acordamos cedo, pois havíamos comprado um tour de 1 dia pela Ilha Skye. Há várias empresas que oferecem esse tipo de tour com diferentes pontos de parada. Uma opção é a Excursão à ilha Skye de 12 horas com audioguia em português.
O tour foi feito em uma mini van e passamos pelo Castelo Urquhart, Lago Ness, Castelo Eilean Donan, paramos na vila de Portree, Old an of Storr, An leth-allt viewpoint e Fairy Pools.
>> DICA EXTRA: A Ilha Skye é espetacular e eu gostaria muito de ter ficado mais tempo por lá. Para quem tiver mais tempo, recomendo estabelecer base na ilha também, e principalmente se tiver de carro para explorar por conta própria. Para quem não quiser alugar um carro e explorar por conta própria, a opção é fazer uma excursão, e a sugestão é esse Tour de 3 dias a Ilha Skye e Highlands.
Dia 8 | INVERNESS
Resumo do dia: Campo de Batalha de Culloden e centrinho de Inverness
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse
Hoje acordamos um pouco mais tarde para recuperar do passeio de ontem, que foi cansativo. Tomamos um delicioso café da manhã à la carte no hotel. Em seguida fomos visitar o Campo de Batalha de Culloden, que fica a 9km do centro de Inverness. Após a visita, passeamos pelo centrinho de Inverness e jantamos no restaurante Prime Steak & Seafood.
Um pouquinho sobre Culloden…
Culloden foi o palco de um dos principais eventos da história da Escócia, a Batalha de Culloden. Essa foi a batalha final do Levante Jacobita que ocorreu em 1746 entre os jacobita e o exército inglês.
Saiba mais sobre o Campo de Batalha de Culloden, em Inverness
Dia 9 | INVERNESS > GLASGOW
Resumo do dia: Catedral e Cemitério de Glasgow, GoMA
Hospedagem em Glasgow: Motel One Glasgow
Um pouquinho sobre Glasgow…
Glasgow é a maior cidade da Escócia e fica a apenas 1h de trem de Edimburgo.
De volta ao que rolou neste dia…
Chegamos de trem em Glasgow e caminhamos 10 minutos até o hotel. Embora ainda não fosse possível fazer check in, conseguimos deixar as malas no hotel para sair passear pela cidade. Fizemos o caminho todo a pé e assim vimos alguns dos murais de grafiti, que é uma arte muito difundida na cidade.
A primeira parada foi o Cemitério de Glasgow, também conhecido como Necropolis. Ele possui uma estrutura única e está situado ao longo de um morro, o que garante uma bela vista da cidade. Em seguida visitamos a Catedral de Glasgow.
Depois disso, paramos para comer alguma coisa no Tim Hortons e visitamos a GoMA, que é a Galeria de Arte Moderna de Glasgow. Fizemos check in no hotel e deixamos as malas no quarto. O dia tinha sido cansativo, então acabamos ficamos no bar do hotel.
Dia 10 | GLASGOW
Resumo do dia: Catedral e Cemitério de Glasgow, GoMA
Hospedagem em Glasgow: Motel One Glasgow
Com pouco tempo disponível, e por ser uma cidade grande, em Glasgow optamos por fazer um passeio com o ônibus turístico, hop on hop off. Com ele é possível visitar alguns dos principais pontos da cidade.
Uma vez no ônibus, descemos e visitamos alguns pontos turísticos da cidade. Começamos com o Riverside Museum, seguimos de ônibus até o Kelvingrove Museum e a Universidade de Glasgow. Em seguida visitamos a Ashton Lane, passamos pelo George Square e finalizamos o tour perto do hotel. Jantamos no restaurante italiano, Verona.
Saiba mais sobre 12 Museus e galerias de arte gratuitos no Reino Unido
Entre em contato e peça seu roteiro personalizado
Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Escócia. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!
Olá! Me chamo Anne e gostaria de fazer uma viagem para Edimburgo em dezembro. Meu intuito é gastar o menos possível, então pensei em hospedagem em hostel. Me encantei pela sua viagem e adoraria ficar aprox 14 dias e aproveitar ainda mais os demais locais que você menciona no texto que não conseguiu visitar. Gostaria de uma estimativa de orçamento, se possível.
Atenciosamente,
Anne Martinez
Olá Anne, tudo bem? Que legal saber dos seus planos de viagem. A Escócia é incrível e tenho certeza que você vai se apaixonar. Dezembro é um mês legal para aproveitar o Natal e, se for passar o ano novo, tem a grande festa de ano novo, Hogmanay. Mas, para visitar as Highlands e a Ilha Skye é um pouco mais complicado devido ao tempo severo. Mas é muito possível fazer uma viagem mais econômica, ficando em hostels e optando por atrações gratuitas!
Vamos conversar por email?
Vou te escrever por lá para te passar mais detalhes e orçamento, pode ser?
Abraços,
Carol
Oi Carolina, lindo seu post, confesso que me deu água na boca!!
Em qual mês vcs fizeram essa viagem? Recomenda algum mês em especial?
Obrigada pelas dicas!!
Oi Viviane, tudo bem?
Que bom que você gostou, fico muito feliz! Olha, sou suspeita para falar da Escócia, foi um dos países que mais gostei de visitar, tem uma atmosfera diferente, bem especial mesmo.
Fizemos essa viagem em setembro. Começamos pela Inglaterra, em agosto e no começo de setembro chegamos na Escócia. Setembro é um mês de recomendo bastante. Maio e junho também são ótimos meses para conseguir aproveitar todos esses lugares que mencionei.
Sou Travel Designer e faço viagens personalizadas, se tiver alguma dúvida ou quiser entender mais sobre meu trabalho, vai ser um prazer te ajudar.
Abraços,
Carol