Guia completo de Monte Verde, entre Minas Gerais e São Paulo: O que fazer EM Monte Verde, o que visitar em Monte Verde, principais atrações turísticas em Monte Verde, onde se hospedar em Monte Verde, onde comer em Monte Verde, Informações históricas de Monte Verde e muito mais!
Monte Verde é um dos destinos queridinhos para quem quer curtir uns dias frios de inverno. Pela sua curta distância em relação à São Paulo, é muito procurado aos finais de semana. A cidade tem muitos hotéis e pousadas, opções gastronômicas variadas e um centrinho charmoso.
A cidade já recebeu títulos de Melhor Destino de Inverno e de Melhor Destino Romântico do Brasil. Então, se você está procurando algum lugar assim, Monte Verde é uma ótima opção para a sua viagem!
SOBRE MONTE VERDE
Localização
Monte Verde está localizada no sul de Minas Gerais, perto da divisa com São Paulo. A cidade fica no alto da montanha e é um distrito da cidade de Camanducaia. Monte Verde fica a 170 km de São Paulo e a 160 km de Campinas.
Informações sobre Monte Verde
A cidade de Monte Verde está situada Serra da Mantiqueira e é cercada de muita natureza. Um dos destaques da paisagem natural da cidade são as lindíssimas Araucárias.
A cidade é repleta de pousadas e hotéis, que estão distribuídos na região do centrinho até alguns quilômetros de distância, em entrada de terra. A maioria das opções de hospedagem contam com lareiras e aquecedores, o que torna o ambiente aconchegante e romântico.
A gastronomia também é um dos principais atrativos da cidade. Come-se bem e muito em Monte Verde. Com opções de gastronomia alemã, italiana, mineira e, claro, rodízios de fondue, definitivamente não é um destino para quem está de dieta!
Logo na entrada da cidade, um portal e o início da rua principal, que se estende até o “final” da cidade e onde os turistas se encontram para passear, fazer compras nas inúmeras lojas de roupas e produtos locais, para comer e beber.
COMO CHEGAR EM MONTE VERDE
Carro
A melhor maneira de chegar em Monte Verde é de carro. O acesso é feito através da Rodovia Fernão Dias, entrado na cidade de Camanducaia. Após entrar, é necessário atravessar a cidade toda para seguir viagem
O trecho Camanducaia – Monte Verde é uma estrada de mão única de aproximadamente 28km. Embora o trecho seja curto, a estrada é toda cheia de curvas, então a viagem costuma levar bastante tempo, principalmente se houver caminhões ou ônibus na estrada.
ONDE SE HOSPEDAR EM MONTE VERDE
Kuriuwa Hotel
Já estive quatro vezes em Monte Verde, e durante minha última visita à cidade me hospedei no maravilhoso Kuriuwa Hotel. A experiência foi fantástica, então vou contar para vocês um pouco mais sobre este hotel que vale muito a pena!
Sobre o Kuriuwa Hotel
O Kuriuwa Hotel é uma hospedagem romântica 5 estrelas que fica a 3km do centro de Monte Verde. O hotel é adults only, ou seja, crianças não são permitidas e é uma opção ideal para casais.
Para chegar no hotel é necessário atravessar a rua principal da cidade e seguir por uma estrada de terra. O caminho fica um pouco mais íngreme e esburacado no último trecho, mas é de fácil acesso. E um pouco antes de chegar no portão do hotel você já se depara com um caminho emoldurado por hortênsias dos dois lados da estrada.
Após estacionar o carro, o primeiro contato é com a sede do hotel, onde fica a recepção, salas de estar, restaurante e decks, adega, spa e piscina.
Além do prédio da sede, o hotel também possui uma área verde muito extensa, e os quartos, que eles chamam de moradas, estão espalhadas por essa área. A princípio pensei que fossem trilhas, como vocês podem ver na foto abaixo, mas na verdade são os caminhos que levam até cada uma das moradas.
Ao longo dessa área encontramos um pergolado pertinho do nosso quarto, algumas cadeiras para observar a vista, e um mirante. Vimos casais sentados nesses bancos tomando um vinho e aproveitando o por do sol. Nós sentamos apenas alguns minutos no pergolado.
E também vale dizer que esses caminhos são bem íngremes, mas para quem tem dificuldade de locomoção, o Kuriuwa Hotel oferece o serviço de carro para levar/buscar na sede do hotel.
O quarto do hotel
O quarto onde nos hospedamos no Kuriuwa Hotel foi uma das melhores experiências de hospedagem que já tive. São apenas 17 moradas de 5 diferentes categorias e cada uma delas com lareira, deck com vista em quartos super aconchegantes.
Fiquei extremamente satisfeita com o meu quarto. Ficamos na Morada dos Pinheiros da Categoria Diamante, no chalé superior – veja aqui – e o quarto, além de ser aconchegante tinha uma vista surreal e uma estrutura de banheiro moderna, que me agradou muito.
Fomos recebidos com uma cartinha de boas vindas e chocolates da Chocolate Montanhês. Os amenities eram do Boticário e da Natura e na área do banheiro o piso era aquecido.
O restaurante do hotel
No restaurante do hotel é servido o café da manhã, que está incluso na diária, almoço e jantar. Um espaço muito aconchegante, com uma lareira central e imensas janelas com vista para a piscina e para a paisagem.
O café da manhã no Kuriuwa Hotel
O café da manhã do hotel é sensacional, daqueles que você só vai ter fome novamente no final da tarde! Para quem gosta de café da manhã de hotel, vai se perder nas opções de iogurtes, geleias , pastas de amendoim, frutas, frios, pães dos mais variados tipos, doces, bolos, pão de queijo, vários tipos de queijos, salgadinhos, bebidas quentes, sucos.. E ainda eles oferecem nas mesas bolinhos de chuva quentinhos.
E ainda na mesa há um papel para ser preenchido e entregue para o garçom, caso você queira algumas das opções: omelete, ovo mexido, tapioca, waffle e vitamina. Viu só quanta coisa??
Agora vamos aos meus destaques: a geleia diet de maçã com canela estava simplesmente perfeita, o risoles de frango delicioso e os bolinhos de chuva que eram levados nas mesas também. Ah, o Waffle e o omelete também estavam uma delícia!
O jantar no Kuriuwa Hotel
Como decidimos ver o por do sol do deck todos os dias, acabamos jantando no hotel. As opções são bem variadas, com sopas, massas, carnes, peixes..
Deck do Restaurante: nosso lugar preferido!
E para finalizar essa review do Kuriuwa Hotel, vou mostrar um pouco sobre o deck do restaurante, onde passamos todos os finais de tarde para assistir o por do sol que estava simplesmente maravilhoso!
Com mesas, sofás, cadeira de balanço suspensa, varal de luzinhas, aquecedores e uma fogueira central, esse espaço é deliciosos para curtir o fim da tarde tomando um vinho. Para chegar até ele, é necessário passar pelo restaurante do hotel.
Alive Eco Hut Pousada
Em uma das outras vezes que estive em Monte Verde, optamos por ficar em uma pousada. E uma pousada muito especial, a Alive Hut. Assim como o hotel acima, a Pousada fica fora do centro da cidade, aproximadamente 3km de distância. Quando estive na Pousada Alive Hut tive uma experiência muito boa, principalmente pela simpatia dos donos e pelo delicioso café da manhã.
Outras opções de hospedagem em Monte Verde
Monte Verde possui MUITAAAAS opções de hospedagem para todos os gostos e orçamento. Desde para aqueles que querem ficar no centrinho da cidade até aqueles que querem ficar mais isolados.
A Pousada do Mirante da Colyna é uma pousada 5 estrelas muito bem avaliada, e localizada na região central de Monte Verde, a apenas 500 metros da Avenida.
Outra opção muito recomendada é Esquilo Hotel, que fica perto da Avenida Monte Verde e possui uma boa estrutura para quem viaja em família.
Por fim, nossa recomendação para quem prefere uma hospedagem mais moderna, é o Hotel Saint Michel, que fica no centrinho de Monte Verde.
QUANDO IR PARA MONTE VERDE
Em qualquer época do ano é possível viajar para Monte Verde, mas a cidade é muito popular por ser um destino de inverno. É durante os meses mais frios que acontece o Festival de Inverno e quando é possível ir para a cidade curtir o friozinho.
Mas, essa também é uma época de alta temporada, o que significa que você vai pegar trânsito para chegar, preços mais altos e estabelecimentos lotados. A temperatura é amena durante todo o ano, então caso você queira ir no outono ou primavera possivelmente também vai conseguir curtir o frio à noite.
Na minha última viagem, estive na cidade na última semana de maio de terça a sexta, e foi excelente, pois a cidade estava tranquila, não pegamos trânsito e já estava bem frio. Essa é minha sugestão, se você conseguir ir fora de temporada e durante a semana, pode ter uma experiência mais agradável.
O QUE FAZER EM MONTE VERDE
Avenida Monte Verde
A maioria das pessoas que viaja para Monte Verde passa pelo menos uma vez pela Avenida Monte Verde, que é a rua principal da cidade. Nela estão situadas muitas lojas e galerias, bares, restaurantes, agências de viagem e estacionamentos.
Algumas das principais galerias da Avenida são: Galeria Suíça, Vila Europa, Inverness Mall, Vila Germânica e Shopping Center Celeiro. Nessas galerias e nas outras lojas é possível encontrar muitas opções de roupas e produtos locais. Na Avenida é também onde fica o famoso termómetro de Monte Verde, onde as pessoas costumam tiram fotos quando a temperatura está baixa.
Para estacionar o carro na Avenida Monte Verde, é necessário parar em algum estacionamento. Quando estive lá (maio/2022), o valor de praticamente todos os estacionamentos era de R$ 10 sem tempo limite, ou seja, pode estacionar e ficar várias horas passeando.
Trilhas Ecológicas
Para quem gosta de fazer trilhas Monte Verde é uma ótimo destino. São várias opções de trilhas, com dificuldades leves, moderadas e até algumas mais desafiadoras. As trilhas ficam dentro do Parque Ecológico Verner Grinberg.
A trilha da Pedra Redonda
Embora tenhas várias trilhas, desde o início da pandemia, todas foram fechadas e até o momento (maio/2022) somente a Trilha da Pedra Redonda foi aberta. Essa trilha possui 926 metros de extensão, com altura total de 1.990 metros de altitude e nível médio de dificuldade. No meio do caminho há um mirante em um deck de madeira com uma vista deslumbrante.
Importante saber que é necessário comprar o ingresso com antecedência e agendar um horário. É possível fazer o passeio por conta própria e o ingresso custa R$ 35,90 por pessoa. Quem preferir também pode fazer a trilha acompanhado de alguma agência. Veja mais informações sobre a trilha e como comprar o ingresso.
Fizemos a trilha da Pedra Redonda no horário das 12h30 por conta própria e foi super tranquilo. O passeio todo, contanto subida, descida durou 1h.
As outras trilhas de Monte Verde
Como contei acima, há muitas outras trilhas em Monte Verde, mas que infelizmente ainda não foram reabertas. Quando as trilhas estiverem disponíveis para visitas novamente, venho atualizar esse texto 🙂
Par adiantar para vocês, essas são as outras trilhas de Monte Verde: Pedra Partida – 2.046 metros, Chapéu do Bispo – 1.955 metros, Platô – 1.945 metros e Pico do Selado – 2.082 metros.
Unger’s Pottery House Art Gallery
Galeria de arte localizada a 2km do centro de Monte Verde. Dentro dela estão expostas obras e Paula Unger e de outros artistas contemporâneos. Obras como peças de cerâmica, esculturas, quadros, objetos de decoração compõem o acervo. Antes de chegar na galeria, atravessamos um lindo jardim com obras expostas. Ah, e todas as peças expostas na galeria estão à venda!
A entrada é gratuita, e o acesso a galeria é feito por estrada de terra bem esburacada. Além disso, não há estacionamento no local, então é necessário estacionar o carro na própria estrada. Isso faz com que muitas pessoas visitem a galeria com city tours, que passam por vários pontos da cidade, inclusive na galeria.
Estive duas vezes na galeria, a primeira há muitos anos, foi com city tours de jipe. A segunda vez (das fotos abaixo), foi em maio/2022 e fomos com nosso próprio carro. Sofremos um pouco com o último trecho da subida, mas deu tudo certo. Estacionamos uns 100 metros para frente da entrada, e isso tudo em um dia ensolarado. Acredito que em um dia chuvoso fica um pouco difícil chegar até lá.
Outras atrações e passeios em Monte Verde
Como ainda não fiz esses passeios, não vou detalhar aqui para vocês, mas as opções são variadas:
- Passeio de Jipe
- Passeio de quadriciclo
- Trilha do Pinheiro Velho
- Escola de Falcoaria
- Patinação no gelo
- Fábrica de Chocolate Gressoney
- Ice Bar Monte Verde
- Fazenda Radical
- Parque Oschin
- Orquidário MV
ONDE COMER E BEBER EM MONTE VERDE
Sugestões Gastronômicas da última viagem
Durante minha última viagem à Monte Verde, jantamos todas as noites no restaurante do Hotel Kuriuwa, onde ficamos hospedados. É uma excelente opção para quem está hospedado por lá e não quer sair à noite.
No fim de tarde do segundo dia da viagem fomos ao Fritz Cervejaria Artesanal, que é um espaço que produz cerveja artesanal e possui um restaurante especializado em gastronomia alemã. Para quem quiser, é possível visitar as instalações da fábrica.
No dia seguinte, almoçamos em um restaurante que encontramos e achamos simpático no centro da cidade, bem em frente ao Boteco do Lago, o Dona Mucama. O um bar/restaurante de comida brasileira com opções de mesas na altura da rua e internas. Nossa experiência foi boa, mas nada de excepcional, o ponto forte do restaurante é a sua localização.
Por fim, também aproveitamos o tempo no centro da cidade e fomos comer uma sobremesa na Casa do Strudel, que fica em um dos cantinhos mais charmosos da cidade. São várias opções de strudel com chantilly e sorvete. Além disso, o local também serve café, chá e outros itens similares.
Sugestões Gastronômicas em Monte Verde
O Boteco do Lago é um clássico da cidade. Com uma localização privilegiada, ao lado do lago da cidade, é provavelmente o mais concorrido da cidade. Já estive nele algumas vezes e é uma ótima opção para todos os públicos. O Chocolate Montanhês é um clássico da cidade para tomar um café e provar um chocolate.
Para quem gosta de fondue, a Casa do Fondue é o lugar ideal para apreciar um rodízio. Também já estive lá uma vez e a fila de espera era um tanto considerável. Para quem gosta de um ambiente de bar com música ao vivo, outra sugestão é o Café Pinhão. Estive lá durante um jogo da Copa do Mundo de 2014 e foi muito divertido!
Outro restaurante muito tradicional é o Restaurante Paulo das Trutas. O restaurante fica fora do centro e é necessário pegar uma estrada de terra. Nele há um tanque onde ficam as trutas e um espaço bem amplo. O restaurante também possui outra unidade que fica na região central da cidade, e é uma boa opção para quem está hospedado na região.
Outras opções gastronômicas em Monte Verde
Por fim, alguns restaurantes muito bem indicados que ainda não tiver a oportunidade de conhecer, mas recomendo aqui para vocês. Na região central de Monte Verde, começamos com o Villa Donna Bistrô, que é considerado o melhor à la carte de Monte Verde. Outra opção é o bar de vinhos Wine Not.
Quem gosta da culinária italiana pode escolher entre a Cantina Portale di Napoli e Mamma Tera. Dois restaurante novos com ótimas avaliações são, o Villa Madre Steakhouse, com uma vista incrível para as montanhas e também a Alameda Suíça.
Para finalizar, o Bistrô Provence Cottage é um restaurante de culinária francesa que fica fora do centro da cidade. O restaurante possui menu degustação e atende somente mediante reserva, assim como a última sugestão, o Saint Thomas.