Castelos e Palácios fazem parte dos diversos tipos de monumentos históricos que compõem vários países da Europa. E essas são duas palavras, castelos e palácios, geralmente nos remetem à ideia de nobreza, de reis e de rainhas, de histórias medievais..
Mas você sabe qual é a diferença entre um Castelo e um Palácio?
Um pouquinho de história
Para entender sobre a diferença desses dois tipos de construção históricas (e que adoramos visitar!), precisamos voltar no tempo e entender um pouco a origem de cada uma dessas palavras. Vamos lá?
A palavra palácios existe desde a época do Império Romano, que durou entre 27 a.C. e 476 d.C. Os primeiros palácios foram construídos nessa época da história.
Já a palavra castelo vem da palavra francesa castel, que deriva da palavra latina forte. Já os castelos são mais “recentes”, da época da Idade Média, entre os séculos V e XV. Neste período, a Europa foi fragmentada em feudos, e assim os castelos surgiram para defendê-los.
Saiba mais sobre Qual é a melhor época de viajar para a Europa?
Saiba mais sobre Primeira viagem à Europa: o que saber antes de viajar
Saiba mais sobre Patrimônios Mundiais da UNESCO para conhecer
SOBRE PALÁCIOS
O que são Palácios?
Por definição, palácios são casas residenciais da família real de determinado país. E os Palácio realmente fazem jus ao nosso imaginário de realeza e nobreza. Palácios são construções luxuosas que existem desde o Império Romano.
Os palácios são tipicamente urbanos, têm grandes salões, e são adornados com afrescos e jardins. O nome palácio vem do latim palazzo, que era o nome que recebiam as residências dos imperadores no Monte Palatino, em Roma.
Exemplos de Palácios da Europa
A Europa é repleta de palácios que foram transformados em museus e hoje podem ser visitados. Desta forma, é possível conhecer como era a realidade da nobreza em vários períodos da história.
O Palácio de Versalhes, na França é um exemplo de palácio, que foi construído durante o reinado de Luís XIV. Além de ter servido como residência dos reis franceses nos séculos XVII e XVIII também foi um grande símbolo de riqueza e de poder.
Em Viena, na Áustria, temos o Palácio de Schönbrunn, que foi construído para ser residência da Imperatriz Leonor Gonzaga. E em Londres, construído em 1703, e que hoje é a residência oficial da rainha da Inglaterra.
Por fim, um último exemplo é o Palácio da Pena, na vila de Sintra, em Portugal. Esta palácio foi construído a pedido do Rei D. Fernando II, que transformou as ruínas do Monastério de Nossa Senhora da Pena, em Palácio em 1839. O Palácio da Pena serviu em diversos momentos como residência de verão da família real portuguesa.
Saiba mais sobre O que fazer em Sintra, a vila encantada de Portugal
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres
Saiba mais sobre Portugal: tudo que você precisa saber antes de viajar
Saiba mais sobre Quanto custa viajar para Portugal: Roteiro de 10 dias
Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Áustria
SOBRE CASTELOS
O que são Castelos?
Por definição, castelos são construções fortificadas e muito grandes da Idade Média, e serviam de residência real ou feudal. Os castelos tinham objetivo de servir de proteção, e não de ser um lugar glamoroso, como os palácios.
Saiba mais sobre Castelo de Edimburgo: tudo que você precisa saber
Saiba mais sobre Torre de Londres: o que saber para visitar
Saiba mais sobre 27 dicas para a sua viagem internacional
Saiba mais sobre 6 dicas para uma viagem de verão na Europa
Saiba mais sobre 21 erros para evitar em uma viagem à Europa
Os castelos podem ser chamados de residências fortificadas, mas como eram habitados exclusivamente pela nobreza, não deixavam de ser locais confortáveis. Castelos são tipicamente rurais, ficam no alto, possuem muralhas, torres e fossos.
Exemplos de Castelos da Europa
Assim como os Palácios, muitos Castelos da Europa se transformaram em museus e podem ser visitados. Mas, há também muitos casos em que os castelos foram destruídos e, hoje sobram apenas ruínas e as muralhas.
Castelo de Sant’Angelo – Roma, Itália
Castelo de Praga – Praga, República Tcheca
Castelo de São Jorge – Lisboa, Portugal
Monte Saint-Michel – região da Normandia, França
Hospede-se em um Castelo ou em um Palácio!
Você já pensou em como seria viver em um castelo ou palácio de verdade? Sabia que você pode ter uma experiência hospedando-se dentro de um antigo castelo e palácio?! Sim, há muitos castelos e palácios na Europa que foram transformados em hotéis e pousadas!
Saiba mais sobre Como escolher o melhor hotel para a sua viagem
Então eu trouxe uma seleção de vários palácios e castelos de países da Europa que foram transformados em hotéis. Quem sabe você pode passar alguns dias em um deles durante a sua próxima viagem?
PORTUGAL
>> Óbidos
Na cidade de Óbidos, em Portugal, é possível se hospedar na charmosa Pousada Castelo de Óbidos. Há apenas 9 quartos disponíveis, fazendo com que seja uma hospedagem intimista, além de muito charmosa.
A Pousada recebeu o selo Clean & Safe emitido pelo governo de Portugal, e o Castelo da cidade é classificado como uma das 7 maravilhas de Portugal. A cidade de Óbidos fica a 85 km de Lisboa e a 240 km da cidade do Porto.
As diárias no mês de abril estão no valor a partir de R$ 1.282
Quando você reserva sua hospedagem pelos links do blog, ou clicando aqui, eu recebo uma pequena comissão do booking e não há nenhum custo adicional para você. E isso me ajuda a manter o blog sempre atualizado. Muito obrigada!
>> Luso
Localizada a 35 km de Coimbra, o Palace Hotel do Bussaco está situado dentro da Mata Nacional de Buçaco e foi um Palácio de Caça dos últimos reis de Portugal. Construído a partir de 1885, o Palace Hotel Bussaco é considerado um dos hotéis históricos mais bonitos e românticos do mundo.
ITÁLIA
Montalcino
Localizado a pouco mais de 10 km de Montalcino, o Castello Banfi – Il Borgo “Relais & Chateaux”, está situado no topo de uma colina que tem como vista seus vinhedos. O Hotel fica na propriedade vinícola Castello Banfi.
FRANÇA
Carcassonne
O Hotel de la Cité & Spa MGallery fica localizado nas muralhas da cidade medieval de Carcassonne, que é Patrimônio Mundial da UNESCO e fica localizado no sul da França.
IRLANDA
Donegal
Localizado no norte da Irlanda, o Lough Eske Castle é um hotel 5 estrelas dentro de um castelo, e que possui lindos jardins na área externa.
SUÍÇA
Lausanne
Localizado em um renovado castelo medieval, o Château d’Ouchy é uma hospedagem da cidade de Lausanne na Suíça.
ESCÓCIA
Pitlochry
Localizado nas pitorescas Terras Altas da Escócia, o Fonab Castle Hotel é um castelo reformado e que foi aberto em 2013.
Me conte nos comentários se você sabia a diferença entre castelos e palácios. E se você gostaria de se hospedar em algum deles!
Já visitei todos os palácios citados e quase todos castelos citados mas nunca me hospedei em nenhum transformado em hotel !!! 😔
Oi Cris, que legal que já visitou todos os palácios do nosso post! E deve ser uma experiência muito interessante se hospedar em um lugar assim, não é mesmo?
Beijos, Carô
Que viagem histórica
Oi Rodrigo, tudo bem?
Fico feliz que você tenha gostado!
Beijos,
Carô
visitar castelos e palácios é sempre uma grande emoção. tive o privilégio de visitar tais construções na alemanha, áustria, bélgica, suécia e estônia e pelo brasil.
Oi Charles, tudo bem?
Concordo com você! É uma grande emoção mesmo, ver a arquitetura e imaginar quanta coisa já se passou por lá!
Muito legal saber que você teve a oportunidade de conhecer tantos castelos! Quais deles você mais gostou?
Abraços,
Carô
Amei seu blog e me inspirei nele para fazer um post no Instagram. Como moro na Inglaterra conheci alguns palácios e castelos, como Windsor Castle, Kensington Palace, Buchingham Palace, Castelo de Oxford, Blenheim Palace, etc. Obrigada.
Bom dia Janet, tudo bem?
Que legal saber que o post te inspirou! Também adorei saber que você mora na Inglaterra e já teve a oportunidade de conhecer tantos castelos e palácios lindos! Estive aí em agosto do ano passado e fiz uma viagem maravilhosa! Qual é seu instagram? Quero ver como ficou o post 🙂
Abraços,
Carol