Holambra é uma das cidades mais incríveis do interior do estado de São Paulo! A preservação dos costumes e tradições holandeses e a incorporação das flores como elemento de identidade da cidade, faz com que ela seja única.
Sendo assim, montei uma lista com 18 experiências que todos deveriam vivenciar em uma viagem à Holambra. Como sempre, recomendo que o passeio dure pelo menos um dia e uma noite, para que assim seja possível aproveitar a cidade em diferentes momentos.
Saiba mais sobre O que fazer em Holambra, a cidade das flores
Saiba mais sobre Roteiro de 1 dia em Holambra
Saiba mais sobre Hotel em Holambra: dicas da onde ficar
E como o assunto é experiência, eu não poderia deixar de indicar hotéis e pousadas que ajudam a elevar a qualidade da experiência da viagem! E o melhor é que em Holambra tem opções de hospedagem para todos os gostos! Então vamos lá?
5 HOTÉIS PARA DIFERENTES EXPERIÊNCIAS EM HOLAMBRA
>> Para quem quer ficar no centrinho da cidade
Para quem quer ficar hospedado no coração da cidade, as melhores opções são o Holambra Garden Center, que fica em uma das principais vias, bem perto do Boulevard Holandês. E também o Hotel Villa de Holanda, que também fica muito perto dessa região.
>> Para quem gosta de uma hospedagem mais moderna
Ainda no centro da cidade, uma opção para quem prefere ter uma experiência em um ambiente moderno, minimalista e industrial, é o Hotel 1948, que é muito bem avaliado por hóspedes nas reviews do booking.
Quando você reserva sua hospedagem pelos links do blog, ou clicando aqui, eu recebo uma pequena comissão do booking e não há nenhum custo adicional para você. E isso me ajuda a manter o blog sempre atualizado. Muito obrigada!
>> Para quem quer ter uma experiência rural
Para quem quer ter uma experiência rural de hospedagem, a dica é o Rancho da Cachaça Pousada. O Rancho da Cachaça é uma propriedade que conta com uma pousada e um restaurante, além de produzir a sua própria cachaça artesanal.
>> Para quem está viajando com crianças
O Villa de Holanda Parque Hotel é uma opção de hospedagem ideal para quem está viajando com crianças. O hotel possui uma ótima estrutura, área externa com jardins, brinquedos e piscina.
18 EXPERIÊNCIAS PARA TER EM HOLAMBRA
E antes de seguir para o primeiro tópico dessa lista, acho importante dizer que todas essas experiências indicadas aqui para vocês já foram testadas por mim pelo menos uma vez. Então podem confiar nessas dicas 🙂
1. Provar o Eisbein no The Old Dutch
O Eisbein é o joelho de porco cozinho ou frito, acompanha hutspot (um tipo de purê de batatas com outros legumes), appelmoes (um tipo de purê de maçã), chucrute, arroz e mostardas. E você ainda pode pedir para adicionar kassler (um tipo de bisteca suína) e salsichões. Então, se você gosta desse tipo de comida, provar um joelho de porco com todos os acompanhamentos disponíveis no Restaurante The Old Dutch é uma experiência imperdível!
2. Comer a melhor torta de maçã no Martin Holandesa
Os doces produzidos no Martin Holandesa são todos deliciosos e de excelente qualidade, mas a torta de maçã é surreal e a vale a pena ser provada. A torta de maçã, ou se preferir appeltaart, é feita de maçã, nozes, uva passa e açúcar por cima. É imperdível! Seja a versão pequena que você consegue comer na própria loja ou a versão grande, que você leva para casa!
3. Fazer degustação de geleias de pimenta no Sitio Joeljer
Continuando no assunto gastronômico, outra sugestão é Sítio Joeljer, que é produtor de pimentas e proporciona uma deliciosa degustação de produtos feitos à base de pimenta. A degustação é feita de forma orientada, então é possível perceber a alteração dos níveis de picância, e para quem não é acostumado, ir se acostumando aos poucos. É uma experiência muito interessante.
Saiba mais sobre Turismo Rural no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais
4. Garantir uma foto do Portal De Holambra
Assim como muitas cidades turísticas, Holambra também possui um o Portal Turístico. Este portal foi inaugurado em 2004 e é todo feito de tijolinhos à vista e grandes janelas. Se você visitar a cidade aos finais de semana, vai encontrar uma senhora com trajes típicos entregando folhetos com mapas e panfletos da cidade. E para tirar uma foto, é simples. Antes de passar pelo portal há algumas vagas de estacionamento a direita.
5. Caminhar pelo Boulevard Holandês
O Boulevard Holandês é uma das ruas mais movimentadas da cidade por ser muito charmosa e ter restaurantes, como o Martin Holandesa e o Restaurante Casa Bela, além de lojas e outros estabelecimentos. Se você estiver hospedado em Holambra, a dica é chegar cedo para conseguir caminhar com calma. Isso porque perto da hora do almoço. a rua fica muito lotada e às vezes é até difícil passar de carro.
6. Provar um sorvete de flores na Gelateria & Cafeteria Rosas de Holambra
No Boulevard Holandês é possível encontrar uma sorveteria que vende sorvetes com sabores de flores. Alguns sobres disponíveis são de rosa, hibisco e lavanda. Esses podem não vir a ser seus sabores preferidos, mas com certeza vale a pena a experiência de provar um sorvete com sabor de flor na cidade das flores!
7. Ver o Moinho Povos Unidos de todos os ângulos: por fora, por dentro e do alto
O Moinho Povos Unidos é o cartão postal de Holambra. Embora seja funcional, não é utilizado para fins comerciais. Muitos visitantes fotografam o moinho do gramado que fica ao redor. Mas para quem tiver curiosidades de saber como é o moinho por dentro e como é seu funcionamento, é possível subir até o 6º andar, aprender sobre a história e observar a cidade do alto do mirante de observação que fica no 5º andar.
8. Passear pela Praça Vitória Régia, ao redor do lago e no Deck do Amor
O Deck do Amor é uma estrutura de madeira em sobre o Lago Vitória Régia. A região tornou-se muito procurada por turistas que querem fotografar e prender cadeados na estrutura da ponte. E como a região atrai um grande número de pessoas, a dica é chegar cedo para aproveitar o ambiente enquanto os turistas ainda não chegaram na cidade.
9. Explorar o Parque Van Gogh
É um parque que fica em frente ao Lago do Holandês. O parque é chamado desta maneira em homenagem à Van Gogh e porque nele há réplicas dos quadros do pintor holandês. O parque fica aberto apenas mais finais de semana.
10. Conhecer mais sobre a história da cidade no Museu Holambra
No Museu Histórico de Holambra é possível conhecer mais sobre o passado da cidade e como viviam os imigrantes que chegaram na região.
11. Descansar na Praça da Cachoeira
A Praça da Cachoeira é um espaço público tranquilo e agradável. É uma praça em desnível, com cachoeira e alguns bancos onde as pessoas ficam curtindo o ambiente. Nela não há nenhuma atração, é simplesmente um espaço para descansar e curtir um pouco a natureza.
12. Visitar os Campos de Flores no Bloemen Park
Como tudo em Holambra gira em torno da temáticas das flores, visitar um campo de flor é uma ótima experiência para quer quer entrar no clima da cidade. Há duas maneiras de visitar campos de flores: com uma agência ou de maneira independente. Vou indicar aqui o Bloemen Park, que é um campo de flor de visita independente. Muitas pessoas também aproveitam o espaço para fazer ensaios fotográficos!
13. Comprar flores no Garden Center Cidade das Flores
Holambra possui muitas lojas de flores pela cidade, mas a minha sugestão aqui é uma loja específica, a Garden Center Cidade das Flores, que fica na estrada um pouco antes do portal de entrada da cidade. A loja é muito ampla, possui uma variedade de flores, plantas, vasos, flores de corte, acessório. As flores e plantas são separadas em setores e cada um possui plaquinhas explicando sobre os cuidados necessários. É um lugar que eu gosto muito e recomendo para todos!
14. Curtir um fim de tarde de verão no Restaurante Casa Bela
O Boulevard Holandês é uma rua muito charmosa e nela fica o Restaurante Casa Bela, que possui muitas mesas na parte externa, em um ambiente muito agradável. Então a sugestão aqui é aproveitar um fim de uma tarde de verão em uma das mesas da área externa do restaurante. Além do charme da rua, essa área do restaurante é toda arborizada, com canteiros e vasos de flores, e luzes nas árvores.
15. Provar os doces da Zoet en Zout
A Confeitaria Zoet en Zout fica localizada às margens do Lago Vitória Régia. A loja fica em uma estrutura fechada, e há mesas na área interna, na área externa coberta e também no extenso gramado em frente ao Lago.
16. Provar porções e drinks deliciosos no Restaurante Lago do Holandês
O Restaurante Lago do Holandês fica localizado às margens do Lago do Holandês, do lado oposto do Parque Van Gogh. Além das deliciosas opções de frutos do mar, o restaurante possui um extenso cardápio de bebidas. E nada melhor que porções para acompanhar essas bebidas. Pode pedir com tranquilidade a casquinha de siri ou o croquete cremoso de frango, são duas opções deliciosas que recomendo pra vocês!
17. Visitar a Expoflora, a maior exposição de plantas ornamentais da América Latina
A Expoflora é um evento que ocorre em Holambra há quase 40 anos. A Expoflora é uma exposição de flores e plantas da América Latina. O evento ocorre todos os anos desde 1981 durante aproximadamente 1 mês, de sexta a domingo. Na Expoflora há mostra de paisagismo e decoração, exposição de arranjos florais, lojas de flores, apresentação de danças típicas holandesas, além de muitas opções gastronômicas tradicionais holandesas.
Saiba mais sobre a Expoflora, a festa das flores em Holambra
18. Caminhar pela Alameda Maurício de Nassau
A Alameda Maurício de Nassau começa dois quarteirões antes do Lago Vitória Régia e segue até o Portal do Moinho. Ao longo desse trajeto, é possível encontrar: o Lago e a Praça Vitória Régia, o Deck do Amor, o acesso ao Museu Histórico de Holambra, guarda chuvas de Holambra, a Alameda do Beijo com a estrutura da Expoflora, a Igreja Matriz de Holambra, a Praça Bento Euzébio Tobias, o Moinho de Holambra e o Portal do Moinho. E todas essas atrações em apenas 1km em linha reta.
Saiba mais sobre Circuito das Águas Paulista: o que é e como visitar
Saiba mais sobre 10 cidades perto de São Paulo para curtir o fim de semana
Saiba mais sobre O que fazer em Águas de Lindóia, a capital termal do Brasil
Saiba mais sobre O que fazer em Serra Negra, a cidade da saúde
Saiba mais sobre O que fazer em Itu, a cidade dos exageros
Saiba mais sobre O que fazer em Socorro, a cidade da aventura