Quando viajamos, muitas vezes descobrimos que algum lugar do nosso roteiro é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. E essa denominação parece elevar a importância do local, ou até mesmo torná-lo mais interessante. Mas afinal, você sabe o que é um Patrimônio Mundial da UNESCO e o que essa denominação representa?
Saiba mais sobre a experiência de imersão cultural em viagens
Saiba mais sobre 6 dicas para evitar um choque cultural
Se você não sabe, não se preocupe, pois nesse texto vamos explicar tudo sobre os Patrimônios Mundiais da UNESCO, contar quais são os patrimônios do Brasil e mostrar quais deles você pode encontrar informações mais detalhadas no blog.
PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO
O que é a UNESCO?
A sigla UNESCO significa Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sua fundação ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial e tinha como objetivo preservar a paz no mundo através da cultura, educação e ciência. A UNESCO é uma agência da Organização das Nações Unidas, a ONU.
O que são os Patrimônios da UNESCO?
São todos os locais que a UNESCO considera de grande valor para a humanidade. A partir disso, a organização se propõe a garantir sua proteção e preservação. O objetivo é de resguardar a identidade e a cultura de um monumento ou de um local.
Os patrimônios da UNESCO podem ser classificados em culturais, naturais ou mistos. Abaixo explico um pouco sobre cada uma dessas categorias.
Patrimônios Culturais da UNESCO
É composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
Patrimônios Naturais da UNESCO
Significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal.
E na prática, o que significa esse reconhecimento?
Na prática, ser Patrimônio da UNESCO significa ter o reconhecimento da UNESCO de ser um lugar de importância ímpar para o mundo. E por isso, é necessário estabelecer medidas para preservar o local e garantir sua existência para as próximas gerações.
Mas, gente, independente do lugar ou monumento ser ou não considerado um Patrimônio da UNESCO, é nossa responsabilidade como viajantes conscientes de respeitar, ajudar a proteger e preservar todos os lugares por onde passamos! Tenho certeza que se você está aqui é porque é um viajante consciente 🙂
Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar
Saiba mais sobre 34 filmes e séries para quem ama viajar
Quais países tem mais Patrimônios da UNESCO?
A China e a Itália são os países que mais tem patrimônios UNESCO listados em seus territórios, no total são 55 locais, incluindo patrimônios culturais, naturais e mistos. Em seguida vem a Espanha com 48 locais, a Alemanha com 46 e a França com 45. Seguindo essa lista, vem a Índia, que possui 38 o México com 35.
Como os Patrimônios da UNESCO são listados?
Os patrimônios da UNESCO são divididos em culturais, naturais e mistos. No site oficial da UNESCO onde há a lista de patrimônios separados por países é possível encontrar várias informações, incluindo a legenda da imagem abaixo.
Então, losango amarelo representa patrimônio cultural, losango verde com pontas arredondadas patrimônio natural e um losango amarelo e verde com as pontas arredondadas significa que é um patrimônio misto.
Essa legenda também inclui os patrimônios que estão em perigo, todos na cor vermelha. Losango vermelho é a identificação de patrimônio cultural, losango vermelho com as pontas arredondadas representa patrimônio natural e losango vermelho e lilás com as pontas arredondadas, patrimônio misto.
Quais são os Patrimônios da UNESCO no Brasil?
O Brasil tem 22 locais listados, como Patrimônios da UNESCO, incluindo patrimônios mistos, culturais e naturais. Apenas 1 deles é considerado patrimônio misto, que é Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade.
Os patrimônios culturais da UNESCO no Brasil são: Cidade Histórica de Ouro Preto, Centro Histórico de Olinda, Missões Jesuítas dos Guaranis, Centro Histórico de Salvador, Santuário do Bom Jesus de Congonhas, Brasília, Centro Histórico de São Luís, Centro Histórico de Diamantina, Centro Histórico de Goias, Praça de São Francisco na cidade de São Cristovão, Paisagem Cultural do Rio de Janeiro: entre as montanhas e o mar, Conjunto Arquitetônico da Pampulha e Cais de Valongo.
Os patrimônios naturais da UNESCO no Brasil são: Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Serra da Capivara, Reserva da Mata Atlântica do Sudeste, Paraná e São Paulo, Reserva de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, Complexo de Conservação da Amazônia Central, Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas e Áreas Protegidas do Cerrado: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas.
21 PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO AQUI NO BLOG
A soma total é de mais de 1.100 patrimônios da UNESCO no mundo, considerando patrimônios culturais, naturais e mistos. Ao longo das minhas viagens tive a oportunidade de conhecer alguns deles em 11 países. Assim, fiz uma lista desses patrimônios que já visitei e possuem conteúdo no blog.
Patrimônios da UNESCO no Canadá
1. Parques das Montanhas Rochosas Canadenses
Região composta pelos Parques Nacionais de Banff, Jasper, Kootenay, Yoho, assim como os Parques Provinciais Mount Robson, Mount Assiniboine e Hamber. A região é repleta de montanhas, geleiras, lagos, cachoeiras, cânions, que juntos formam uma paisagem impressionante.
No Blog: Icefields Parkway: road trip por uma das estradas mais lindas do mundo
No Blog: O que fazer em Alberta, no Canadá
No Blog: O que saber antes de viajar para o Canadá
Patrimônios da UNESCO na Croácia
2. Cidade Antiga de Dubrovnik
A cidade antiga de Dubrovnik fica localizada dentro das muralhas da cidade e se tornou uma importante potência do Mar Mediterrâneo a partir do século XIII. Embora Dubrovnik tenha sido extremamente danificada no terremoto de 1667 e no conflito armado da década de 90, a cidade conseguiu preservar suas igrejas, palácios, fontes e outras construções.
No Blog: O que saber antes de ir para Dubrovnik
No Blog: O que fazer em Dubrovnik: Roteiro de 3 dias
Patrimônios da UNESCO na Escócia
3. Old and New Towns of Edinburgh
Old Town e New Town são duas regiões de Edimburgo que compõem a área mais turística da cidade. Old Town é a parte medieval da cidade onde se destaca o Castelo de Edimburgo, a Royal Mile e a região de Grassmarket. New Town é a parte neoclássica da cidade, com destaque para a longa avenida Princes Street e os jardins de Princes Street.
Patrimônios da UNESCO na Hungria
4. Budapeste – incluindo bancos do Danúbio, bairro do Castelo de Buda e Avenida Andrássy
Esses locais da cidade de Budapeste contém vestígios de monumentos que tiveram grande influência na arquitetura de diversos períodos da história. A cidade possui uma das paisagens urbanas mais impressionantes do mundo, sendo separada em dois lados pelo Rio Danúbio, e ilustra grande período da história.
Patrimônios da UNESCO na Índia
5. Taj Mahal
O Taj Mahal é um mausoléu feito todo de mármore branco e construído entre os anos de 1631 e 1648. A construção está localizada na cidade de Agra e foi feita pelo imperador Mughal Shah Jahan para homenagear sua esposa preferida.
6. Jaipur e Jantar Matar, Jaipur
A cidade de Jaipur, no Rajastão, é conhecida como cidade rosa por suas construções feitas de arenito rosa. A cidade é toda murada e foi fundada em 1727 em uma planície. Jantar Matar é um observatório astronômico construído no início do século XVIII em Jaipur. No local, há aproximadamente 20 instrumentos fixos projetados para observação astronômica.
No Blog: Triângulo Dourado da Índia
Patrimônios da UNESCO da Inglaterra
7. Maritime Greenwich
Conjunto de edifícios em um bairro periférico de Londres composto por parque, Queen’s House, Royal Naval College, Maritime Museum, Old Royal Observatory.
No blog: 12 museus e galerias de arte gratuitos no Reino Unido
8. Torre de Londres
A Torre de Londres é uma importante construção histórica da região de City of London. O complexo, cuja construção mais antiga tem mais de 1.000 anos, é composto por Castelo, Prisão e Fortaleza.
Patrimônios da UNESCO na Itália e Vaticano
9. Centro Histórico de Roma, as propriedades da Santa Sé na cidade, que desfruta de direitos extraterritoriais e São Paulo Extramuros
“Roma é um museu a céu aberto” é a frase ápice do clichê, mas não podemos negar que é verdadeira. A cidade, que foi fundada em 753 a.C., foi o centro da República Romana, do Império Romano, hoje também abriga o Vaticano. Os Patrimônios da cidade incluem todo o centro histórico de Roma dentro das muralhas da cidade, assim como a Basílica São Paulo Extramuros.
10. Cidade de Verona
Cidade histórica da Itália, que foi fundada no ano 1 a.C. Durante muitos séculos a cidade esteve sob o domínio da família Scaliger. Na pequena cidade é possível visitar diversos monumentos do período medieval e do período renascentista.
11. Centro Histórico de Florença
Florença é considerada o símbolo do Renascimento. A cidade alcançou importância econômica e cultural durante o governo dos Médici ao longo dos séculos XV e XVI. Foram mais de 600 anos de atividades artísticas que podem ser observados nas Catedrais e nos Palácios da cidade.
Patrimônios da UNESCO em Montenegro
12. Região Natural e Cultural-Histórica de Kotor
A região de Kotor era, na Idade Média, um importante reduto artístico e comercial. A cidade teve grande parte dos seus monumentos históricos danificados durante o terremoto de 1979. Mas, essas construções passaram por muitas reformas e hoje fazem parte dos patrimônios tombados pela UNESCO.
No Blog: O que saber antes de viajar para Montenegro
No Blog: O que fazer em Montenegro: Guia Completo de Viagem
No Blog: Roteiro de 1, 3, 4 e 7 dias em Montenegro
No Blog: Lua de Mel em Montenegro: Dicas e Roteiro
Patrimônios da UNESCO em Portugal
13. Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém de Lisboa
Localizados no bairro de Belém, em Lisboa, o Mosteiro de Jerónimos e a Torre de Belém são dois monumentos históricos que compõem a região. O Mosteiro de Jerónimos teve sua construção iniciada em 1502 e a Torre de Belém foi construída para comemorar a expedição de Vasco da Gama.
No Blog: Lisboa: O que fazer em Belém
No Blog: Quanto custa viajar para Portugal: Roteiro de 10 dias
14. Mosteiro de Batalha
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro de Batalha, é uma das obras mais belas da arquitetura portuguesa. O Mosteiro de Batalha foi construído pelo rei D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis (1385 – 1581), como cumprimento de promessa e agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, no ano de 1385.
15. Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar
Com uma história de mais de 2.000 anos, a cidade do Porto conta com uma incrível paisagem urbana. Construída ao longo das encostas do Rio Douro, a cidade possui inúmeros monumentos históricos, como a Catedral, a Bolsa de Valores e a Igreja de Santa Clara.
No Blog: 21 passeios para fazer no Porto, Portugal
No Blog: Onde ver azulejos portugueses no Porto, Portugal
Patrimônios da UNESCO na Espanha
16. Alhambra, Generalife e Albaicín
Alhambra e Albaicín se situam em duas colinas acima da cidade baixa. Na mesma colina do Alhambra, encontram-se os magníficos jardins de Generalife. No antigo bairro de Albaicín é possível explorar a arquitetura moura, que exerce forte influência na cidade de Granada, desde a dominação, por volta no ano 700 d.C., até os dias de hoje.
No Blog: Granada: 6 passeios imperdíveis
No Blog: Como visitar a Alhambra, em Granada
17. Cidade antiga de Segóvia e seu Aqueduto
O Aqueduto Romano de Segóvia e extremamente bem preservado e foi construído por volta do ano 50 d.C. A cidade antiga também conta com duas outras construções magníficas, o Alcázar de Segóvia e a Catedral gótica.
Patrimônios da UNESCO na República Tcheca
18. Centro Histórico de Praga
Com grande influência medieval na arquitetura, a cidade de Praga foi construída entre os séculos XI e XVIII e hoje é considerada por muitos uma das capitais europeias mais bonitas. Alguns destaques são o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito e a Ponte Carlos.
Patrimônios da UNESCO nos Estados Unidos
19. Parque Nacional Grand Canyon
O Parque Nacional Grand Canyon é um daqueles lugares que precisa estar na sua lista de viagem, para ir pelo menos uma vez na vida. O Grand Canyon tem quase 1.500 metros de profundidade, possui vestígios pré-históricos e fica localizado no estado do Arizona. É uma paisagem natural única e impressionante.
No Blog: O que fazer no Grand Canyon
Patrimônios da UNESCO no Vietnã
20. Ha Long Bay
Halong Bay é uma Baía localizada a aproximadamente 170 km da capital do país, Hanoi. A Baía é constituída por 1.600 ilhas e ilhotas que formam uma paisagem singular. Os principais passeios pela região incluem passeio de barco, caiaque, cruzeiro e visita à cavernas.
No Blog: Roteiro de 2 dias em Hanói, no Vietnã
No Blog: O que fazer no Vietnã: Roteiro de 10 dias
21. Cidade Antiga de Hoi An
A cidade Antiga de Hoi An é, provavelmente, a mais charmosa do país. As lanternas coloridas, enfeitando as ruas da cidade e os mercados, assim como as paredes das construções pintadas de amarelo fazem com que a cidade tenha um charme sem igual. Hoi An foi um importante porto comercial do Sudeste Asiático do século XV ao XIX.
No Blog: O que saber antes de ir ao Vietnã
Se você já teve a oportunidade de visitar um local que é considerado Patrimônio da UNESCO, conta aqui nos comentários qual foi este lugar e como foi a sua experiência de viagem! Vou adorar conhecer um pouco mais sobre você!
Entre em contato e peça seu roteiro personalizado
Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar melhor a sua viagem. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!