Categorias: Dicas, Hospedagem

Como escolher o melhor hotel para sua viagem

A melhor hospedagem de viagem é sempre aquela que atende às suas necessidades. Ou seja, que se encaixa com seu perfil de viajante, com o tipo de viagem que você vai fazer, com o seu orçamento e com as suas necessidades.

A hospedagem como uma prioridade de investimento em uma viagem é considerada por muitas pessoas. E, de fato, uma experiência positiva de estadia (ou negativa) pode transformar uma viagem!

Algumas vezes até escolhemos um destino exclusivamente por causa de um hotel que gostamos, e assim, explorando a região onde ele está situado. Isso aconteceu comigo em 2016 quando encontrei o Emeralda Resort Ninh Binh, no Vietnã, e dediquei duas noites para essa experiência.

PRINCIPAIS TIPOS DE HOSPEDAGEM

Antes de seguir para as dicas de como escolher a melhor hospedagem para a sua viagem, eu trouxe aqui para vocês as principais classificações de hospedagem. Assim você já pode enxergar as opções e qual delas faz mais sentido para você.

Hotel

O hotel é a tradicional forma de hospedagem, com quartos individuais, serviços e facilidades. Os hotéis possuem uma classificação de estrelas associadas à preço e qualidade.

Saiba mais sobre Onde ficar no centro de Granada, na Espanha
Saiba mais sobre Hotel em Nova York: onde ficar em Manhattan
Saiba mais sobre Hotel custo benefício em Paris: Hôtel du Lion d’Or Louvre
Saiba mais sobre Hotel custo benefício em Londres: Phoenix Hotel
Saiba mais sobre Portugal: hotéis de luxo e minha wish list

Hotel Boutique

Hotel Boutique possui uma identidade própria, poucos quartos e um ambiente mais intimista e sofisticado. Os hotéis boutique costumam ter designers próprios e muita personalidade em sua arquitetura e decoração, são frequentemente chamados de hotéis de charme. O Lake Villas – Charm Hotel & Spa é um exemplo de hotel boutique em Amparo, no interior de São Paulo.

Saiba mais sobre Onde ficar em Kotor, Montenegro

Hotel Adults only

Outra classificação de hotel são os chamados adult only, que não aceitam crianças. São hotéis procurados por casais em viagens românticas. O DNPY Beach Hotel & Spa, em Ilhabela, é um exemplos de hotel adults only, que aceita crianças apenas acima de 10 anos.

Hotel-fazenda

A proposta do hotel-fazenda é estar situado na área rural e proporcionar uma vivência no campo e alguns dias de contato com a natureza. A classificação de hotéis-fazenda varia, assim como hotéis comuns, de 1 a 5 estrelas. O Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba, é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Pousada

É um tipo de hospedagem, similar ao hotel, mas que possui algumas características mais bem definidas. Pousada são mais aconchegantes e tem um toque de personalidade, com clima mais intimista e, em geral, possui administração familiar.

Pousadas não podem ter mais de 30 quartos e construção com mais de 3 andares. As pousadas recebem classificação de 1 a 5 estrelas. A Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Saiba mais sobre Onde ficar em Canmore, no Canadá

Resort

É uma opção de hospedagem que possui grande estrutura de lazer e entretenimento para os hóspedes, e costumam estar situados fora dos centros urbanos. De maneira geral, os hóspedes não costumam sair do resort, e aproveitam a viagem apenas dentro da propriedade. O Royal Palm Plaza Resort é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Saiba mais sobre Hotel Resort Monreale, em Poços de Caldas/MG
Saiba mais sobre Hospedagem em Ninh Binh, no Vietnã
Saiba mais sobre Onde ficar em Tivat, Montenegro
Saiba mais sobre Punta Cana: o que saber antes de viajar

Hostel ou Albergue

Hostel ou albergue é um tipo de hospedagem que possui opção de quartos compartilhados, embora alguns hosteis tenham a opção de quartos individuais. Possui um ambiente mais informal, com muitas áreas em comum para socialização, preços mais acessíveis, e é muito frequentado por jovens. O Selina Secret Garden Lisboa, em Lisboa, é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Glamping

O Glamping é uma variação do Camping, embora a similaridade seja apenas na proposta. Glamping é a junção de GLAMour + CampING. É uma proposta de estar imerso na natureza, no estilo de um camping, mas com toda a estrutura e o “glamour” de uma hospedagem de luxo. O Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Apartamento (ou aluguel por temporada)

É possível fazer a locação de um quarto ou da casa/apartamento inteiro. É uma opção muito procurada por quem faz viagens em grupo. Nas cidades, o que mais faz sucesso são os apartamentos. A opção é interessante para quem quer viver como residente, ir ao supermercado, além de que costuma ter preços mais acessíveis.

Hospedagens específicas de alguns destinos

Outro dado que precisa der uma pesquisa é em relação ao tipo de hospedagem do destino. Embora na maioria dos países tenha as mesmas opções que essas citadas anteriormente, há alguns lugares que tem classificações diferentes ou nomes diferentes.

Em Portugal, Pousadas são hospedagens com contexto histórico e luxuosas, podendo ser em palácios, castelos e conventos. As Pousadas de Portugal são administradas pelo Grupo Pestana, e divididas em 4 categorias: pousadas históricas, pousadas históricas design, pousadas natureza e pousadas charme. A Pousada Mosteiro de Guimarães é um exemplo deste tipo de hospedagem.

E na região da Puglia, na Itália, é comum que turistas se hospedem em Masserias, que são Fazendas transformadas em hotéis. As Fazenda são aproximadamente dos século XV a XVII, um tipo de hotel fazenda. A Masseria San Domenico é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Na região da Lapônia, na Finlândia, é possível ver a aurora boreal durante grande parte do ano. Desta forma, há diversas opções dos chamados hotéis iglus, que possuem teto de vidro, da onde é possível ver o céu de dentro do próprio quarto. A Kakslauttanen Arctic Resort – Igloos and Chalets é um exemplo deste tipo de hospedagem.

Saiba mais sobre Qual é a diferença entre palácios e castelo
Saiba mais sobre Onde se hospedar em Madrid, na Espanha

DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR HOSPEDAGEM

Ótimo, agora você já conhece os principais tipos de hospedagem! Mas afinal, como escolher a melhor hospedagem para a sua viagem? Vamos lá que eu expliquei tudo, passo a passo.

1. DEFINA O TIPO DE VIAGEM E SUAS PRIORIDADES

Antes de começar a pesquisar hospedagem, é importante definir o tipo de viagem que você vai fazer, e assim buscar opções de hospedagem que se encaixem e façam sentido para o seu tipo de viagem.

Por exemplo, se você vai fazer uma viagem low cost, de mochilão, é mais provável que opte por um hostel, e não por um resort. Por outro lado, se você vai fazer uma viagem romântica, a qualidade e os serviços do hotel terão mais importância do que se você fosse fazer uma viagem para passar o dia todo fora explorando a cidade.

2. DETERMINE O QUANTO QUER GASTAR COM HOSPEDAGEM

O preço costuma ser um fator relevante na hora de escolher uma hospedagem. Para facilitar a escolha, saiba qual é o orçamento disponível para a viagem e o quanto deste valor que gostaria de investir em hospedagem. Depois, procure opções que estejam próximas do valor.

Variação de preço por estação e destino

É importante lembrar que os preços das hospedagens variam de acordo com a época do ano e  com o destino escolhido. Nos momentos de alta temporada, os preços são mais elevados. Além disso, há cidades e regiões de cidades que são mais caras.

Hospedagem + alimentação

Outro fator importante de ser considerado é que algumas hospedagens podem ficar afastadas de regiões centrais e possuem restaurantes próprios, incentivando os hóspedes a passarem mais tempo no hotel e desfrutarem de seu restaurante, como é o caso de hotéis fazenda e alguns resorts.

3. FAÇA SUA PESQUISA NO BOOKING

Para quem faz reservas online, eu sempre recomendo a plataforma do Booking por dois motivos. Uso a plataforma desde que comecei a fazer reservas online e por conta própria, há pelo menos 10 anos. Acho o layout  da plataforma excelente e bem prático, com informações organizadas e fáceis de visualizar. Não troco por nada.

E por confiar nesta plataforma, fiz parceria com o Booking, então se você fizer sua reserva através de qualquer link do blog eu recebo uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso. Além me incentivar a continuar produzindo conteúdo para vocês aqui no blog 🙂

Como fazer pesquisa de hospedagem no booking

  • Acesse o site do booking e insira as informações de cidade, dia de check in, dia de check out, número de quarto e de pessoas, conforme a imagem abaixo.

  • Clique em PESQUISAR e você vai ser direcionado para uma página com diversas opções de acomodações e um breve resumo sobre cada uma delas: nome do hotel, a nota, o número de avaliações, o preço para a quantidade de diárias, conforme a imagem abaixo.
  • No lado esquerdo da tela, haverá uma caixinha amarela com as informações que você completou no início da pesquisa. Caso queira fazer alguma mudança, basta alterar por lá e clicar em PESQUISAR
  • Embaixo da caixa amarela há diversas opções de filtros que podem ser aplicados de acordo com as suas preferências. Algumas opções de filtros são: orçamento, café da manhã, política de cancelamento, categoria do hotel (estrelas), distância do centro da cidade, e muitos outros.
  • Clique nas opções de hotel que mais te agradaram e você vai ser direcionado para a página específica de cada hospedagem. Eu gosto de abrir várias janelas com todas as opções que gostei e assim vou comparando e eliminado as opções uma a uma.
  • Ao rolar para baixo a página do hotel, você vai encontrar as fotos, a descrição do hotel, os preços e as facilidades de cada tipo de quarto, avaliação de hóspedes, pontos importantes e proximidade deles com o hotel, comodidades separadas por categorias.

4. FIQUE ATENTO À LOCALIZAÇÃO DA HOSPEDAGEM

A localização da hospedagem costuma ser o item que as pessoas mais consideram importante. Mas escolher uma boa localização nem sempre é tão simples. Antes de pensar na localização,  considere os itens abaixo.

Pontos de interesse

Para quem procura praticidade, é importante verificar se a hospedagem está perto dos pontos de interesse, e de outros lugares que podem ser interessantes, como restaurantes, bares e outros pontos de seu interesse. Você pode “passear” pela rua do hotel ou pela região através do Google Street View.

Proximidade com transporte público

Para quem se hospeda em cidades grandes e gosta de utilizar transporte público, vale a pena conferir se a hospedagem escolhida fica perto de alguma estação de metrô, ônibus, tram ou qualquer que seja o transporte público adequado para se locomover na cidade.

Segurança

Outro item muito importante em relação a localização de uma hospedagem é a segurança. É importante entender quais são os bairros seguros e os bairros perigosos das cidades e evitar correr riscos desnecessários.

“Melhor localização”

Tome cuidado com as dicas de melhor localização. Embora a maioria delas seja verdadeira, é importante considerar o que é melhor localização para você, de acordo com o seu objetivo de viagem.

Pesquisa e mais pesquisa

Para finalizar o item localização, reforço que o mais importante é que você faça uma pesquisa para entender o que você vai quer visitar na cidade, quais os melhores bairros, e estações de transporte público próximos de você.

Como escolher a melhor localização do hotel no Booking

  • Ao acessar a página do Booking com o hotel escolhido, você vai encontrar a página com todas as informações. Embaixo do nome do hotel é possível encontrar o endereço exato e visualizar onde fica o hotel no mapa da cidade, conforme a imagem abaixo.

  • Recomendo que você abra o mapa para ter acesso visual da localização exata do hotel na cidade. Para abrir o mapa, basta clicar em “visualizar mapa”, conforme a imagem abaixo.

  • Ao abrir o mapa, do lado esquerdo da tela estão as informações do hotel, como nota, preço, avaliações. No centro está o mapa, e o ícone de localização grande e que pisca, mostra o hotel escolhido. Ao basta passar o mouse por cima vai é possível ver o nome, o preço e a nota.
  • No canto direito inferior há uma opção de zoom + e zoom -. Conforme você vai utilizando o zoom + e se aproximando da localização do seu hotel, mais opções de hospedagens vão aparecendo. Então, caso você esteja escolhendo baseado em localização, esta é uma excelente maneira de encontrar mais opções.
  • Veja na imagem abaixo, destacados em roxo, o ícone de localização grande e o zoom + e zoom –

 

5. VERIFIQUE COMODIDADES E INSTALAÇÕES DO HOTEL

Embora as prioridades de comodidades e de instalações variem de acordo com interesses pessoais, listamos algumas opções que consideramos importantes para a maioria dos viajantes.

Elevador

É comum que alguns prédios e hotéis da Europa, principalmente aqueles localizados em construções antigas, não tenham elevador. Então, se isso for uma prioridade para você, fique atento à essa informação.

Eu  já tive uma experiência assim no 262 Boutique Hotel em Lisboa. E embora não tenha me atrapalhado, e mesmo sem elevador eu voltaria a me hospedar nele, pode não ser adequado para quem tem mobilidade reduzida.

Ar Condicionado

Também é muito importante confirmar se o quarto possui ar-condicionado, principalmente se for fazer uma viagem de verão ou uma viagem pra um destino mais quente.

Horários de check in e check out

Também considero essencial verificar os horários de check in e check out. Dependendo do horário que você chegar na cidade, pode ter que esperar muitas horas para conseguir entrar no quarto.

A maioria dos hotéis guarda suas malas e te deixa livre para passear, mas nada como tomar um banho e arrumar as coisas, não é? (pelo menos eu não vejo a hora de fazer isso quando chego na cidade ahahaha).

Eu também já tive uma experiência assim, em Madrid, no CC Malasanã. Meu voo chegou em Madrid muito cedo, umas 4h da manhã, e pouco tempo depois já chegamos no hotel. Todos os quartos estavam ocupados e tivemos que esperar até às 12h para poder fazer check in. A pessoa da recepção foi super atenciosa, guardou as malas e verificou as opções de quarto, mas não tivemos outra opção a não ser começar o passeio logo cedo, e somente depois entrar no quarto do hotel.

Recepção 24h

Outra situação que precisa de atenção é quem aluga apartamentos ou hospedagens que não tem recepção 24h. É necessário marcar um horário ou avisar mais ou menos o horário que você vai chegar para que alguém te espere

Aconteceu isso comigo quando me hospedei em um apartamento foi no Porto. Dias antes de chegar na cidade, tivemos que marcar com a empresa um horário para um funcionário levar as chaves e dar uma breve explicação sobre o apartamento e a região.

Estacionamento

Se você estiver viajando de carro ou fazendo uma road trip, este é um item muito relevante. Ter estacionamento no hotel você você ficará hospedado faz muita diferença. Alguns hotéis oferecem até mesmo estacionamento gratuito para seus hóspedes.

Outras comodidades e instalações

Outros itens que podem ser checados são: café da manhã, tomadas, Wi-fi gratuito, camas confortáveis, tamanho do quarto, secador no banheiro.

Também é importante avaliar facilidades e instalações específicas caso você, ou alguém que está viajando com você, possua alguma limitação ou necessite de algo especial. Exemplo disso são rampas de acesso e elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção.

Além disso, caso você seja alérgico, como eu, recomendo que verifique se o quarto possui carpete no quarto. Se você tem filhos, pode ser indispensável que seu quarto tenha uma pequena cozinha. Enfim, verifique o que é importante para você e o que vai facilitar e deixar a sua viagem mais tranquila.

Como chegar comodidades e instalações no Booking

  • No site do Booking, as comodidades e instalações dos quartos podem ser checadas junto às opções de quarto, conforme imagem abaixo. E as instalações do hotel podem ser encontradas na parte final do site, e são divididas em categorias.

6. ANALISE AVALIAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

Embora seja o último item, analisar avaliações e recomendações é uma das coisas mais essenciais quando se busca uma hospedagem. Para mim, o mais importante é encontrar elogios sobre a limpeza do hotel. Também gosto de analisar as avaliações mais recentes.

Como analisar avaliações e recomendações pelo Booking

  • No Booking, você pode encontrar na página do hotel as avaliações dos hóspedes detalhadas, escritas por quem já se hospedou. Basta clicar no item AVALIAÇÃO DE HÓSPEDE, conforme a imagem abaixo.

  • Ao clicar, vai abrir uma tela que contém as notas por categorias e embaixo as avaliações. É possível filtrar as avaliações por tipo de clientes, notas, idiomas e avaliação. E ao rolar a página para baixo você tem acesso a todas as avaliações que incluem pontos positivos (:)) e pontos negativos (:() avaliados por hóspedes.
  • As 7 categorias destacadas possuem notas e uma barrinha de acordo com a nota. Notas acima de 9,5 recebem a cor verde, notas entre 9,5 e 7,5 a barra é azul e abaixo de 7 é vermelha. Eu jamais escolho uma opção de hospedagem que tenha alguma das barrinhas em vermelho.

DICA EXTRA:

Pesquise fotos da hospedagem no Instagram

E para finalizar, outra estratégia que uso é de pesquisar mais fotos do hotel no Instagram. E não apenas para ver a página do hotel, e sim as fotos de pessoas comuns que marcaram. Na página do hotel, busco as fotos que ele foi marcado. E no botão de busca, digito o nome o hotel e pesquiso tags e locais para encontrar mais fotos.

Deixe seu comentário

4 comentários