Categorias: Destinos: Europa | Dicas

21 erros para evitar em uma viagem à Europa

Estamos todos aguardando ansiosamente o anúncio da reabertura de fronteiras, e claro, o fim da pandemia! E como viajar para a Europa é o sonho de muita gente, preparei este post te ajudar a não cometer nenhum desses 21 erros em sua próxima viagem à Europa. Vamos lá?

21 ERROS PARA EVITAR EM UMA VIAGEM À EUROPA

1. Não se atentar à validade do passaporte

Este é um item muito simples, mas também muito importante! Não apenas para uma viagem à Europa, mas em toda a viagem internacional é necessário verificar a validade do seu passaporte.

Alguns países exigem pelo menos 3 meses de validade após o retorno da viagem, outros exigem 6 meses. Mas sempre gosto de seguir a recomendação de validade de até 6 meses do passaporte na data de retorno da viagem.

Saiba mais sobre os 16 maiores erros dos viajantes
Saiba mais sobre Qual é a diferença entre Castelo e Palácio?

Em Portugal, por exemplo, é obrigatório que a validade do passaporte seja de pelo menos 3 meses após o retorno ao Brasil, mas, o Consulado reforça que a validade seja preferencialmente de 6 meses.

A mesma regra de Portugal se aplica à França e à Alemanha. Na Áustria é diferente, o país exige  a obrigatoriedade de pelo menos 6 meses de validade após a saída do Espaço Schengen.

2. Esquecer de fazer o seguro viagem internacional

Os 26 países da Europa, que fazem parte do Espaço Schengen, exigem dos visitantes um seguro viagem internacional de pelo menos 30.000 EUR. Este seguro deve abranges todos os países da área e cobrir qualquer despesa que possa surgir em relação à motivos médicos, tratamento hospitalar de emergência e morte.

Saiba mais sobre Seguro Viagem Internacional
Saiba mais sobre Primeira viagem a Europa: o que saber antes de viajar

Sempre faço os meus seguros viagem com a empresa parceira do blog, a Seguros Promo, e recomendo muito aqui para vocês! Clique aqui para fazer um orçamento.

3. Escolher um destino na época “errada”

Não há nada pior que chegar em um destino, e descobrir apenas lá, que era a época errada para ir para este lugar. Para evitar, é necessário pesquisar com antecedência para não ter surpresas desagradáveis.

Saiba mais sobre Qual é a melhor época de viajar para a Europa
Saiba mais sobre 10 dicas para uma viagem de inverno na Europa

Por exemplo, chegar para esquiar em um país antes do início da temporada de inverno. Ou escolher fazer uma viagem de praia em uma época de chuvas. Ou até mesmo ser uma pessoa que não gosta de filas e lotação e escolher um destino de verão na alta temporada.

E falando em alta temporada, sei que muitas pessoas não conseguem viajar em outras épocas, mas recomendo muito evitar alta temporada. Isso porque tudo fica mais caro e mais lotado. Além disso, faz um calor muito forte em muitos destinos da Europa.

4. Não verificar os horários de funcionamento das atrações

Outro erro em viagens para a Europa é de não checar os horários das atrações. Na maioria dos países da Europa as atrações, que tem horários estabelecidos, como museus, galerias de arte, palácios, castelo possuem horários de funcionamento que variam de acordo com a estação do ano.

No verão, o tempo de permanência das atrações costuma ser maior do que no inverno, com diferenças de várias horas. Saber disso com antecedência reduz as chances de você chegar em um lugar e se deparar com uma atração fechada.

5. Não fazer um roteiro de viagem

O roteiro de viagem inclui os itens acima, de checar o horário de funcionamento das atrações e de planejar a logística da viagem. Um roteiro de viagem pode ser feito pelo viajante que tem experiência e tempo de se dedicar à este trabalho.

Outra opção é contratar um serviço de roteiros personalizados e otimizar tempo e dinheiro durante a viagem. Nós fazemos este serviço de montar roteiros personalizados de acordo com os gostos, interesses, orçamento e necessidades de cada cliente. Clique aqui para entender mais sobre o nosso trabalho.

6. Muitas cidades em pouco tempo

Querer ver e fazer tudo em pouco tempo é o erro mais clássico e comum de quem viaja pela Europa, principalmente quando é a primeira viagem!

Como brasileiros, temos a errada percepção de que “na Europa tudo é perto”. E embora as distâncias realmente sejam mais curtas do que estamos acostumado, não prático e nem recomendável fazer uma viagem “pinga-pinga”. E aqui estão os motivos pelos quais não recomendamos este tipo de viagem.

Motivo 1: Apenas passar pelos lugares

O primeiro motivo é que ao fazer este tipo de passeio, a possibilidade de deixar passar pontos interessantes é muito grande. Você pode conhecer as principais atrações turísticas da cidade, mas dificilmente vai conseguir ter tempo para viver a cidade de maneira mais profunda.

Motivo 2: Viagem cansativa

Segundo porque é extremamente cansativo pegar avião/trem, ir para o hotel, fazer check in, desfazer as malas, fazer as malas, fazer check out, ir para outra estação, viajar e tudo isso repetidas vezes.

Além disso, este tipo de viagem costuma ser mais cara, principalmente pelos deslocamentos: avião ou trem entre os países, táxi até o hotel se tiver malas muito pesadas, gorjeta de carregador de malas….

Motivo 3: As condições metrológicas podem atrapalhar quem tem pouco tempo

Outra desvantagem é que, se você está neste ritmo, é provável que tenha pouquíssimo tempo em cada cidade e se a meteorologia atrapalhar, seus planos podem ser arruinados. Diferente de quem tem mais tempo na cidade e a opção de readequar a programação.

Uma opção a isso é fazer bases em cidades principais e passeios bate-volta por cidades e atrativos da região.

7. Não explorar profundamente um destino

Este item traz um pouco do conceito do slow travel, que é um estilo de viagem que faça mais sentido e que tenha mais significado, com mais conexão com o destino, com a cultura, menos deslocamentos, menos impacto na natureza e na sociedade.

Saiba mais sobre A experiência de imersão cultural em viagens
Saiba mais sobre Como escolher a melhor hospedagem de viagem
Saiba mais sobre Paris: minhas dicas para você “sentir” a cidade

A Europa é um continente tão rico, com países repletos de história, arte, arquitetura, gastronomia. Então, minha dica é, quando escolher um ou alguns países, tente passar mais tempo nele, vá além das atrações turísticas obrigatórias, converse com locais, se deixe perder um pouco, aprenda um pouco sobre o país e se contexto antes da viagem.

8. Esquecer de levar acessórios úteis

Adaptadores de tomada para países com diferentes tipo de tomada, almofada de pescoço para dormir melhor no avião, doleira para manter seu dinheiro seguro e perto de você, carregador portátil de tomada para não ficar sem bateria no celular durante o passeio.

Todos esses acessórios de viagem, e muitos outros, trazem muita segurança e praticidade quando estamos viajando. Alguns até mesmo melhores a segurança e nos fazem economizar dinheiro. Não esqueça acessórios indispensáveis para não ter que gastar mais e perder tempo quando estiver viajando.

Saiba mais sobre 16 acessórios úteis para usar em suas próximas viagens

9. Esquecer de liberar o cartão de crédito para uso internacional

Mesmo que você não tenha a intenção de usar seu cartão de crédito internacional, recomendo que libere para uso. Isso porque pode haver alguma emergência e com o cartão liberado vai passar por menos perrengue.

10. Comprar trem noturno para economizar em hospedagem

Não que eu seja contra comprar trem noturno, às vezes pode até valer a pena e ser interessante para quem tem como foco economizar na viagem. Mas, nem sempre é confortável e a economia raramente é tão eficiente assim.

“Sem teto” durante várias horas

Vamos imaginar uma situação. Quando você compra um passe de trem noturno para economizar na estadia, acaba ficando sem hospedagem até o horário da viagem. E como o check out costuma ser por volta das 11h, 12h, você vai ficar pelo menos umas 6h/7h “sem teto”.

Felizmente muitos hotéis permitem que se deixe a bagagem na recepção, então é possível passear livremente até o horário de ir para a estação de trem. Mas você não vai conseguir tomar um banho e ter o conforto de um quarto até o horário do embarque.

Se você chegar no destino muito cedo, também pode continuar sem banho e sem o conforto de um quarto. Ou pode dar sorte de já haver um quarto disponível para você entrar!

Atrapalha quem tem sono leve

Outra desvantagem deste tipo de troca – noite no hotel por trem noturno – é que pode ser que o trem não seja tão confortável e às vezes um pouco barulhento. Sendo assim, difícil para quem tem sono leve.

11. Não comprar ingressos de atrações com antecedência

Esperar em filas de atrações é um dos erros mais comuns. Hoje é possível comprar na internet ingressos com antecedência e isso é uma vantagem muito grande, pois otimiza seu tempo durante a viagem.

Sites oficias de museus e atrações oferecem ingressos, e há também sites de venda de ingressos e tours, como o Civitatis. Mas para fazer essas compras com antecedência é preciso ter uma mínima noção do roteiro que deseja seguir.

Saiba mais sobre Comprar ingressos antes de viagem ou não?

12. Não escolher uma boa hospedagem para a sua viagem

E quando eu digo uma boa opção de hospedagem para a sua viagem, não quer dizer uma hospedagem cara ou luxuosa. E sim algo que faça sentido para você e para a sua viagem.

Embora alguns pessoas achem que é apenas um detalhe, garanto que escolher uma hospedagem é algo muito importante em uma viagem. Localização, limpeza, segurança, conforto são apenas alguns itens que podem fazer sua viagem ainda melhor ou atrapalhar seu passeio.

Escolha uma hospedagem que caiba no seu bolso e que seja adequada para você. Os países da Europa oferecem todos os tipos de hospedagem, desde apartamentos e hosteis, até hotéis boutique e resorts.

Quando você reserva sua hospedagem pelos links do blog, ou clicando aqui, eu recebo uma pequena comissão do booking e não há nenhum custo adicional para você. E isso me ajuda a manter o blog sempre atualizado. Muito obrigada!

13. Levar malas grandes e pesadas

Quanto mais experiência você adquire em viajar, mais leves suas malas ficam. Tente pensar nas roupas que vai usar ao longos dos dias da viagem, combine as peças entre si e viaje leve. Viajar com pouca bagagem é uma vantagem muito grande!

Malas pesadas em viagens de trem

Para quem vai viajar de trem, é ainda mais importante carregar somente o que você consegue. Isso porque no transporte ferroviário, não há ninguém que vai ficar carregando sua bagagem! Cada pessoa é responsável por carregar, colocar no trem, acomodar e retirar as próprias malas.

Limite de bagagem em voos low cost

E também é uma dica muito válida para quem vai fazer viagens econômicas e quer economizar utilizando passagens aéreas de empresas low cost. Essas companhias aéreas possuem opções de passagens muito baratas, mas um limite muito baixo de peso de bagagem. Se você possuir muita bagagem terá que pagar um valor adicional.

14. Não pesquisar opções de transporte público

Na maioria das grandes e médias cidades da Europa, utilizar o transporte público é a melhor opção para se deslocar. Isso porque este tipo de transporte costuma ser econômico e muito funcional.

Antes de viajar, é bom pesquisar as opções de transporte público. Entender se há passes por dia/semana. Enfim, entender qual opção atende melhor seus planos de viagem.

Além disso, não deixem de se atentar à necessidade de validar passes e de comprar os passes corretos para não correr o risco de levar alguma multa durante a viagem. Em muitas cidades não há catraca para entrar no transporte, mas ao longo da viagem há fiscais que conferem os bilhetes, e se você estiver irregular pode ter que pagar alguma multa.

15. Entrar em qualquer restaurante que encontrar

Antes de viajar, pesquise opções de comidas típicas, restaurantes com gastronomia local. Geralmente os restaurantes que ficam próximos das atrações turísticas são aqueles feitos para turistas. Costumam ser caros e nem sempre tem boa qualidade.

Claro que podem haver exceções, mas é isso o que costuma acontecer. E pode ser que você se sinta mais seguro em comer em redes conhecidas de fast food, mas reforço a dica de pesquisar e fazer pelo menos uma refeição em um restaurante tradicional e provar alguma comida típica, essa é uma excelente maneira de conhecer mais sobre o país e sua cultural

16. Desprezar regras de gorjetas e outras etiquetas

Regras de gorjetas

Seja um viajante consciente e entenda quais são as regras de gorjetas, os valores e faça disso um hábito em todas as suas viagens. Respeitar essas regras é respeitar o país e as pessoas que nele vivem.

Outras etiquetas de viagem

Mas, além das gorjetas há algumas etiquetas que devem ser consideradas. Por exemplo, na República Tcheca as pessoas andam de tram em silêncio, ou conversam muito baixo para não atrapalhar os outros.

Em Portugal, é falta de educação entrar em um restaurante e sentar sem ser encaminhado por algum funcionário. E ainda em relação ao assunto restaurante, ficar chamando o garçom na mesa levantando a mão e chamando por nomes como é feito no Brasil, também é falta de educação e não funciona.

17. Não saber andar de trem

Fazer viagens de trem é muito comum em países da Europa. E nós no Brasil, não estamos tão acostumados com este tipo de transporte. Então é importante saber de algumas informações para fazer uma viagem mais tranquila.

Comprar com antecedência

Ao andar de trem, fique atento a importância de comprar passagens com antecedência. Se a viagem for entre cidades/países, costuma ser possível comprar a partir de 90 dias de antecedência. Mesmo para passagens de trem de passeios bate-volta, é recomendado comprar as passagens com antecedência.

Jamais chegue atrasado

Outro item que deve ser considerado é não chegar atrasado na estação de trem. Os trens são muito pontuais e saem exatamente na hora que devem sair. Então é importante não se atrasar. E se a estação de trem for de uma cidade grande, ou se for sua primeira viagem, chegue ainda mais cedo para se localizar e encontrar a sua plataforma.

Fique esperto com o seu ponto de parada

Outro ponto importante é que se você estiver viajando para um destino que não seja o ponto final do trem, saiba que é essencial estar na porta do trem com as suas malas antes mesmo do trem parar. O trem para na estação por poucos minutos e logo continua seguindo viagem.

Nem sempre a opção mais barata

É comum acreditar que viajar de trem é sempre a opção mais barata, mas não é bem assim. Na Europa, há companhias aéreas low cost que tem opções muito baratas.

18. Pegar o avião muito cedo para aproveitar o dia

Pegar o avião bem cedinho – quase de madrugada – para chegar em uma cidade e aproveitar o dia pode parecer a melhor opção quando você tem pouco tempo. Mas não é algo que eu recomendo, pois geralmente você vai ficar mais cansado e não vai conseguir aproveitar o dia da melhor maneira.

Saiba mais sobre Jet Lag: O que é, quais são os sintomas e como evitar

Isso porque não é apenas o horário do voo que deve ser considerado, mas também o tempo de você acordar e se arrumar, o deslocamento do seu hotel até a estação, a antecedência para fazer o check in e todos os procedimentos de aeroporto.

19. Ficar desatento com seus pertences e com golpes

Embora a maioria dos países da Europa seja muito seguro, não dê bobeira com seus pertences. Dificilmente alguém irá te abordar armado para te assaltar, mas batedores de carteira em regiões turísticas ficam espertos com turistas desatentos.

Além disso, na maioria dos destinos, e principalmente nas regiões mais turísticas, é comum a tentativa de golpes em turistas que estão desatentos.

20. Não checar os dias de atrações gratuitas

Em muitos países da Europa há atrações, como museus, que são gratuitas uma vez por mês, ou em um determinado horário do dia. Não deixe de verificar esta informação das atrações que você deseja visitar. Isso pode te ajudar a economizar um pouco durante a sua viagem!

Saiba mais sobre 19 passeios para fazer em Madrid, na Espanha
Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar

21. Não usar roupas e sapatos confortáveis

Embora existam vários tipos de viajantes, e eu respeite isso, uma dica muito importante é usar roupas e sapatos confortáveis durante a viagem. Viagens feitas para os destinos da Europa costumam ser acompanhadas de muitos passeios e caminhadas.

E para quem gosta desse tipo de passeio, é essencial que esteja vestido de maneira confortável para que as roupas não atrapalhem o dia de passeio, e nem os dias seguintes de passeio. Eu mesma já machuquei o pé usando rasteirinha e me arrependi muito. Fica a dica 😉

Este texto foi escrito para te inspirar e para trazer todas as informações necessárias para a sua viagem! Escreva nos comentários caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações 🙂

Boa viagem,
Carô

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Europa. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Estamos de viagem para Portugal no dia 6 de maio a 15 de maio.
    Nós queremos uma sugestão de roteiro. Já temos hotel reserva em Lisboa e Porto.

  2. Carol, eu e minha Cunhada iremos 3/5 à 3/6 queremos dividir entre Madri, Paris, Roma, londres, pode nos ajudar?
    Como funciona? Aguardo seu retorno e obrigada!