Montenegro é um pequeno país localizado no sudeste da Europa, mais especificamente na região dos Bálcãs, e abriga paisagens variadas que vão desde fiordes e montanhas nevadas até praias e baías.
Montenegro é um destino que facilmente agrada todos os viajantes. Porém, muitos brasileiros ainda não descobriram este maravilhoso país, e de fato, não é muito comum ouvir falar de turismo em Montenegro. Então, foi após curtir nove dias espetaculares neste país, que listei alguns tópicos do que é preciso saber antes de viajar para Montenegro.
Saiba mais sobre O que fazer em Montenegro: Guia completo de Viagem
Saiba mais sobre Roteiro de 1,3,4 e 7 dias em Montenegro
O que saber antes de viajar para Montenegro
1. Visto para Montenegro
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Montenegro quando a estadia for de até 3 meses. O passaporte precisa estar válido no momento da entrada e com uma página disponível para o carimbo. Clique aqui para acessar mais informações oficiais de Montenegro.
2. Seguro Viagem para Montenegro
Para entrar em Montenegro é necessário ter feito um seguro viagem internacional com cobertura de pelo menos 30 mil euros. Para adquirir o seguro viagem, sempre recomendamos e fazemos com a Seguros Promo. A empresa é parceira do blog, sempre oferece descontos para nossos leitores e possui um excelente atendimento. Clique aqui para fazer uma cotação.
Saiba mais sobre Seguro Viagem Internacional
Saiba mais sobre Primeira Viagem a Europa: o que saber antes de viajar
3. Idioma em Montenegro
O idioma oficial de Montenegro é o montenegrino, que é basicamente o mesmo que o sérvio, pouca coisa muda e a população dos dois países consegue se entender bem.
Uma diferença é que em Montenegro, assim como na Croácia, na Bósnia-Herzegovina e na Eslovênia, é utilizado o alfabeto latino como oficial. Já na Sérvia é utilizado o alfabeto cirílico.
4. Moeda em Montenegro
A moeda oficial de Montenegro é o euro (€ ou EUR) mesmo o país não fazendo parte da União Europeia. Em 2002, o euro substituiu o marco alemão e Montenegro seguiu a Alemanha nessa transição, passando a utilizar o euro. Para os visitantes, é necessário declarar valores superiores ou equivalentes a 10.000 euros ao entrar e ao sair do país.
5. Clima em Montenegro
Embora seja um pequeno país, Montenegro tem uma geografia variada: na costa e nas planícies do centro do país costuma ser muito quente nos meses de verão, já a região montanhosa do país tem invernos frios com neve.
Desta forma, os meses de maio a setembro sejam ideais para quem escolhe o país como um destino de praia e calor. Visitar Montenegro nos meses de novembro a janeiro pode ser uma alternativa para quem busca um destino de inverno econômico e com possibilidade de praticar esportes de inverno.
6. Gorjeta em Montenegro
Em Montenegro é comum dar de 5% a 10% de gorjetas em bares e restaurantes. Carregadores de malas em hotéis também esperam receber pelo serviço. Mas, é importante ressaltar que embora as gorjetas sejam esperadas, elas não são obrigatórias.
7. Fast Food
Em Montenegro não há redes de fast food, como Mcdonald’s, Burger King e Subway. O motivo mais divulgado é que o governo preza pela saúde da população e quer manter o país longe dessas redes de fast food.
Para substituir as redes internacionais, o país tem alguns fast foods locais, como a Školijera, que vende crepes e sanduíches. E na capital do país, Podgorica, é possível encontrar uma unidade do Restaurante Hard Rock Cafe.
8. Gastronomia
Na região litorânea de Montenegro, peixes e frutos do mar dominam os cardápios dos restaurantes. Na região central e no norte de Montenegro é comum encontrar carnes e vegetais, assim como produções locais de queijo e de presunto defumado.
No vilarejo de Njeguši é possível encontrar o chamado, Njeguški pršut, que é um presunto defumado local, similar ao Prosciutto italiano.
9. Cidades Muradas
Kotor e Budva: as duas cidades mais visitadas do país têm centros históricos protegidos por muralhas medievais. Em ambas as cidades, esses centros históricos são muito charmosos e bem preservados.
A distância entre Kotor e Budva é de apenas 20 km. Budva é o principal destino de festas e agito de Montenegro e está localizada na beira do Mar Adriático. Já Kotor está situada na Baía de Boka e é uma cidade com uma atmosfera mais tranquila.
Clique aqui para ler sobre hospedagem em Kotor, Montenegro
10. Parques Nacionais
Há cinco parques nacionais em Montenegro e a área que eles ocupam corresponde a cerca de 10% do território do país. Na região norte está situado o Durmitor National Park, que é o maior de todos. O Biogradska Gora National Park e o Prokletije National Park também se localizam nessa região do país, mas são menos conhecidos do que o anterior.
Os parques nacionais mais populares entre os turistas estão localizados próximos da região costeira. O Lovcén National Park é muito conhecido por abrigar o Mausoléu de Njegoš, que fica no alto da montanha Jezerski Vrh. O Skadar Lake National Park tem um dos maiores lagos da Europa, que faz fronteira com a Albânia.
Clique aqui para ler sobre MR Traveler: Tours Guiados em Montenegro
11. Religião
Mais de 60% da população de Montenegro é formada por cristãos ortodoxos. As Igrejas Ortodoxas e os Monastérios estão espalhados por todas as cidades do país. O grande destaque de Monastério Ortodoxo é o Monastério de Ostrog, que foi construído em uma caverna, no alto de um precipício.
Já em Podgorica, capital de Montenegro, é a belíssima Catedral da Ressurreição de Cristo que mais de destaca e atrai os turistas que visitam a cidade. Esta Igreja Ortodoxa é repleta de pinturas coloridas nas paredes e no teto, que se destacam com o fundo dourado. A entrada da Catedral da Ressurreição de Cristo é gratuita.
12. Adriatic Highway
Em Montenegro há uma estrada que atravessa o país, a chamada Adriatic Highway. Essa estrada conecta alguns países da região: ela começa no norte da Croácia, passa pela Bósnia-Herzegovina e termina em Montenegro, na divisa com a Albânia.
Clique aqui para ler sobre lua de mel em Montenegro: dicas e roteiro
13. História Recente
Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a região dos Bálcãs foi unificada e Montenegro junto com mais 5 países da região passaram a formar a Iugoslávia. Em 1991, alguns desses países declararam independência.
Em 2003, restava apenas Sérvia e Montenegro, que passaram a utilizar este nome ao invés de Iugoslávia. E foi no ano de 2006 que Montenegro conquistou sua independência.
14. Cidades Turísticas
Kotor e Perast são algumas das principais cidades turísticas de Montenegro. A distância entre elas é de apenas 12km e ambas estão situadas na Baía de Boka. Tivat é outra cidade que também está situada na região da Baía de Boka, e o seu grande destaque é o luxuoso Porto de Montenegro.
Budva é outra principal cidade turística de Montenegro, que tem um clima de praia e de festa. Budva fica a apenas 9km de Sveti Stefan e ambas têm praias nas margens do Mar Adriático.
Clique aqui para ler sobre Hospedagem em Tivat, Montenegro
15. Fiordes
A Baía de Boka, mais conhecida como Boka Bay, é considerada patrimônio natural e cultural pela UNESCO, e é nela onde estão os fiordes de Montenegro. Algumas das cidades mais visitadas do país estão nas margens da Baía, como Kotor e Perast.
Ola
Achei muito bom e tambem de tamanho e variedade de explicações muito boas
Parabens
Bom dia Massimo, tudo bem?
Que bom! Fico muito feliz que tenha gostado.
Sempre tento trazer o máximo de informações e detalhes para os viajantes conseguirem entender bem sobre o destino.
Abraços,
Carol
Amei tudo, sobre Montenegro, mas vc não falou sobre quais idiomas eles entendem, posso ser compreendida em inglês, espanhol????
Bom dia Edna, tudo bem?
Que bom, fico feliz que tenha gostado do texto 🙂
O idioma oficial de Montenegro é o montenegrino. Nos estabelecimentos turísticos você pode ser compreendida em inglês e grande parte da população jovem também fala inglês. E isso também vale para a maioria dos países da Europa que não tem inglês como idioma oficial. Pode ser que algumas pessoas falem espanhol, mas isso é algo particular e não uma “regra” como o inglês. Outra dica, caso precise se comunicar com alguém que não fale inglês e nem espanhol é utilizar o Google Tradutor, que tem função escrita e de áudio. Isso facilita muito em países com idiomas muito diferentes.
Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Abraços,
Carol