Categorias: Destinos: Ásia, Vietna | Roteiros

O que fazer no Vietnã: Roteiro de 10 dias

O Vietnã é um dos países mais incríveis que tive a oportunidade de conhecer! As diferenças culturais, a história, o povo hospitaleiro e gentil, as cidades pulsantes e as paisagens deslumbrantes fazem do Vietnã um país que vale a pena ser visitado pelo menos uma vez na vida.

Ao longo dos dias que passei no país senti que tive uma experiência muito genuína, o mais próximo que tive de imersão cultural em uma viagem. Acredito que isso ocorreu porque o Vietnã me pareceu ser um país que ainda não foi dominado pelo turismo de massa.

Então neste texto vou contar um pouco sobre o país e sobre o meu roteiro de viagem de 10 dias no Vietnã. Vamos lá?

SOBRE O VIETNÃ

Localização

O Vietnã é um país muito pequeno, que fica localizado na Ásia, mais especificamente na região no Sudeste Asiático. O país é estreito e comprido e seus vizinhos são: China, Laos e Camboja.

Informações Importantes sobre o Vietnã

Moeda

A moeda utilizada no Vietnã é chamada de dong vietnamita. De uma maneira geral, o Vietnã é um país barato para turistas brasileiros.

Idioma

O idioma oficial no Vietnã é o vietnamita.

Visto para Brasileiros

Brasileiros precisam de visto para entrar no Vietnã. É possível solicitar o visto de turista antes da viagem através do Consulado do Vietnã. Para isso, é necessário preencher formulários e enviar documentos e passaporte para o Consulado, para que assim eles colem o visto no passaporte.

Saiba mais sobre O que saber antes de ir ao Vietnã
Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar

Para quem preferir, também pode tirar o visto ao chegar no país: visa on arrival. E independente da onde o visto será emitido, é necessário que o seu passaporte tenha validade de pelo menos 6 meses e uma página disponível para carimbo de entrada. Clique aqui para informações oficiais do Vietnã.

Seguro Viagem para o Vietnã

Embora não seja item obrigatório para entrar no país, aqui fica a minha recomendação de sempre: JAMAIS viaje sem um seguro viagem! Esse é um item indispensável para qualquer viajante cauteloso e prevenido.

Indico nosso parceiro, a Seguros Promo. Faço todos os meus seguros através deles, que além do excelente suporte sempre possui ótimas opções de descontos. E se você fizer o pagamento com boleto, ganha mais 5% de desconto!

Ásia

Roteiro de viagem

Quando brasileiro viajam para o Sudeste Asiático (a partir do Brasil), é muito comum que incluam pelo menos 2 países na mesma viagem. Outro ponto comum, e que eu realmente recomendo, é de fazer uma viagem de pelo menos 14 dias. O ideal mesmo seria por volta de 21 ou mais.

Nesta viagem que fiz, embora meu interesse principal fosse conhecer o Vietnã, também estive na Tailândia. Primeiro em Bangkok, que foi minha porta de entrada (e de saída da região) e depois na cidade de Krabi para aproveitar o fim do ano na praia.

Além da Tailândia, algumas outras ótimas opções são Camboja, Laos, Myanmar, Indonésia. Mas calma, não estou dizendo que você precisa visitar todos esses lugares! Essas são apenas algumas opções para você considerar dependendo dos seus interesses e da sua disponibilidade.

QUANTO TEMPO FICAR NO VIETNÃ

O roteiro abaixo descreve exatamente o que eu fiz durante os 11 dias que passeio no país. No entanto, considero o roteiro de 10 dias, pois o dia de partida, diferente do dia de chegada, fizemos somente o deslocamento entre o hotel e aeroporto e não conseguimos aproveitar para passear.

Outra informação importante é que ao longo do texto, na descrição de cada dia, vou descrever o que eu faria de diferente no roteiro dessa viagem!

Dia 1 – Chegada em Ninh Binh
Dia 2 – Ninh Binh
Dia 3 – Ninh Binh > Hanoi
Dia 4 – Hanoi
Dia 5 – Hanoi – Ha Long Bay – Hanoi
Dia 6 – Hanoi > Hoi An
Dia 7 – Hoi An
Dia 8 – Hoi An > Ho Chi Minh
Dia 9 – Ho Chi Minh
Dia 10 – Ho Chi Minh
Dia 11 – Partida de Ho Chi Minh

ROTEIRO DE 10 DIAS NO VIETNÃ

Este roteiro é bem clássico para quem vai fazer a primeira viagem ao país. É uma visão geral do que conhecer – com um extra de Ninh Binh que não é incluído no roteiro de muita gente. Mas, para uma próxima viagem, ou até mesmo se você estiver viajando pelo país por mais tempo, há muito mais para ver!

Espero que esse post te ajude a te inspirar e que você consiga se planejar para conhecer este país tão encantador e receptivo que é o Vietnã.

DIA 1 I CHEGADA EM NINH BINH

Resumo do dia: Emeralda Ninh Binh Resort + Reserva Natural de Van Long
Onde ficamos hospedados em Ninh Binh: Emeralda Ninh Binh Resort

Ninh Binh é uma cidade que fica localizada a 90km da capital do país, Hanoi. Ao redor da cidade há inúmeros passeios que podem ser feitos. É comum que os visitantes façam passeios bate-volta a partir de Hanoi, mas eu gostei muito da experiência de ficar por lá.

Primeiro porque a experiência no hotel foi sensacional, e segundo porque foi menos cansativo porque as estradas são bem ruins, então fazer um bate-volta de 90km no Vietnã não é o mesmo que na Europa.

De volta ao que rolou neste dia…

Não existem voos diretos de Bangkok para Ninh Binh, que a cidade onde eu estava antes de ir para o Vietnã. Sendo assim, fomos até Hanoi e de lá seguimos viagem para Ninh Binh. Um dos pontos altos de nossos dias em Ninh Binh foi o hotel que escolhemos, o Emeralda Ninh Binh Resort.

O hotel possui uma excelente estrutura, gastronomia e não tem muitos turistas estrangeiros, o que permite que seja uma experiência mais autêntica. Além de ficar no meio da natureza, com muita área verde e cercado de natureza. Os quartos são grandes e espaçosos e o café da manhã é delicioso. Recomendo demais!!

Saiba mais sobre Hospedagem em Ninh Binh, no Vietnã

O hotel fica ao lado da Reserva Natural Van Long, e depois de almoçar e explorar um pouco a estrutura da hospedagem, alugamos uma bicicleta para andar pela Reserva. Passear no fim da tarde em uma estradinha nos meio dos campos de arroz, montanhas e rio foi uma experiência indescritível, um dos melhores momentos da viagem!

Foi durante este passeio também que comprei meu chapéu vietnamita feito por simpáticas artesãs que estavam por lá. Eu adorei aquele momento, até tiramos uma foto juntas! E além de andar de bicicleta, também é possível fazer um passeio de barco pela Reserva.

Dia 2 I NINH BINH

Resumo do dia: Day Tour pelos arredores de Ninh Binh
Onde ficamos hospedados em Ninh Binh: Emeralda Ninh Binh Resort

O hotel, Emeralda Ninh Binh Resort fica afastado do centro da cidade, assim como as atrações de Ninh Binh. Então, a opção é alugar uma moto e explorar por conta própria (é muito comum turistas alugarem motos no Vietnã) ou fazer o passeio com alguma agência.  No nosso caso, escolhemos a segunda opção e o nosso tour for providenciado pelo hotel.

De volta ao que rolou neste dia…

No dia anterior abrimos o catálogo de opções de passeios oferecidos pelo hotel e optamos pelo tour que incluiu os seguintes passeios: Trang An, Hoa Lu Ancient Capital e Bai Dinh Pagoda. Logo cedo, após o delicioso café da manhã, fomos em 4 pessoas explorar as atrações de Ninh Binh.

O passeio começou em Bai Dinh Pagoda, que é um complexo gigantesco que abriga templos novos e antigos, bem como paisagens sensacionais. Passamos algumas horas por lá, desde a parte mais baixa até a parte mais alta onde é possível ter um visual maravilhoso. E a vantagem de ter um guia privativo é conseguir aprender e entender o que estávamos vendo.

Em seguida, fomos para uma reserva chamada Trang An, onde fizemos um passeio de barco a remo. Em seguida, paramos em um restaurante no meio do caminho para almoçar.

O último passeio foi um lugar chamado Hoa Lu Ancient Capital, que foi a antiga capital do Vietnã ao longo da história do país e está situada em um belíssimo cenário com uma ponte, construções antigas e um lago. Chegamos do passeio muito cansados e jantamos no restaurante do hotel.

>> DICA EXTRA: infelizmente não tive tempo suficiente para visitar todas as atrações de Ninh Binh. Se você tiver mais tempo na região, recomendo que inclua mais passeios, como Tam Coc e Mua Caves. Ou seja, fique dois dias inteiros e aproveite muito essa região incrível do Vietnã! Veja a opção de excursão de 1 dia por várias atrações de Ninh Binh.

Dia 3 I NINH BINH > HANOI

Resumo do dia: Lago Hoan Kiem + Night Market
Onde ficamos hospedados em Hanoi: Eco Luxury Hotel

Um pouco de perrengue e aventura…

O dia de voltar para a Hanoi já começou com aventura. Conversando no hotel nos deram a opção de viajar de táxi ou de ônibus para Hanoi. O táxi, similar com o que havíamos ido era bem mais caro e eu achei conveniente ter uma opção de ônibus, além de ser bem mais barato.

O que não sabíamos é que era um tipo de linha rural. Então entramos em uma espécie de van, sem identificação. Não parecia uma linha comum e, claro, que só tinha vietnamita. Todos ficavam olhando, mas como haviam muitas famílias, crianças achei seguro e  viagem seguiu tranquila.

Chegamos em Hanoi!

Chegando em Hanoi fomos bombardeados por pessoas oferecendo táxi. Escolhemos um e seguimos para o nosso hotel. Após fazer o check in, tomar um banho e comprar o passeio do dia seguinte, saímos para explorar a região a pé.

Caminhamos até o ao redor do Lago Hoan Kiem, no Old Quarter. Este lago é a principal referência da cidade e é onde se concentra grande parte dos turistas e locais que buscam um pouco de lazer no centro caótico de Hanói.

O passeio foi muito legal, andamos em volta do lago, provamos comida de rua, andamos pelo mercado noturno, fomos parados por pessoas querendo tirar fotos. E embora possa parecer estranho, conseguimos atravessar a rua.

Eu já tinha vivenciado em trânsito extremamente caótico na Índia, e achei o Vietnã interessante porque me pareceu uma “bagunça organizada”. O Vietnã possui muitas motos e elas dominam o trânsito. Então, observando as pessoas entendemos que funciona assim: se você esperar parar de passar carro ou motos, você NUNCA vai atravessar a rua. O que as pessoas fazem é simplesmente atravessar as motos vão desviando de você como se fosse tudo orquestrado. É impressionante!

Saiba mais sobre Roteiro de 2 dias em Hanoi, no Vietnã

Dia 4 | BATE VOLTA EM HA LONG BAY

Resumo do dia: Cruzeiro em Ha Long Bay
Onde ficamos hospedados em Hanoi: Eco Luxury Hotel

Um poquinho sobre Ha Long Bay…

Ha Long Bay é uma Baía formada por mais de 1.500 ilhas localizada no norte do Vietnã, mais especificamente a 170 km de Hanói. O lugar é tão impressionante que faz parte das 7 Maravilhas da Natureza e é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

De volta ao que rolou neste dia….

Compramos no hotel um passeio de um dia por Halong Bay. O passeio incluía o transporte até o local, almoço, cruzeiro pela Baía de Ha Long.

Embora a distância entre Hanoi e Ha Long Bay seja de aproximadamente 170 km, a viagem costuma demorar uma média de 4 horas. Isso porque as estradas são muito precárias e há necessidade de fazer paradas no meio do caminho.

Chegando em Ha Long Bay embarcamos no cruzeiro e passamos o dia navegando. Paramos em uma ilha para visitar a caverna de Thien Cung com iluminação colorida e almoçamos dentro do barco. Quando o passeio acabou, seguimos de volta para Hanoi.

>> DICA EXTRA: recomendo fortemente que você passe pelo menos uma noite em um cruzeiro em Ha Long Bay. A viagem é muito longa por causa das condições das estradas, e fazer um bate-volta é muito cansativo. Veja aqui a opção de Cruzeiro de 2 dias por Ha Long Bay com guia em espanhol.

Dia 5 | HANOI

Resumo do dia: Old Quarter e French Quarter
Onde ficamos hospedados em Hanoi: Eco Luxury Hotel

Um poquinho sobre Hanoi…

Hanoi é a capital do Vietnã, uma cidade que fica ao norte do país e que possui uma longa história de mais de mil anos. A cidade de Hanói permite sentir a verdadeira essência do que é o país, uma mistura de tradição com modernidade.

De volta ao que rolou neste dia…

E finalmente chegou o dia dedicado a conhecer as principais atrações no centro de Hanói, mais especificamente nos bairros de Old Quarter e French Quarter. Começamos pelo Templo Budista Ngoc Son, que fica em uma ilha, no meio do lago.

Em seguida, caminhamos até o Templo da Literatura. Depois fizemos um passeio de rickshaw, passamos pelo Mausoléu de Ho Chi Minh e assistimos o por do sol no Templo Trấn Quốc, que é considerado um dos templos budistas mais antigos de Hanói.

À noite, em uma prédio ao redor do lago, fomos assistir um tradicional show de marionetes na água, que eles chamam de Water Puppetry Show. É muito interessante, eu nunca tinha visto nada assim. E essa apresentação foi acompanhada de música tradicional vietnamita. Clique aqui para comprar seu ingresso com antecedência.

Depois do show fomos jantar em um restaurante da praça que ficava dentro de um galeria e comemos Pho Bò, que é uma sopa vietnamita feita com fitas de arroz e carne. Uma delícia!

Dia 6 I HANOI > HOI AN

Resumo do dia: Hoi An Ancient Town
Onde ficamos hospedados em Hoi An: Hoi An Silk Marina Resort & Spa

Neste dia, pegamos um voo cedinho entre as cidades de Hanoi e Hoi An com a Air Asia. Para chegar em Hoi An, foi necessário pegar um voo em Hanoi até a cidade de Da Nang, que fica a 30 km da Hoi An. Como o aeroporto mais próximo de Hoi An fica na cidade vizinha, Da Nang, é  muito comum que alguns hotéis oferecem a opção de transfer ou pegar um táxi no aeroporto.

Chegando em Hoi An, já me apaixonei logo de cara pela cidade! Deixamos as malas no hotel e fomos caminhar pelo centro histórico, o Hoi An Ancient Town, mesmo com chuva porque a curiosidade era muito grande.

Paramos em uma cafeteria famosinha, a Hoi An Roastery. Visitamos a Ponte Japonesa e o Cantonese Assembly Hall. Paramos em um barzinho na rua principal e entramos em uma alfaiataria para encomendar roupas. Hoi An é conhecida por ter excelentes alfaiatarias, com preços muito em conta e produção de peças de um dia para o outro. Como era dia 24 de dezembro, participamos do Jantar de Natal organizado pelo hotel.

Saiba mais sobre Patrimônios da UNESCO para visitar

Dia 7 | HOI AN

Resumo do dia: Passeio de bicicleta + Mercado Noturno
Onde ficamos hospedados em Hoi An: Hoi An Silk Marina Resort & Sp

Neste dia alugamos uma bicicleta para passear. A primeira parada foi a alfaiataria, para buscar a roupa que havíamos encomendado no dia anterior e eu já aproveitei, me troquei e saí vestindo minha roupa nova!

Depois passamos na cafeteria novamente antes de sair do centro histórico para o passeio de bicicleta. O passeio é um trajeto comum – pelo menos nos disseram que era – até a praia Cua Dai e na volta desviamos um pouco o caminho para passar pelos campos de arroz.

De volta ao hotel, aproveitamos um pouco a piscina e o bar e comemos por lá mesmo. À noite, passeamos pelo Mercado Noturno, todo iluminado e colorido com as  tradicionais lanternas de Hoi An.

Finalizamos com um passeio de barquinho e colocamos velas no rio, que é um costume da cidade. Foi uma experiência muito linda. Depois ficamos caminhando pelas ruas do centro histórico antes de escolher um dos restaurantes para finalizar a noite.

>> DICA EXTRA: ficar pelo menos mais um dia em Hoi An é algo que eu definitivamente faria em uma próxima viagem. A cidade merece mais um tempinho para ficar andando pelas ruas e provando a gastronomia vietnamita.

Dia 8 I HOI AN > HO CHI MINH

Resumo do dia: Viagem entre Hoi An e Ho Chi Minh
Onde ficamos hospedados em Ho Chi Minh: Icon 36 Hotel

Neste dia seguimos para o nosso último destino no Vietnã: Ho Chi Minh City, também conhecida como Saigon. Mas como o nosso voo saiu à noite, ainda tivemos tempo de aproveitar mais um pouco o centrinho de Hoi An.

No fim da tarde pegamos um transfer que nos levou até o Aeroporto de Da Nang, aquela cidade vizinha por onde chegamos, lembra? E chegamos à noite em Ho Chi Minh e fomos direto para o nosso hotel, o Icon 36 Hoteldescansar para aproveitar os próximos dias.

Dia 9 I BATE VOLTA TÚNEIS CU CHI

Resumo do dia: Bate volta Túneis Cu Chi
Onde ficamos hospedados em Ho Chi Minh: Icon 36 Hotel

Logo cedo já acordamos para fazer um passeio que duraria o período da manhã e da tarde, uma visita ao complexo dos túneis Cu Chi, da Guerra do Vietnã. No caminho de ida paramos em uma fábrica de artesanato local.

O passeio pelos túneis Cu Chi…

Os artesãos são deficientes físicos, principalmente os que sofrem as consequências causadas pelo gás venenoso Agente Laranja, que foi despejado no país pelos americanos durante a Guerra do Vietnã.

Em seguida chegamos ao complexo dos túneis Cu Chi, onde vivenciamos e aprendemos sobre o que vietnamitas passaram neste momento de muito sofrimento da história do país. Entramos nos túneis, conhecemos as armadilhas utilizadas, e aprendemos muito com nosso guia.

Saiba mais sobre Como visitar os túneis Cu Chi da Guerra do Vietnã

Neste dia, chegamos de volta ao hotel no meio da tarde e nos arrumamos para encontrar uma amiga de intercâmbio que é vietnamita e mora em Ho Chi Minh. Ela nos levou jantar em um restaurante vietnamita delicioso, o Banh Xeo Muoi Xiem.

Em seguida fomos tomar um suco e água de coco em uma cafeteria lindinha, onde também funciona uma loja de roupas. O lugar é chamado L’Usine e possui 5 endereços na cidade de Ho Chi Minh. Estivemos na unidade L’Usine Dong Khoi.

Dia 10 I HO CHI MINH

Resumo do dia: District 1
Onde ficamos hospedados em Ho Chi Minh: Icon 36 Hotel

Como não havíamos explorado muito a região onde estávamos hospedados, optamos por fazer um tour pela District 1, que é o bairro onde nos hospedamos e onde estavam a maioria das atrações.

Mas preciso dizer que teria sido perfeitamente possível, na verdade teria sido muito melhor, fazer este passeio por conta própria. Não foi um passeio guiado, foi basicamente um meio de transporte para conhecer as atrações. E com o trânsito caótico, teria sido muito melhor fazer a pé. Enfim, fica aqui a dica para vocês!

Mas os lugares por onde passamos são bem legais. Começamos pelo Museu da Guerra, seguimos para o Palácio da Reunificação. O passeio continuou pelo tradicional Mercado de Ben Thanh e finalizou nos monumentos que ficam lado a lado: a Catedral de Notre Dame e o Correio Central de Saigon.

Á noite, fomos explorar a região a pé, andamos pelo calçadão do canteiro central na Avenida Nguyen Hue e jantamos no Hard Rock Cafe Saigon.

Dia 11 I PARTIDA DE HO CHI MINH

Resumo do dia: Viagem entre Ho Chi Minh e Krabi
Onde ficamos hospedados em Krabi: Beyon Resort Kabri

Dia de de ir embora! Na verdade, neste momento ainda não estávamos indo para casa, e sim para Kabri, no sul da Tailândia, para passar os últimos dias e comemorar o ano novo no Beyon Resort Kabri.

E assim concluímos nossa viagem pelo Vietnã! Me conte aqui nos comentário o que você gostou, o que fez ou faria diferente!

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Oi Carolina, tudo bem?
    Ótimas dicas do Vietnã! Estou indo na semana que vem e vão ser muito úteis. Gostaria de saber se você recomenda o hotel de Hanoi no quesito limpeza e segurança. Obrigada!

    1. Oi Maíra, tudo bem e você?

      Fico muito feliz de saber que você gostou das dicas e que vai usá-las na sua viagem!

      Recomendo sim! Vi que o hotel foi reformado e está bem diferente do que quando eu fiquei por lá. Me parece melhor e mais limpo e as avaliações do booking estão boas. Quanto a segurança, minha experiência foi bem tranquila. Se você for viajar sozinha, talvez seja mais interessante ficar mais perto do lago por ser um pouco mais movimentado. Mas fora isso, é muito tranquilo. Se quiser, me envia uma mensagem que eu te passo algumas outras sugestões (19 – 9 – 7170-6463)

      Espero ter ajudado e espero que você tenha uma experiência incrível no Vietnã, assim como eu tive 🙂

      Bjs,
      Carol

  2. Olá iremos pro vietnã em novembro
    porem ficaremos apenas 7 dias antes de irmos pra tailandia (mais 13)
    por ficar apenas 7 dias e chegar por hanoi, estou pensando em não incluir Ho chi mihn no roteiro por falta de tempo e ficar em Hanoi, Hoi An e Ha long Bay.
    seria melhor mesmo fazer isso que estou pensando?

    1. Boa tarde Fabricio, tudo bem?
      Que legal saber dos seus planos de viagem. O Vietnã é um país incrível e muito lindo!
      Olha, Ho Chi Minh é uma cidade muito interessante e cheia de história, se você tivesse mais tempo eu diria para incluir sim (aliás, se conseguir estender mais uns 3 dias no Vietnã, dá para incluir).

      Masss, se você tem apenas 7 dias mesmo e vai chegar por Hanoi (você vai partir de Hanoi também?) aí seria melhor focar em Hanoi e Ha Long Bay.

      Hoi An é a cidade mais fofa do Vietnã, na minha opinião, é um charme único. Mas não fica tão perto assim da Hanoi, o ideal seria pegar um voo. Mas você também pode pegar um voo direto para Ho Chi Minh.

      Resumo: para 7 dias, faça Hanoi e Ha Long Bay.
      Aí você pode escolher incluir Hoi An ou Ho Chi Minh. Se você gostar mais de cidades menores, charmosas em um estilo mais tranquilo, a sugestão é Hoi An. Se você gostar muito de história e de cidades agitadas você pode ir para Ho Chi Minh. A escolha realmente é difícil, mas acho que depende muito do seu estilo de viagem e dos seus gostos.

      Espero ter ajudado!
      Abraços,
      Carol

  3. Me apaixonei pelo Vietnã lendo seu relato. E pelo seu relato, todo tempo será pouco (rsrsrs). Já estou pensando em aumentar meus dias por lá e ser meu único destino, sem tentar ir em outros países.

    Mas estou achando a logística meio Difícil. Distâncias longas e transporte ruim.
    São muitos lugares em um deslocamento que me pareceu não muito fácil.Saindo de onde moro, o mais econômico é chegar e sair por Hanoi. Será que isso torna a viagem/deslocamentos ainda mais complicada /os?

    Ainda não comprei as passagens, mas o plano é ir em fevereiro.

    Parabens pela escrita fácil e leitura agradável.

    1. Bom dia Regina, tudo bem?
      Que alegria ler sua mensagem!! Acho que eu fiquei tão encantada com o país que conseguir transmitir a paixão pelo texto.
      Fico feliz demais de saber que o Vietnã te cativou, espera para quando você chegar lá! Vai ser incrível!
      Quanto tempo você tem disponível para a viagem? É, saindo do Brasil realmente as distâncias são longas e a locomoção pelo país não é das mais práticas.
      Acho uma excelente opção começar por Hanoi e depois seguir sentido sul do país!
      Se tiver mais dúvidas me avise. Espero poder ajudar!

      E novamente obrigada pela mensagem.
      Abraços,
      Carol