Categorias: Destinos: América do Norte, Estados Unidos

Dezembro em Nova York: O que fazer no fim do ano

No mês de dezembro a cidade de Nova York se transforma em um palco de luzes e decorações natalinas. A cidade realmente se prepara para este momento! Em 2019 tive a oportunidade de estar em Nova York durante a semana do ano novo e foi uma experiência incrível!

Saiba mais sobre Ball Drop Event: Festa de Ano Novo em Nova York
Saiba mais sobre 22 Passeios gratuitos para fazer em Nova York
Saiba mais sobre Nova York: 10 dicas para a sua primeira viagem

A estação de festividades traz algumas características únicas para Nova York, como decoração natalinas e espetáculos. O Natal e fim do ano em Nova York é retratado em muitos filmes e instiga a curiosidade dos viajantes.

Eu amei visitar Nova York no final do ano, principalmente pelo friozinho que estava e pelos enfeitem de Natal, que deixa tudo mais mágico. Então, para quem vai visitar a cidade nessa época e tem curiosidade de saber o que fazer, listei algumas opções, além das atrações tradicionais.

Como é o mês de dezembro em Nova York

É um momento muito especial e vale a pena ter essa experiência alguma vez na vida, mas também é importante saber que nem tudo é mágico como nas cenas de filmes.

Afinal mesmo sendo época de festas, o ritmo da cidade continua normalmente. Então, antes de falar sobre o que fazer em Nova York no fim do ano, vou trazer um pouco a realidade do que é Nova York no fim do ano:

Neve no Natal

Para quem vai viajar na época do Natal e sonha com um White Christmas, é importante saber que não é muito comum nevar em Nova York no final de dezembro. A neve geralmente chega em janeiro. Mas pode acontecer, que sabe você tem sorte!

Além disso, o dia que neva é sempre muito lindo: a neve caindo do céu, as ruas branquinhas. Um clima muito cinematográfico que facilmente agrada todo turista. Mas, os dias seguintes do dia que neve costumam ser caracterizados por ruas escorregadias e sujeira da neve quando vai derretendo e se mistura com a sujeira das suas.

Turistas e mais turistas

Você não é o único que sonha com Nova York no final do ano. Grande parte das pessoas já assistiu algum filme e tem este sonho. Como resultado, as semanas entre Natal e Ano Novo costumam ser muito lotadas, e as atrações cheias de turistas.

Frio congelante

Nessa época do ano faz muito frio em Nova York e também pode ter bastante neblina, o que dificulta alguns passeios. Então, estando ciente disso, leve roupas de inverno apropriadas e aproveite os passeios ao ar livre nos horários menos frios do dia!

O que fazer em Nova York no fim do ano

1. Visitar os Mercados de Natal

Conhecidos como Christmas Markets, os Mercados de Natal são comum em muitos países do hemisfério Norte, da América do Norte à Europa. Os Christmas Markets são mercados/feiras de Natal onde há diversas barraquinhas que vendem comidas, bebidas e produtos artesanais.

Visitar um Christmas Market no fim do ano em Nova York é um passeio imperdível e é muito provável que você passe por pelo menos algum durante seu período de estadia na cidade. A maioria tem início logo nos primeiros dias de dezembro e termina na primeira semana de janeiro.

>> Bryant Park – Bank of America Winter Village

O Bryant Park, em Manhattan, sedia um dos principais mercados de Natal de Nova York, o Bank of America Winter Village at Bryant Park que acontece entre o início de outubro até o início de janeiro. Além das barraquinhas, o espaço ainda conta com uma pista de patinação no gelo e uma linda árvore de Natal.

Endereço: 42nd Street (entre 5th Avenue e 6th Avenue)

>> Outros Christmas Markets em Nova York

O Union Square Park Holiday Market e o Columbus Circle Holiday Fair são outros dois Mercados de Natal  que acontecem em pontos da cidade, e ambos duram somente até dia 24 de dezembro. Quando estive em Nova York passeio pelos dois endereços, mas como já havia passado do dia 24 de dezembro, esses Christmas Markets já haviam sido encerrados.

Outros Christmas Markets de Nova York durante a época de final de ano acontecem na Grand Central Terminal, na estação The Oculus e no Bowling Green Park.

Union Square Holiday Market: E 14th Street, New York
Columbus Circle Holiday Fair: Columbus Cir &, Central Park S, New York

2. Ver as casas iluminadas em Dyker Heights

É comum ver em filmes de natal as casas iluminadas nessa época do ano nos Estados Unidos. E se você está indo para Nova York e tem curiosidade de ver isso de perto, não deixe de ir a Dyker Heights, no Brooklyn.

As casas da região de Brooklyn ficam muito decoradas durante o final do ano em Nova York. Foi nos anos 80 quando os moradores dessa região começaram a enfeitar muitos suas casas. Hoje, a região é uma das mais visitadas da cidade nessa época do ano, e os moradores capricham na decoração e na iluminação das casas.

É possível fazer o passeio por conta própria, mas o mais comum é contratar tours guiados. Abaixo há algumas opções de passeios para quem optar por fazer tours guiados.

 

3. Admirar as vitrines de Natal

As vitrines de Natal em Nova York também são uma atração turística da cidade. Muitos turistas se juntam para admirar esses enfeites, que muitas vezes vem seguidos de músicas e uma apresentação de luzinhas.

Saiba mais sobre Mercados Gastronômicos em Nova York
Saiba mais sobre Onde comer e beber em Nova York: 13 dicas

Muitas lojas de departamento investem bastante em suas vitrines e dois destaques em Manhattan são, a Saks Fifth Avenue e a Macys’. A Saks Fifth Avenue sempre tem uma vitrine temática, em 2019 o tema foi Frozen 2, e em 2020 foi sobre passar o tempo com quem a gente gosta.

Endereço: 611 5th Ave, New York

Já na Macy’s, o clima de Natal não fica somente na vitrine. A loja dedicou um andar inteiro para abrigar uma aldeia de Natal, que é um ambiente todo decorado que conta com a ilustre presença do Papai Noel para alegrar os turistas mais novos.

4. Fotografar árvores de Natal

Como todos já sabem, neste período de festividades, a cidade de Nova York fica toda enfeitada! E um dos tipos de enfeites mais comum de encontrar são árvores de Natal. Mas, embora sejam muitas árvores pela cidade, listamos aqui algumas das mais tradicionais, localizadas em vários pontos icônicos e hotéis da cidade.

>> Rockefeller Center

A árvore de Natal do Rockefeller Center é montada no final de novembro/início de dezembro e fica exposta até a primeira semana de janeiro. Esta mede entre 20 e 30 metros e é montada no mesmo local desde o ano de 1933.

Endereço: 45 Rockefeller Plaza, New York, NY

>> Hotel Lotte New York Palace

Outra árvore muito linda que encontrei quando estive em Nova York foi a do Lotte New York Palace. Este hotel 5 estrelas localizado na Madison Avenue possui uma árvore de Natal de quase 10 metros de altura e muitas decorações natalinas no pátio de entrada. Neste hotel foram filmadas várias cenas do seriado Gossip Girl

Endereço: 455 Madison Avenue, Midtown East, Nova York, NY

Wall Street

O Financial District, em Manhattan também possui a tradição de montar uma árvore de Natal desde os anos 20. Esta árvore é montada em frente ao New York Stock Exchange.

Endereço: Broad Street (entre Wall Street e Exchange Place)

>> Bryant Park

O Bryant Park, localizado em Midtown recebe todos os anos uma linda árvore de Natal que fica junto ao Winter Village, o Christmas Market montado para a estação. Além da árvore de Natal e das feirinhas do mercado de Natal, no Bryant Park também há uma pista de patinação no gelo.

Endereço: 42nd Street (entre 5th Avenue e 6th Avenue)

>> New York City Public Library

E para finalizar a lista, a árvore de Natal no hall de entrada da New York City Public Library, entre as duas escadas laterais. A biblioteca fica situada na 5th Avenue, atrás do Bryant Park.

Endereço: 5th Avenue (entre 40th Street e 42nd Street)

5. Patinar no gelo

Durante os meses de inverno (e não apenas em dezembro), é possível partir no gelo em vários pontos de Nova York. Listamos aqui algumas das principais pistas de patinação no gelo para quem quiser ter essa experiência durante a viagem.

>> Rockefeller Center – The Rink

Chamada de The Rink, a pista de patinação do Rockefeller Center tem preço de admissão e aluguel de equipamento que varia entre $25 e $35. Ela costuma funcionar entre o final de novembro até o final de janeiro das 09h às 24h.

Endereço: Entrada na 49th Street (entre 5th Avenue e 6th Avenue)

>> Central Park – Wollman Rink e Lasker Rink

Há duas pista de patinação no Central Park. A principal e mais lotada é a Wollman Rink, que fica no sul do Central Park e tem um custo de $12 para adultos. A Lasker Rink é a outra pista de patinação no gelo, que fica no norte do Central Park e custa $9 para adultos.

Central Park – Wollman Rink: 830 5th Avenue, New York
Central Park – Lasker Rink: 110 Lenox Avenue, New York

>> Winter Village no Bryant Park

O Bryant Park, além de contar com o Mercado de Natal e com uma linda árvore de Natal também possui uma pista de patinação de gelo aberta para os visitantes, entre novembro e a primeira semana de janeiro.

Endereço: 6th Avenue (entre 40th Street e 42nd Street)

6. Assistir um espetáculo natalino

O grupo de dança The Rockettes apresenta o clássico musical Christmas Spectacular em Nova York no fim do ano. Essa é uma performance vem sendo apresentada desde 1933 no Radio City Music Hall.

Endereço: 1260 6th Avenue, New York

7. Curtir decorações de Natal pelas ruas da cidade

As decorações de Natal estejam espalhadas por todos os lados, como nas casas de Dyker Heights, no Brooklyn, e na decoração de lojas. Mas, para quem não está procurando algum lugar específico, recomendo passear pela 5th Avenue e 6th Avenue.

Na 5th Avenue há muitas lojas, o Rockefeller Center, o Bryant Park. E na 6th Avenue, na altura do Radio City Music Hall há lindas decorações de Natal, muito tradicionais, e muitas árvores iluminadas ao longo do caminho.

8. Assistir jogos de basquete da NBA e de hockey da NHL

Por fim, a última dica é aproveitar a temporada de esportes que ocorre durante o inverno: basquete e hockey. Ir para uma arena é uma experiência muito recomendada para quem gosta de esportes.

E mesmo que você não seja super fã, garanto que é uma experiência inusitada para quem nunca assistiu. A cidade de Nova York possui dois times de basquete, o New York Knicks, que joga na Madison Square Garden, e o Brooklyn Nets, que joga no Barclays Center.

 

Hotel em Nova York

E para finalizar, eu queria trazer outra dica, que é sobre hospedagem. Uma boa localização em Nova York pode garantir uma experiência ainda melhor. Assim, separei algumas dicas de hospedagens com ótimo custo benefício:

Hotel Doubletree By Hilton New York Times Square West: localizado em Hells Kitchen, este hotel é uma opção excelente a 1,5 km da Times Square e a 2km da Rockfeller Center.

Hotel MOXY NYC Times Square: uma excelente opção para viagens em casal, o hotel fica a 600 metros do Empire State Building e possui um rooftop com bar.

Hotel Hyatt Place New York City/Times Square: para finalizar, outra opção em Hell´s Kitchen. Este hotel é uma opção moderna e bem localizada em Nova York.

Deixe seu comentário