Categorias: Dicas

Qual é a melhor época para viajar para a Europa

Qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa? A resposta é: DEPENDE. Depende dos seus objetivos de viagem, dos seus interesses pessoais e do destino que você quer conhecer. Cada estação do ano têm vantagens e desvantagens.

Uma vantagem de viajar pelo continente europeu é que as estações do ano são bem definidas na maioria dos países. Sendo assim, é fácil saber o que você vai encontrar quando optar por viajar em uma determinada época.

Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar
Saiba mais sobre 19 acessórios de viagem para levar na mala
Saiba mais sobre 34 filmes e séries para quem ama viajar

Também é preciso considerar que o continente europeu é muito grande, então há muitas diferenças de temperaturas em uma mesma estação do ano. Por exemplo, Grécia e Noruega são dois extremos e possuem temperaturas muito variadas em uma mesma estação. Sendo assim, é necessário pesquisar o país e a média de temperatura da estação.

Europa: melhor época para viajar

Como definir a melhor época para viajar para a Europa

1. Defina o(s) destino(s) que você quer conhecer

Quando você tiver a oportunidade de fazer uma viagem para a Europa, faça uma lista – ou já tenha essa lista pronta –  de lugares onde você sonha conhecer.

2. Decida o tipo de viagem você quer fazer

Entenda qual tipo de viagem você quer fazer. Por exemplo, decida se quer fazer uma viagem exclusivamente para relaxar na praia. Ou se você quer fazer uma viagem para explorar diversas capitais. Ou até mesmo se é uma viagem dedicada à pratica de esportes de inverno e por aí vai…

Desta forma, você consegue facilmente eliminar alguns destinos e priorizar outros. Por exemplo, se você quiser fazer uma viagem para relaxar na praia, saberá que essa viagem pode acontecer apenas nos meses mais quentes. Isso já elimina praticamente 8 meses do ano e muitos destinos europeus 🙂

3. Conheça a si mesmo e o(s) destino(s)

Se você não tem algo muito específico em mente, as opções são mais amplas. Isso quer dizer que vários destinos e várias estações do ano que podem servir para você. Para ajudar e eliminar as dúvidas, é importante conhecer a você mesmo e um pouco sobre o(s) destino(s)

Saiba mais sobre a Experiência de imersão cultural em viagens
Saiba mais sobre Primeira viagem a Europa: o que saber antes de viajar
Saiba mais sobre Patrimônios Mundiais da UNESCO para conhecer

Vou continuar dando exemplos: se você é uma pessoa que não suporta multidões e nem gosta de passar calor, já pode eliminar a ideia de viajar nos meses de verão. Se você sonha ver os girassóis na Toscana, precisa fazer a sua viagem em julho e por aí vai…

Para quem não tem experiência com esse tipo de organização, aproveito para mencionar o meu trabalho de Travel Designer, com desenho viagens personalizadas para quem quer viajar de maneira independente e se conectar com a cultura local. É ideal para quem não tem tempo, não gosta ou não sabe como planejar a própria viagem.

4. Verifique seu orçamento de viagem

Por fim, é importante saber qual o orçamento disponível para a viagem. O orçamento pode te ajudar a definir, isso porque um mesmo destino pode variar de preço de acordo com a estação. Meses de alta temporada são mais caros, enquanto que meses de baixa temporada são mais baratos.

As estações do ano na Europa

Seguindo com as dicas de qual é a melhor época do ano para viajar para a Europa, apresento abaixo as vantagens e as desvantagens de cada uma das estações do ano: os destinos mais indicados para visitar em cada estação, dicas de roupas e algumas sugestões de hotéis.

Primavera na Europa (21 de março – 20 de junho)

Primavera em Amsterdã, na Holanda I foto: annabiasoli – Pixabay

Como é a primavera na Europa

VANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NA PRIMAVERA

A primavera na Europa é corretamente associada à clima agradável e cores! As ruas e os estabelecimentos ficam enfeitados com flores e plantas. É o momento ideal para conhecer os jardins dos Palácios, as grandes avenidas e as praças das cidades…

Essa época do ano também costuma ter temperaturas mais agradáveis, com médias entre 15ºC e 20ºC, dependendo do destino. Na primavera, as atrações turísticas, como museus, costumam estender seus horários de funcionamento, e são iniciadas as atrações ao ar livre.

Além das vantagens acima, o comecinho da primavera, que são os meses de março e abril, são considerado baixa temporada, e consequentemente são mais econômicos para comprar passagens áreas e reservar hospedagens.

DESVANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NA PRIMAVERA

Embora seja uma época de flores e cores, março e abril são meses de transição entre o inverno e a primavera e costumam ser mais chuvosos. Então, leve um guarda chuvas, e se tiver um casaco e calçados impermeáveis pode colocar na mala também.

A alergia decorrente do pólen é outro ponto que pode ser negativo para algumas pessoas durante a primavera. Nessa época há muita circulação de pólen no ar e algumas pessoas alérgicas podem sofrer com isso. As dicas são, leve um antialérgico, mantenha as janelas fechadas e use óculos nas ruas para proteger os olhos.

Destinos da Europa para conhecer na Primavera

Amsterdã, Paris, Lisboa, região da Provence na França, Andaluzia na Espanha, Istambul, Bélgica, Sevilha, Suécia, Veneza…

Hotéis para curtir a primavera na Europa

La Bastide De Tourtour Hotel & Spa

Localizado na região de Provence, na França, o Le Bastide é uma opção para quem quer curtir uma hospedagem em uma construção histórica no campo e com muito conforto. O hotel é rodeado por jardins e é uma hospedagem excelentes para casais que procuram momentos de tranquilidade junto à natureza.

The One Palácio da Anunciada

Embora seja localizado no centro de Lisboa, o The One Palácio da Anunciada conta com um jardim e um terraço ao ar livre. Os hóspedes podem usufruir das piscinas, restaurante e de toda a estrutura deste hotel 5 estrelas no coração da capital portuguesa.

O que vestir na Europa durante a Primavera

Como o clima na primavera é muito variado, a sua mala também vai precisar de peças variadas. Em regiões mais quentes e ao sul do continente, você pode usar vestidos, shorts, e, no final da primavera, roupas de praia. Em regiões mais frias, você também deve acrescentar a mala algumas blusinhas de manga curta e de manga comprida, assim como calças.

Mas, independente da onde for, é importante que nunca se esqueça de levar um casaco leves, assim como guarda-chuvas, porque os meses de março e abril costumam ser mais chuvosos. Para ilustrar bem como é um dia de primavera, pode ser que você passe a manhã e a tarde dia de biquíni e roupas leves de praia, e a noite coloque um casaquinho por cima da roupa.

Verão na Europa (21 de junho – 20 de setembro)

Verão em Skiathos, na Grécia I foto: Nick Karvounis – Unsplash

Como é o verão na Europa

VANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO VERÃO

O verão na Europa faz muito calor! Para quem busca destinos de praia, o verão é a estação ideal, pois como eu disse, o calor é garantido. Além disso, os dias são mais longos, com o pôr do sol perto das 22h, ou seja, é possível aproveitar muito o dia!

DESVANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO VERÃO

Por outro lado, o verão é alta temporada, o que que significa preços altos e muita gente. O verão não é uma época recomendada para quem busca sossego e tranquilidade. Também é importante fazer reservas com antecedência, em hotéis, restaurantes e até mesmo em atrações turísticas.

Além disso, o verão europeu costuma ter temperaturas altíssimas. Portugal, Itália França e outros países mais ao sul do continente chegam a ter temperaturas por volta dos 40ºC, o que pode ser agradável para quem está fazendo uma viagem de praia, e muito sofrido para quem for explorar cidades maiores.

Destinos da Europa para conhecer no Verão

Malta, Ilhas da Itália, Grécia, Ilhas Baleares, Chipre, Croácia, Algarve em Portugal, Montenegro, Noruega.

Hotéis para curtir o verão na Europa

Casa Mãe

Na região do Algarve, o Casa Mãe é um hotel situado na cidade de Lagos. O hotel possui quartos com diversos estilos e personalidades, e fica próximo do centro da cidade. O Casa Mãe ainda utiliza o conceito farm to table em seu restaurante, produzindo refeições com seus produtos que vem da horta e do pomar da propriedade.

The Saint Hotel

O The Saint Hotel é exatamente aquilo que imaginamos de uma hospedagem luxuosa em Santorini, na Grécia. Os quartos do hotel possuem um terraço com vista para o mar, além da vista das construções branquinhas na montanha. No The Saint Hotel também é possível desfrutar do restaurante e do spa.

O que vestir na Europa durante o Verão

Já falamos que o calor na Europa é real e, e isso pede roupas leves e frescas, principalmente se sua viagem for para um destino de praia! Shorts, vestidos, saídas de praia e roupas de banho não podem ficar de fora da sua mala.

Mas é sempre bom lembrar que como o calor é muito forte, na maioria dos espaços fechados, como restaurantes, museus, metrôs, há grandes chances do ar condicionado estar ligado e a temperatura do ambiente muito gelada.

Então, mesmo que sua viagem seja no verão, lembre do conselho da sua mãe e sempre tenha um casaquinho com você! Além disso, em locais religiosos não é permitido entrar com saias, vestidos ou shorts muito curtos, ou com ombros de fora. Levar um lenço para se cobrir pode ser uma boa opção.

Outono na Europa (21 de setembro – 20 de dezembro)

Outono em Hallstatt, na Áustria I foto: Joss Woodhead – Unsplash

Como é o outono na Europa

VANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO OUTONO

Assim como a primavera, o outono também é uma época de temperaturas mais amenas, e é uma estação que se destaca por suas cores, as cores de outono! Neste período os tons laranja e vermelho dominam as paisagens com a vegetação se preparando para cair para o inverno.

Neste período os preços de passagens aéreas e de hospedagem caem e costumam ser mais baratas que as opções dos meses anteriores de verão. E como há um menor número de turistas, as atrações ficam mais vazias.

DESVANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO OUTONO

Ao mesmo tempo, os meses de outono, que preparam a chegada do inverno, tem dias cada vez mais curtos e os estabelecimentos começam a abrir mais tarde e a fechar mais cedo. E se você estiver viajando para destinos de praia, é bem provável que enfrente um mar com água gelada!

Destinos da Europa para conhecer no Outono

Viena, Budapeste, Londres, Rota Romântica da Alemanha, Romênia, Bélgica, Escócia, Madrid, Roma, Atenas, Barcelona, Dublin

Hotéis para curtir o Outono na Europa

Historik Hotel Goldener Hirsch Rothenburg

Localizado na charmosa cidade de Rothenburg ob der Tauber, na Rota Romântica da Alemanha, o Historik Hotel Goldener Hirsch Rothenburg é uma elegante opção de hospedagem no coração do centro histórico da cidade.

Radisson Blu Edwardian Sussex Hotel, London

Para desfrutar de Londres no outono, o Radisson Blu Edwardian Sussex Hotel, London oferece conforto e elegância para seu hóspedes. Próximo do Hyde Park, o Radisson Blu Edwardian Sussex Hotel é um hotel 4 estrelas com obras de arte e móveis especialmente projetados.

O que vestir na Europa durante o Outono

Assim como na primavera, a transição de estação pode fazer com que você tenha dias quentes e noites geladas. Isso pode fazer com que você tenha que levar mais opções de roupas na sua bagagem.

Além de roupas quentes para o dia e um casaco para usar a noite, também é importante saber que há probabilidade de chuva. Então leve na mala calças, shorts, tênis e aquele casaquinho para todos os momentos!

Inverno na Europa (21 de dezembro – 21 de março)

Inverno na Suíça I foto: Simon Mumenthaler – Unsplash

Como é o inverno na Europa

VANTAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO INVERNO

O inverno na Europa pode variar muito de país para país. Enquanto em Portugal raramente neva, na Rússia as temperaturas são congelantes. Para quem tem o objetivo de praticar esportes de inverno, os países alpinos são ideais.

Além disso, os preços costumam abaixar a partir de fevereiro. No final de dezembro e começo de janeiro costuma ser mais caro por causa das festividades. E falando em festividades, quem estiver na Europa nos meses de dezembro e comecinho de janeiro tem oportunidade de visitar Mercados de Natal que são deliciosos e muito charmosos. O fim do ano na Europa é uma época especial!

Eu particularmente acho que os países mais frios são os mais gostosos para curtir o inverno, pois sempre estão preparados para isso, além de ter maiores chances de nevar! República Tcheca, Alemanha, França, Áustria, Suíça são perfeitos.

DESVATAGENS DE VIAJAR PARA A EUROPA NO INVERNO

O medo do frio pode impedir muitas pessoas de viajar para a Europa no inverno. E, de fato, um inverno rigoroso pode atrapalhar uma viagem, principalmente se você não estiver bem preparado. É essencial estar aquecido e com a roupa certa.

Nessa época do ano o período de sol é muito curto, podendo ser entre apenas 08h e 16h. Algumas atrações turísticas, como os museus, possuem horários mais reduzidos no inverno, e isso pode exigir um maior esforço de planejamento para não se decepcionar. Se você for dirigir durante uma viagem de inverno precisa tomar muito cuidado para o risco de neve.

Saiba mais sobre Permissão Internacional para Dirigir, PID: o que é e como tirar
Saiba mais sobre 10 dicas para curtir melhor a sua viagem de inverno
Saiba mais sobre 4 dicas de presente de natal para quem ama viajar
Saiba mais sobre 20 Erros para evitar em uma viagem à Europa

E se você quer aproveitar os benefícios de uma viagem de inverno, mas quer evitar o frio extremo, a sugestão é ir no final do inverno e dar preferência à países mais ao sul do continente, como Portugal, Espanha e Itália.

Destinos da Europa para conhecer no Inverno

Alpes, Praga, Suíça, Tallinn, Tromso e Bergen na Noruega, Berlim…

Hotéis para curtir o inverno na Europa

Le Loges Blanche

Localizado nos Alpes Franceses, o Le Loges Blache é um hotel situado em Megève, ideal para quem procura fazer uma viagem dedicada aos esportes de inverno. O hotel é confortável e aconchegante e fica ao lado de uma estação de esqui.

Schlössle Hotel – The Leading Hotels of the World

Localizado no centro histórico de Tallinn, na Estônia, o Schlössle Hotel é uma excelente opção para quem quiser visitar a cidade no inverno. Construído em uma casa dos séculos XIII e XIV, este hotel 5 estrelas possui um ambiente aconchegante para os visitantes.

O que vestir na Europa durante o Inverno

Estar bem aquecido e com as roupas certas, faz toda a diferença em uma viagem de inverno. Veja que eu falei, as roupas certas, e não o maior número de roupas possível. Explico mais sobre isso abaixo.

A primeira camada de roupa deve ser uma camiseta justa, de preferência de manga longa. A ideia é que ela seja confortável e que realmente fique bem colada no corpo mesmo, sem sobrar espaço. Uma boa opção para aquecer o corpo é utilizar o conjunto térmico de calça e blusa flanelados como na imagem ao lado. Essa roupa justa tem o objetivo de manter o corpo aquecido.

Por cima da roupa térmica, como segunda camada, você pode usar uma blusa de lã ou de fleece. O casaco fleece possui um tecido com conforto térmico, que garante que o corpo respire e ao mesmo tempo o mantem aquecido.

E para finalizar, o casaco grande e mais quente. A principal sugestão são os down jackets, que são forrados com pena ou pluma de ganso. Se estiver menor frio e sem previsão de chuva ou neve também tem a opção de utilizar um casaco de lã.

Casacos específicos para praticar esportes de inverno também são excelentes opções, principalmente por serem impermeáveis. Além dessas camadas, também gosto de usar duas calças, sendo que a calça de baixo é térmica. Os acessórios de inverno são indispensáveis: cachecol, gorros, luvas.

Para os pés, recomendo que você invista em meias de lã e que use botas confortável. Se não houver possibilidade de nevar, uma excelente opção é a UGG. Para os dias de neve e chuva, a sugestão é a sugestão é uma das botas da marca Hunter.

Minhas experiências em estações do ano na Europa

Se você chegou até aqui e quer mais dicas, eu trouxe um pouco do toque pessoal e conto brevemente sobre as minhas experiências de viagem em várias estações do ano e países da Europa.

Eu gosto de viajar em qualquer época do ano e sempre aproveito ao máximo todas a oportunidades. Fico atenta aos aspectos que podem fazer minha viagem ser melhor. Então vou apresentar aqui para vocês, de maneira resumida, um pouco da experiência em relação a estação do ano.

Viagem 1 | Julho/2009 – verão

Paris, Madrid, Barcelona e Roma

Essa viagem ocorreu no auge do verão e foi uma experiência muito boa, embora eu tenha passado muito calor e enfrentado muitas filas. Paris foi a única cidade com o clima mais ameno. Nesta viagem enfrentei grandes filas para comprar ingresso e visitar atrações em todos os lugares onde estive.

Saiba mais sobre Comprar ingressos antes da viagem ou não?

Uma vantagem de ter viajado nessa época foi o longo período de sol, que permitiu fazer muitos passeios, além do grande movimento de pessoas nas ruas, tornando assim um clima muito agradável.

Viagem 2 | Agosto/2010 – verão

Londres

Estive em Londres por apenas alguns dias no mês de agosto. Precisei comprar roupas mais quentes porque tinha levado apenas roupas de verão, Quase todos os dias em que estive por lá o céu permaneceu nublado e chuvoso.

Quando estive em Londres, fiquei hospedada no Holiday Inn London Oxford Circus, an IHG Hotel, um hotel confortável com excelente localização, bem pertinho da Oxford Street.

Viagem 3 | Agosto/2011 a Janeiro/2012 – verão/outono/inverno

Europa Central e Holanda

De agosto a dezembro morei na República Tcheca e depois passeio janeiro viajando por países da Europa Central: Áustria, Hungria, Eslovênia, Eslováquia, Polônia e Alemanha. A única exceção, longe desses países foi a Holanda.

Como foram muitos meses, foi possível notar a transição de temperatura. O final do verão na República Tcheca fazia muito calor e escurecia muito tarde. Conforme os meses foram passando o inverno chegou com neve e muito frio.

Todos os outros países que mencionei foram visitados em janeiro, com o privilégio de passear em Mercados de Natal, esquiar e visitar atrações sem muitas filas. O frio era suportável, mesmo nevando em alguns momentos. Mas, o que realmente mais atrapalha o passeio nessa época do ano é o curto período de luz solar.

Viagem 4 | Janeiro/2014 – inverno

Itália, Praga, Budapeste e Madrid

Com a viagem marcada para o auge do inverno europeu, tivemos um clima mais ameno na Itália e, como já era de se esperar muito frio em Praga e em Budapeste. Madrid permanece com um clima frio e agradável, e mesmo em noites de inverno, com muita gente andando a pé pelas ruas.

Durante essa viagem, ficamos hospedados em alguns hotéis da rede NH e tivemos uma ótima experiência em todos eles. Em Roma, no NH Collection Roma Giustiniano, que fica bem próximo do Castelo de Sant’Angelo e Vaticano.

Em Praga, no NH Collection Prague, um pouco afastado do centro, mas uma hospedagem de ótima qualidade e com opções de transporte público. Em Budapeste, ficamos no NH Budapest City, bem localizado no lado de Peste.

Ainda na rede NH, em Florença nos hospedamos no NH Collection Firenze Porta Rossa e em Siena no NH Siena, ambos com excelente localização no centro das cidades. Em Verona, optamos pelo Hotel Milano & Spa, que possui uma localização muito privilegiada ao lado da Arena di Verona, no coração da cidade.

Viagem 5 | Março/2018 – inverno

Espanha e Portugal

Essa viagem de final de inverno na Espanha e em Portugal foi marcada pelas chuvas e pelos preços baratos. Foi uma viagem confortável e econômica, o que me agrada muito. E embora tenha chovido, ou ficado nublado, em pelo menos metade dos dias da viagem, a chuva não atrapalhou muita coisa.

Uma dica para viagens nesse clima chuvoso é chegar a temperatura com muita frequência, e ter uma flexibilidade de roteiro. Assim, deixar os dias de passeio ao ar livre quando estiver sol, e os passeios internos em museus e galerias quando estiver chovendo.

E foi exatamente o que eu fiz. Acordei um dia em Madrid e vi que a previsão era de sol o dia todinho. Na hora decidi que aquele seria o dia de passear em Toledo. Já em Lisboa, vi na previsão que seria um dia chuvoso, então fomos visitar o Oceanário de Lisboa.

Saiba mais sobre O que fazer em Toledo, a cidade medieval da Espanha
Saiba mais sobre O que fazer em Segóvia: Roteiro de 1 dia
Saiba mais sobre 19 passeios gratuitos em Madrid, na Espanha

Viagem 6 | Junho e Julho/2019 – verão

Montenegro, Dubrovnik e Istambul

Em 2019 fiz minha viagem de lua de mel no início do verão para Dubrovnik, na Croácia e para várias cidades de Montenegro. Nesses destinos de praia que escolhemos, foi delicioso, muito quente e com ambiente agradável para os passeios.

Antes de voltar para casa, no fim da viagem, paramos por alguns dias em Istambul e lá as altas temperaturas castigaram um pouco o passeio exploratório pela cidade. Além de muitas filas e muitos turistas.

Saiba mais sobre O que fazer em Montenegro: Guia de viagem completo
Saiba mais sobre O que fazer em Dubrovnik: Roteiro de 3 dias
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres

Viagem 7 | Agosto e Setembro/2022 – verão

Reino Unido: Inglaterra e Escócia

O verão no Reino Unido não é bem aquele verão europeu que imaginamos. Embora tenhamos viajado preparados para dias de chuva e frio, nos surpreendemos com o céu azul na maioria dos lugares por onde passamos. Em Londres, tivemos muitos dias de sol e calor beirando os 30ºC. Já no norte da Escócia, em Inverness, tivemos que usar casacos mais quentes, com temperaturas mínimas de 10ºC.

Saiba mais sobre Castelo de Edimburgo: tudo que você precisa saber
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis

Viagem 8 | Março/2022 – inverno

Paris e Portugal

A viagem aconteceu durante as duas últimas semanas de inverno e a primeira semana de primavera na Europa. Em Paris, os dias estavam bem frios, com tempo fechado, vento e um pouco de chuva. A temperatura média era de 6ºC.

Depois de 6 dias em Paris seguimos para Portugal onde tivemos muita sorte com o tempo. O clima estava agradável, um friozinho gostoso e muito céu azul, com chuva em somente um dia das duas semanas que passamos por lá. A temperatura variou entre 5ºC no norte e 22ºC no sul.

Saiba mais sobre Hotel custo benefício em Paris: Hôtel du Lion d’Or Louvre
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres
Saiba mais sobre 1 dia no Vale do Douro: bate volta do Porto

Viagem 9 | Outubro e Novembro/2023 – outono

Praga, Budapeste, várias cidade da Áustria e Zurique

Foi uma viagem com todas as cores do outono, e intercalando dias de céu azul e dias de chuva. De maneira geral, essa época é baixa temporada, mas algumas cidades estavam muito cheias, como Praga e Budapeste.

No fim de outubro, no começo da viagem, o clima estava mais ameno, por volta de 12ºC, mas conforme fomos chegando perto da região dos Alpes, a temperatura média foi abaixando e a mínimo foi de 1ºC em Innsbruck, na Áustria.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Europa. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Cara Carolina Caio, achei muito interessantes e ótimas as dicas de viagens para à Europa, particularmente pretendo ir em final de julho e permanecer até final de agosto e o destino escolhido é Portugal, realizando percurso nos extremos do país. Obrigado. Abraço.

    1. Bom dia Hernani, tudo bem?
      Que bom saber que você gostou das nossas dicas de viagem à Europa.
      Portugal é sempre uma excelente escolha, o país é maravilhoso e em um mês de viagem você vai conseguir aproveitar bastante!
      Ofereço o serviço de roteiro personalizado e se você tiver interesse, pode me escrever em contato@pincaro.com.br que te passo mais detalhes e conversamos sobre a sua viagem!

      Abraços,
      Carô

  2. Muito obrigado. Excelente seu Blog. Parabéns!!!
    Ajudou muito pra eu tomar a decisão de escolher a época do ano pra viajar pra Europa

    1. Boa tarde Raimundo, tudo bem?
      Que bom saber disso! Fico muito feliz que o texto tenha te ajudado a tomar essa decisão!
      Espero que outros textos do blog também possam te ajudar!

      Abraços,
      Carô

  3. Muito bom teus relatos. Estou pensando em viajar para Europa no 2023. Nossa disponibilidade provavelmente vai ser janeiro ou julho. Meu marido gosta muito de futebol e vinho.

    1. Boa tarde Magda, tudo bem?
      Obrigada! Que ótimo saber que estão planejando uma viagem para 2023, vou te enviar um email explicando sobre como funciona o meu trabalho e espero assim, poder te ajudar com sua viagem!!

    1. Oi Adilson, tudo bem?
      Obrigada por ter lido o texto todo e por ter apontado esse erro! Realmente, está escrito errado e foi algo que passou despercebido na revisão.

      Te agradeço muito, pois agora vou corrigir e revisar e texto para melhorar outras possível falhas 🙂

      Obrigada por sua atenção e por perder seu tempo se dando ao trabalho de me deixar essa crítica construtiva.

      Te desejo tudo de bom e tenha um excelente dia 😉