Categorias: Destinos: América do Sul, Brasil

Circuito das Águas Paulista: O que é e como visitar

O Circuito das Águas Paulista é uma opção de destino de fim de semana para quem mora na cidade de São Paulo e na região. As viagens regionais tendem a ser cada vez mais procuradas por turistas que, durante a pandemia, passaram a valorizar mais a região onde moram e os passeios que permitam ter maior contato com a natureza.

Assim, resolvi trazer aqui um pouco sobre essa rota turística no interior de São Paulo composta por 9 cidades e o que fazer em cada uma delas. Vou contar um pouco sobre o que é o Circuito das Águas, como visitar, quais são as cidades e as opções de passeios.

Vamos lá?

O QUE É O CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

O Circuito das Águas Paulista é uma rota turística no interior de São Paulo composta por 9 cidades. Localizadas na Serra da Mantiqueira, as cidades proporcionam aos viajantes passeios envolvendo turismo rural, história, gastronomia, compras, e até águas termais.

Saiba mais sobre 10 cidades perto de São Paulo para curtir um fim de semana

Essas cidades oferecem as melhores opções de descanso, com hospedagens de ótima qualidade em meio à natureza para quem quer tirar uns dias e relaxar. E opções aventura para quem tem interesse em praticar esportes radicais.

MAPA DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

Mapa da Região

No mapa abaixo você encontra em azul, as cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista, assim como a cidade e São Paulo em uma posição mais distante. Resolvi trazer assim para vocês identificarem a localização delas em comparação com as cidades de São Paulo e de Campinas.

 

QUAIS SÃO AS CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

São 9 cidades que compõe o Circuito das Águas Paulista: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Dessas cidades, apenas Jaguariúna e Monte Alegre do Sul não são consideradas Estâncias do Estado de São Paulo. As outras todas são consideradas Estâncias Turísticas ou Estâncias Hidrominerais.

1. ÁGUAS DE LINDÓIA

Águas de Lindóia no Mapa

Águas de Lindóia destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Águas de Lindóia

Águas de Lindoia é uma cidade muito tranquila e procurada por pessoas que querem descansar. Também chamada de Balneário Municipal de Águas de Lindóia, a cidade possui um centrinho muito bonito e preservado, com praça, lago e atrativos ao redor do lago.

Saiba mais sobre O que fazer em Águas de Lindóia, a capital termal do Brasil

Além disso, a água é o principal atrativo da cidade, com opções de banhos, duchas, massagens, assim como piscinas para as crianças. Mas também é possível curtir passeios de ecoturismo e atividades ao ar livre.

2. AMPARO

Amparo no mapa

Amparo destacado em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Amparo

Amparo é considerada a capital histórica do Circuito das Águas. No centro da cidade, os casarões históricos dão lugar à museus e restaurantes. Além disso, o Planetário de Amparo é uma opção de atração para quem viaja com crianças.

Saiba mais sobre O que fazer em Amparo, no interior de São Paulo
Saiba mais sobre Como visitar a Fazenda Atalaia, em Amparo
Saiba mais sobre Como visitar o Polo Astronômico de Amparo

Três grandes destaques na área rural da cidade são, a Fazenda Atalaia, a Vinícola Terrassos e a Fazenda Benedetti. A Fazenda Atalaia é uma fazenda produtora de queijos, aberta à visitação e que possui opções de café da manhã, almoço e degustação.

A Vinícola Terrassos, possui um visual fantástico da Serra da Mantiqueira, tem sua própria produção de vinhos e serve almoço em cestas de piquenique. A Fazenda Benedetti possui um espaço de cafeteria e também degustação para os visitantes.

3. HOLAMBRA

Holambra no mapa

Holambra destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Holambra

Sempre conto por aqui que Holambra é minha cidade queridinha do interior de São Paulo. Sempre que tenho a oportunidade passo o dia por lá curtindo as deliciosas opções da gastronomia holandesa que podem ser encontradas na cidade.

Saiba mais sobre O que fazer em Holambra, a cidade das flores
Saiba mais sobre Roteiro de 1 dia em Holambra, no Brasil
Saiba mais sobre 18 experiências imperdíveis em Holambra
Saiba mais sobre Hotel em Holambra: dicas de onde ficar

Holambra também é uma excelente opção para um passeio tranquilo. Conhecer o moinho dos ventos, o museu da cidade, caminhar pelo parque Vitória Régia, visitar campos de flores, e claro, comprar algumas flores para levar para casa, são alguns passeios que podem ser feitos.

4. JAGUARIÚNA

Jaguariúna no mapa

Jaguariúna destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Jaguariúna

Jaguariúna é a maior cidade que faz parte do Circuito das Águas e o passeio de Maria-Fumaça de Jaguariúna até Campinas é um dos principais passeios da cidade, mas que ocorre apenas aos finais de semana e feriado.

O Naga Cable Park é um parque de esportes aquáticos, como Wakeboard, Wakeskate, Kneeboard e Esqui Aquático, um espaço ideal para curtir os dias mais quentes. Parque dos Lagos e Estação da CIA. Mogiana também são atrações que valem a pena conhecer.

5. LINDÓIA

Lindóia no mapa

Lindóia destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Lindóia

A pequena cidade de Lindóia fica a menos de 7km de Águas de Lindóia. Lindóia é responsável por 40% de toda a água mineral do Brasil, não é a toa que é chamada de capital nacional da água mineral.

A Praça da Matriz, a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, a fonte, o Grande Lago de Lindóia e o Cristo Redentor de Lindóia são alguns dos atrativos que podem ser visitados neste pequena cidade.

6. MONTE ALEGRE DO SUL

Monte Alegre do Sul no mapa

Monte Alegre do Sul destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Monte Alegre do Sul

Uma pequena cidade com herança italiana. Em Monte Alegre do Sul há construções históricas, do século XIX e muitos alambiques, com produção de cachaça. A cidade fica em meio a montanhas e cachoeiras e é uma opção de destino para quem quer descansar.

Assim, os principais programas da cidade são, conhecer os alambiques, curtir as cachoeiras, observar as montanhas, visitar igrejinhas, construções históricas e as fontes de água. E em julho, a sugestão é conhecer o festival do morango, que acontece na cidade.

7. PEDREIRA

Pedreira no mapa

Pedreira destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Pedreira

Pedreira fica a 138km de São Paulo e é conhecida como a cidade das porcelanas. Isso porque em Pedreira é possível encontrar mais de 450 lojas com produtos como louças, vasos, utensílios da cozinha e outras coisas mais.

Além das porcelanas, Pedreira também possui praças, igrejas, construções históricas e o Morro do Cristo. Assim como o Museu Histórico e da Porcelana, que exibe aspectos da história e da cultura da cidade.

8. SERRA NEGRA

Serra Negra no mapa

Serra Negra destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Serra Negra

Embora seja muito procurada por suas opções de compras, Serra Negra possui vários tipos de atração, além de ser considerada a cidade da saúde devido a suas fontes de águas minerais, que tem efeitos terapêuticos.

Saiba mais sobre O que fazer em Serra Negra, a cidade da saúde

Os pontos turísticos do centro da cidade, incluem a Praça João Zelante, o Teleférico e o Mirante do Cristo Redentor, Disneylândia dos Robôs e as fontes de águas minerais. Fora do centro, o destaque fica para o Alto da Serra.

9. SOCORRO

Socorro no mapa

Socorro destacada em laranja no mapa, e as outras cidades do Circuito das Águas Paulista e São Paulo em azul.

O que você precisa saber sobre Socorro

E por fim, Socorro que é considerada a cidade da aventura. Mas além dos esportes de aventura, o turismo da cidade também engloba compras, águas minerais, ecológico, rural e histórico. Outro destaque de Socorro, é que a cidade de Socorro possui mais de 400 malharias.

Saiba mais sobre O que fazer em Socorro, a cidade da aventura

No centro de Socorro, as atrações incluem o Cine Cavaliere Orlandi, o Palácio das Águias, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro e o Museu Municipal de Socorro. E fora do centro histórico, o Mirante do Cristo, o Mirante Pedra Bela Vista e a Gruta do Anjo.

COMO VISITAR O CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA 

Carro

Sem dúvidas, a melhor maneira de visitar as cidades do Circuito das Águas Paulista é de carro. Isso porque, embora as cidades sejam pequenas, há muitas atrações que ficam fora da região central. Sendo assim, ter seu próprio carro garante liberdade para conhecer o que quiser e na hora que quiser.

Ônibus

Mas, para quem não tem a possibilidade de fazer este passeio de carro, é possível chegar em todas as cidades de ônibus. E no destino, fazer os passeios possíveis a pé e utilizar transporte por aplicativo ou táxi para outros passeios.

Agências de Viagem

Outra opção para quem viaja de ônibus é contratar passeios em agências de viagem das próprias cidades.

ROTEIRO PELO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

Um roteiro vai depender muito do seu tempo disponível e dos seus interesses. Todas as cidades do Circuito das Águas Paulista podem ser visitadas em um dia. Mas, se você tiver tempo, recomendo fortemente que invista em uma estadia de pelo menos uma noite para curtir com calma.

Vantagens de passar (pelo menos) uma noite em cada cidade

Quando passamos mais tempo na cidade, temos a oportunidade de conhecer várias facetas de um mesmo lugar: para quem gosta de acordar cedo, experimentar a cidade de manhã, ainda sem turistas, pode ser uma maneira deliciosa de explorar a cidade.

E no fim da tarde, sem pressa de ir embora, é possível aproveitar com calma os lugares sendo esvaziados de turistas e também se aprofundar nas opções gastronômicas da cidade 🙂

Eu particularmente gosto muito da ideia de passar pelo menos uma noite (melhor ainda se for duas), para curtir o que mencionei acima. E além disso, ainda consigo curtir a estrutura da hospedagem escolhida. A região do Circuito das Águas Paulista possui muitas opções de hospedagem em meio a natureza.

HOTÉIS FAZENDA NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA

A região está repleta de hotéis-fazenda e pousadas deliciosas para quem quer curtir dias em contato com a natureza. Separei as melhores opções localizadas em algumas cidades do Circuito das Águas Paulista para você escolher!

Águas de Lindoia

Em Águas de Lindóia encontramos várias opções de hospedagem rural. Começando nossas dicas com a opção mais bem avaliada, a Pousada Morro Verde, que se destaca por sua limpeza, café da manhã e atendimento.

Seguimos com a Pousada Estância das Montanhas, também avaliada de maneira excelente e localizada a 4km do centro de Águas de Lindóia. E por fim, o Villa di Mantova Resort Hotel , que a opção perfeita para quem viaja com crianças, por sua ótima estrutura.

Amparo

Em Amparo, a sugestão para uma hospedagem em meio à natureza, mas sem abrir mão de um certo conforto, é o Canto da Floresta Eco Resort, que se destaca pelo café da manhã e suas 3 piscinas.

Serra Negra

Em Serra Negra, listamos quatro opções de hospedagem, sendo a primeira delas a Pousada Santa Thereza, que é muito bem avaliada pelos hóspedes e ideal para uma viagem em casal.

Para quem prefere opções mais rústicas e intimistas, outras duas sugestões são o Hotel Pousada Shangri-la e a Quinta da Bocaina.

Socorro

Hotel Recanto da Cachoeira, em Socorro fica a 5km da cidade e é uma opção que possui uma excelente estrutura e quartos para casal, assim como para famílias.

Deixe seu comentário