Categorias: Dicas

Jet Lag: O que é, quais são os sintomas e como evitar

Jet Lag I foto: JESHOOTS.COM on Unsplash

Quem já pegou voos muito longos, daqueles que você passa horas e horas voando (às vezes com mais de uma conexão) provavelmente já está familiarizado com o termo Jet Lag. Para quem não sabe o que este termo significa, vou explicar com mais detalhes ao longo do texto.

E, além de explicar o que é Jet Lag, neste texto também indico quais são os principais sintomas e 10 dicas de como evitar, ou pelo menos amenizar, os sintomas. Afinal, o que todos nós sempre queremos é aproveitar ao máximo cada momento de nossas viagens!

O que é Jet Lag

Jet Lag é o desconforto e o mal estar causados pela alteração de fuso horário. Ele geralmente ocorre após longas viagens de avião, onde se atravessam muitos fusos horários, e é causado por uma alteração repentina de sono e de alimentação. Isso porque o corpo tem uma certa resistência para se adaptar à nova rotina.

Duas pessoas dormindo no aeroporto I foto: Free To Use Sounds on Unsplash

Quais são os principais sintomas do Jet Lag

Após uma longa viagem é possível haver aumento de cansaço, fadiga, irritabilidade, insônia a noite, sonolência durante o dia e dor de cabeça. E claro, os efeitos são sentidos de maneiras diferentes por cada pessoa. Há quem sinta pouco desconforto, enquanto outros sentem todos os efeitos e maneira acentuada.

Como evitar o Jet Lag

Preparei uma lista com algumas sugestões do que pode ser feito antes, durante e após voos de longa duração para que os efeitos do Jet Lag sejam amenizados e os primeiros dias da viagem sejam melhor aproveitados.

Mas também adianto que essas sugestões não são milagres e que não necessariamente vão funcionar para todas as pessoas. Elas são apenas dicas que ajudam a facilitar a adaptação à nova rotina.

1. Exposição a luz / Evitar luz

Especialistas sugerem que para o corpo se adaptar com antecedência, uma técnica é se expor ou evitar a luz, dependendo do fuso horário do seu destino. Quando a sugestão é buscar a luz em determinados horários, qualquer tipo de luz serve. E embora a luz solar seja melhor, a luz artificial também resolve.

Quando a sugestão é evitar a luz em determinados horários, caso não seja possível estar em um ambiente fechado, basta utilizar óculos escuro. Na última parte deste texto, você vai encontrar dois sites e um aplicativo que auxiliam os viajantes a reduzir os sintomas do Jet Lag. As principais orientações sugeridas por esses sites e aplicativo são relacionadas a exposição ou a evitar a luz.

Casal de óculos escuros I foto: Elle Hughes from Pexels

2. Durma mais cedo ou mais tarde nos antes antes da viagem

Essa é uma dica que também faz parte das orientações de um dos sites indicados. Então, dependendo da mudança do fuso horário, e se for possível na sua rotina, você pode passar a acordar/dormir mais cedo ou mais tarde. Dessa forma, seu corpo pode se adaptar mais facilmente com o novo horário.

3. Chegue no destino durante o dia

Se possível, quando comprar a passagem aérea escolha a opção de voo que chegue no destino durante o dia. Chegar durante o dia no destino pode uma maneira de facilitar a aclimatação.

4. Pegue o voo descansado

Tente organizar os detalhes da sua viagem com antecedência para que no dia anterior a viagem não precise se preocupar com isso. Assim, você não vai passar os últimos momentos resolvendo detalhes de última hora. Uma boa noite de sono antes de um voo muito longo é fundamental.

Interior do avião I foto: Marvin Meyer on Unsplash

5. Evite Bebidas Alcoólicas

Outra dica é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o voo. Essas bebidas podem causar dor de cabeça e desidratação. Em uma viagem longa, eu resolvi tomar vinho para relaxar e conseguir dormir, mas efeito foi o contrário e eu não conseguia dormir de tanta dor de cabeça. A partir disso, passei a evitar bebidas alcoólicas durante os voos.

6. Respeite o horário do destino

Ao chegar no destino, tente respeitar o horário local, ou seja, não pense no fuso horário do Brasil. Sabemos que depois de uma viagem muito longa é difícil resistir a um cochilo. Se conseguir evitar e for dormir apenas a noite, ótimo! Se realmente precisar desse cochilo, não se esqueça de colocar o despertador.

Saiba mais sobre Os maiores erros do viajante
Saiba mais sobre 6 dicas para evitar um choque cultural
Saiba mais sobre 9 dicas para curtir melhor sua viagem de inverno

Uma dica do piloto Mark Vanhoenacker, e que ele próprio utiliza após voos de longa distância, é chamada da regra das 11h. A regra é simples: se chegar no hotel antes das 11h, permita tirar um cochilo de uma ou duas horas, se chegar depois não durma.

Fuso Horário de diferentes países I foto: Alejandro Guerrero from Pixabay

7. Movimente-se durante o voo

Nos voos muito longos, é recomendável levantar um pouco da poltrona, movimentar-se e fazer um pouco de alongamento. Isso ajuda na circulação do sangue pois, em casos extremos, ficar muito tempo sentado pode ocasionar trombose.

Uma outra sugestão para evitar a possibilidade de trombose em voos longos é a utilização de meias de compressão. Mas atenção, a compra dessas meias deve ser feita mediante orientação médica.

8. Evite tomar remédio para dormir

Essa é uma questão um pouco polêmica. Embora a utilização de remédios para induzir o sono seja algo muito comum, a maioria das recomendações sobre Jet Lag sugere que seja evitado tomar remédios para dormir.

Isso ocorre porque esses medicamentos podem ter um bom efeito durante a viagem, mas ao chegar no destino, a sensação de cansaço pode ser ainda maior. Então a dica é, se for usar, que seja em pequena quantidade e com orientação.

9. Mantenha-se hidratado e faça uma alimentação leve

Beber bastante água e fazer uma alimentação leve ajudam a diminuir um pouco os efeitos do Jet Lag. Beba muita água no avião e ao chegar no destino, pois quando voamos nosso corpo desidrata com mais facilidade. E se possível, recorra à alimentos leves e saudáveis durante o voo e ao chegar no destino.

Refeição leve I foto: Brooke Lark on Unsplash

10. Faça exercícios

A prática de atividades físicas regulares é recomendada em diversas ocasiões, e para evitar o jet lag não é diferente. Os exercícios podem amenizar alguns sintomas como a fadiga, além de melhorar o nível de humor e energia.

Sites e Aplicativo de Celular

Jet Lag Rooster

Outra opção é o site Jet Lag Rooster. Nele, o viajante insere as informações dos horários de voo, dos hábitos de sono e da antecedência que quer se preparar. A partir disso, o site monta um plano de sono, de exposição à luz e ao escuro.

Tela inicial do site Jet Lag Rooster

British Airways

O site da companhia aérea British Airways disponibiliza uma seção chamada Jet Lag Advisor e funciona de maneira similar ao site mencionado anteriormente, mas de maneira mais simples. Neste site, as principais recomendações são em relação a se expor ou evitar luz.

Tela do Jet Lag Advisor da British Airways

Timeshifter

Para quem viaja de maneira mais constante, existe um aplicativo criado para ajudar os viajantes a reduzirem o efeito do Jet Lag, o Timeshifter. Ele funciona a partir da coleta de três informações: padrão de sono, itinerário do voo e a preferência do passageiro de dia ou noite.

Com essas informações registradas, o aplicativo fornece um plano personalizado para o passageiro, de quando se deve evitar a luz ou o escuro, utilização de café e melatonina. O aplicativo é gratuito para baixar, mas a partir disso é necessário pagar um plano anual ou a cada utilização.

 

Espero que essas dicas te ajude a amenizar os efeitos do Jet Lag para que as viagens sejam sempre aproveitadas da melhor maneira possível! E deixe um comentário contando se você já conhecia essas dicas ou se tem alguma outra dica para incluir nessa lista!

Deixe seu comentário