Com paisagens naturais de tirar o fôlego e cidade históricas, o Vietnã tem se destacado cada vez como um destino escolhido em viagens pelo Sudeste Asiático. O país tem uma história recente tumultuada, marcada principalmente pela Guerra do Vietnã, além de influências culturais de grandes potências, como a França. Para facilitar a viagem de quem planeja uma primeira visita ao país, listei 20 itens sobre tudo o que você precisa saber antes de viajar ao Vietnã.
O que saber antes de viajar para o Vietnã
1. Visto para o Vietnã
Brasileiros precisam de visto de turismo para entrar no Vietnã. É possível solicitar o visto antes da viagem, preenchendo formulário online e enviando documentos e passaporte ao Consulado do Vietnã.
Outra opção é tirar o visto ao chegar no país, o chamado visa on arrival. Este segunda opção é muito comum entre as pessoas que passam meses no Sudeste Asiático fazendo mochilão.
Além do visto, os turistas também precisam de passaporte precisa ter validade de pelo menos 6 meses e ter uma página disponível para carimbo de entrada. Clique aqui para acessar mais informações oficiais do Vietnã.
2. Seguro Viagem para o Vietnã
Para entrar no Vietnã não é necessário um seguro viagem internacional. Para fazer o seguro viagem internacional, sempre recomendamos a Seguros Promo, que é por onde fazemos nossos seguro.A empresa é parceira do blog, sempre oferecem descontos para nossos leitores e um excelente atendimento. Clique aqui para fazer uma cotação.
Saiba mais sobre Os maiores erros dos viajantes
Saiba mais sobre O que fazer no Vietnã: Roteiro de 10 dias
Saiba mais sobre Roteiro de 2 dias em Hanói, no Vietnã
3. Idioma no Vietnã
O idioma oficial do Vietnã é o vietnamita.
4. Moeda do Vietnã
A moeda oficial do Vietnã é o dongue (₫ ou VND).
5. Clima no Vietnã
O Vietnã tem grande diversidade geográfica, e desta forma possui variados climas na mesma época do ano, dependendo da região. O país é comprido e estreito e são mais de 3 mil km de litoral. Entre os meses de outubro e março, ocorre a chamada monção de inverno, e a região norte do país fica fria e úmida. Nesses mesmos meses, o clima do sul do país é quente e seco. De meados de maio até outubro ocorrem as monções de verão, que deixa o país todo quente e úmido.
6. Gorjeta no Vietnã
Embora não seja obrigatório dar gorjeta no Vietnã, essa é uma atitude esperada em alguns estabelecimentos voltados ao turismo, como restaurantes e serviços turísticos. O valor fica em torno de 10% do serviço e os profissionais que esperam gorjetas são garçons, guias, motoristas e carregadores de mala.
7. Trânsito
À primeira vista, atravessar a rua no Vietnã pode parecer algo impossível, mas com um pouco de prática acaba se tornando – um pouco – mais simples. Primeiro, esqueça tudo o que você sabe sobre atravessar a rua. Segundo, saiba que o segredo é o seguinte: assim que tiver uma brecha, atravesse a rua, siga adiante e não pare, pois as motos e os carros são acostumados a desviar dos pedestres. Embora seja comum que turistas aluguem motos quando viajam ao Vietnã, o transito é muito caótico e desorganizado, então é desaconselhável dirigir no país.
8. Motos
O Vietnã é um dos países com maior quantidade de moto por habitante, sendo este o principal meio de transporte urbano de país. Em Hanói há aproximadamente 8 milhões de habitantes e cerca de 5 milhões de motos. Ao andar de moto, é comum que a população local use máscaras para proteger o nariz e a boca da poluição.
9. Inglês
De uma maneira geral, não se fala muito inglês no país. A parcela da população que mais domina o idioma é composta por jovens e por pessoas que trabalham na área do turismo, principalmente em hotéis, restaurantes e tours guiados.
10. Religião
Os dados apontam que o Vietnã é um país de tradições budista. No entanto, durante a minha viagem, conversei com vários vietnamitas e descobri que grande parte da população não possui religião. E mesmo sem seguir nenhuma religião, a maioria da população têm altares nas casas e cultuam seus ancestrais.
11. Patrimônios da UNESCO
O país possui patrimônios culturais e naturais listados pela UNESCO. No total são oito, sendo que cinco são culturais, dois são naturais e um é misto. Veja abaixo quais são cada um deles.
Patrimônios culturais: Hoi An Ancient Town, Thăng Long Imperial Citadel, Ho Citadel, Complexo de monumentos de Hue, Santuário de My Son.
Patrimônios naturais: Ha Long Bay, Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang
Patrimônio misto: Trang An Landscape Complex
12. Calçadas
Nos centros das grandes cidades, as calçadas são utilizadas como estacionamento de motos, vitrines para as lojas, espaço para colocar mesas e cadeiras de restaurantes, barracas de rua. Ou seja, vale tudo, só não sobra muitos espaço para os pedestres que acabam revezando os passos entre calçada e rua.
13. Comida
No Vietnã se come bem e em pouca quantidade, a comida é saudável e muito saborosa. Destaco dois pratos típicos: o Pho, que pode ser considerado o prato nacional, é uma sopa de macarrão com carne e ervas, e o Gỏi Cuôn que é o rolinho primavera feito de uma massa fresca de arroz, extremamente fina, com legumes e camarão enrolados.
14. Companhias Aéreas
Para viajar pelo Vietnã, há várias companhias aéreas baratas que fazem os principais trechos, como a VietJetAir e a Jetstar, mas também há a opção de viajar de trem, que é uma opção bastante econômica.
15. Transporte
Os táxis costumam ser muito baratos, mas não se esqueça que é necessário pedir para o motorista ligar o taxímetro. Para andar de ônibus é um pouco mais complicado pela barreira do idioma e da comunicação. Uma outra opção é utilizar Rickshaw, mas também costuma ser um pouco difícil se comunicar com os motoristas, é praticamente na base da mímica.
16. Guerra do Vietnã
A Guerra, que acabou há pouco menos de 50 anos, ainda se mostra muito viva na memória dos vietnamitas. Ho Chi Minh (antiga Saigon) relembra a guerra através do Museu de Memórias da Guerra. Além disso, a aproximadamente 50 km de Ho Chi Minh é possível fazer uma passeio pelos túneis Cu Chi que foram utilizados pelos vietnamitas durante a guerra. O país ainda conta com a existência de Organizações Sociais que apoiam às vítimas do agente laranja.
Saiba mais sobre Como visitar os túneis Cu Chi da Guerra do Vietnã
17. Tamanhos Pequenos
É engraçado observar que as coisas no Vietnã são muito pequenas: as pessoas têm baixa estatura, os copos nos restaurares são pequenos, as mesinhas e banquinhos de plástico que ficam nas ruas também são pequenos.
18. Arroz
Um dos principais produtos e fontes de alimento do Vietnã é o arroz. Sua relevância pode ser observada nos numerosos campos de arroz que se espalham pelo país.
19. Café
O Vietnã é um dos maiores produtores de café do mundo e lá se tomam café com cubos de gelo e leite condensado. A Highlands Coffee, é uma rede de cafeteria vietnamita muito popular no país e repleta de produtos locais.
20. Chapéu Vietnamita
O famoso chapéu vietnamita não é simplesmente um souvenir. No Vietnã, esses chapéus são muito utilizados pelos locais como meio de proteção do sol. Eles costumam ser mais utilizados nas áreas mais rurais, ou afastadas das grandes cidades.
DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM
E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!