Categorias: Destinos: Europa, Escócia

Campo de Batalha de Culloden, em Inverness

A Batalha de Culloden foi um evento marcante na história da Escócia. Ela foi travada no dia 16 de abril de 1746 e foi a batalha que encerrou de uma vez por todas a campanha jacobita de retorno da Dinastia Stuart.

Batalha de Culloden é um nome que soa muito familiar para os fãs de Outlander, pois a 1ª temporada da série aborda os eventos que levaram à batalha e o último episódio da temporada é a própria batalha.

Mas, independente da série, hoje é possível visitar o Campo de Batalha de Culloden, que também é conhecido como Culloden Moor. o campo fica perto da cidade de Inverness, conhecida como a capital das terras altas escocesas, as Highlands.

Agora vamos lá, vou te explicar mais sobre o local e sobre como fazer essa visita.

Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias na Escócia
Saiba mais sobre Castelo de Edimburgo: tudo que você precisa saber
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis

 

O que foi a Batalha de Culloden

Mas antes de contar sobre a visita e te mostrar o que você vai encontrar por lá, vou contextualizar a Batalha de Culloden e te explicar porque ela foi tão importante.

O Contexto histórico

A Dinastia dos Stuarts teve início na Escócia em 1371 e desenvolveu a Escócia de um país pobre e feudal a um estado moderno e próspero. Mas, no início do século XVIII, a Escócia era governada pelos ingleses.

Um grupo rebelde composto por clãs das terras altas e por católicos irlandeses, chamado de Jacobitas, se esforçavam para que Bonnie Prince Charles, o descendente dos Stuarts, retomasse o poder do país.

Bonnie Prince Charles dedicou parte da sua vida à missão de restaurar a Dinastia Stuart na Escócia. Mas essa tentativa não teve sucesso e a Batalha de Culloden colocou um ponto final no Levante Jacobita de 1745.

A Batalha de Culloden

A Batalha de Culloden marcou a história da Escócia. Ela ocorreu em 16 de abril de 1746 e foi a batalha final do Levante Jacobita, sendo travada entre os rebeldes jacobitas e o exército britânico.

As consequências da derrota

Os rebeldes jacobitas que sobreviveram à batalha foram exterminados pelos ingleses. Além disso, a Inglaterra continuou dominando a região e impôs uma série de proibições a tudo que estivesse relacionado à cultura escocesa, e essas proibições duraram pouco mais de 100 anos.

A partir daquele momentos, os escoceses estavam proibidos de:
– usar o sistema de clãs, que era o sistema político organizado em redes de famílias
– usar tartan, que é o tecido colorido de padrão xadrez que identificava os clãs
– usar kilt, que é a saia que faz parte do traje tradicional das Terras Altas
– falar gaélito, que era o idioma ancestral falado nessa região da Escócia
– praticar a religião católica
– tocar gaita de fole

O próprio Bonnie Prince Charlie teve que escapar de maneira humilhante do país. Para não ser reconhecido, teve que se vestir de mulher, e assim ele conseguiu fugiu para a Ilha Skye com ajuda de Flora MacDonald. Depois disso, ele passou o resto de sua vida exilado na França e na Itália.

Como visitar o Campo de Batalha de Culloden

Onde fica e como chegar

Culloden fica a 8 km a leste do centro de Inverness, na saída da A9/B9006. Para chegar, é possível ir de carro, excursão, ônibus turístico ou de transporte público.

Optamos por ir de transporte público. O ponto de ônibus Inverness, o/s Marks and Spencer fica do outro lado da rua da loja Marks and Spencer, na praça do Eastgate Shopping Centre. Atualmente o trajeto é feito pelo ônibus 27.

É importante pesquisar e verificar certinho a opção de retorno para não acontecer o mesmo que aconteceu com a gente. Como o passeio do dia anterior tinha sido muito cansativo, saímos bem tarde do hotel, e assim nossa visita também acabou tarde.

Confundimos os horários de retorno do ônibus e acabamos ficando quase 2h esperando o último ônibus para voltar para a cidade. Estava muito cheio e foi enchendo cada vez mais a longo das paradas. Muitas pessoas solicitaram táxi e estava demorando mais do que o ônibus e não tem uber na cidade, então a nossa opção realmente foi esperar o ônibus.

Quanto custa

O acesso ao Campo de Batalha é gratuito, assim como o terraço e o centro de visitantes. No entanto, para entrar no museu e ver as exposições, o preço é de £14 para adultos.

Como é o Campo de Batalha de Culloden

Centro de visitantes

A estrutura do local é dividida em duas partes. Dentro do centro de visitantes, que é uma moderna construção está a parte do museu, loja, cafeteria e toilets. Na parte de cima do prédio há um terraço com vista panorâmica para a região.

A parede externa do centro de visitantes, que fica logo em frente ao campo, possui algumas pedras salta para frente e outras no “lugar certo”. Cada uma das pedras saltadas representa um escocês morto na batalha.

O centro de visitantes possui uma lojinha de souvenir com produtos muitos interessantes e tradicionais. E a cafeteria é um espaço amplo e aconchegante, no teto tem o nome de todas as pessoas que ajudaram com doações para que o centro fosse construído.

Museu

O Museu conta a trajetória que levou à Batalha de Culloden, e o contexto político e cultural na época da batalha. O acervo é composto por objetos, vídeos, artefatos de guerra e mapas. Logo na entrada há duas paredes e cada uma delas mostra a perspectiva de um dos lados: jacobitas em azul e exército inglês em vermelho.

Uma experiência imersiva do museu conta com um corredor que emite os sons da batalha. Então conforme você vai avançando, vai ouvindo barulhos de espadas, tiros e tumulto para se sentir dentro da batalha.

Quando eu estava no Museu, voluntários passaram convidando os visitantes para participar de um workshop. Foi basicamente um quiz, no qual os voluntários faziam perguntas sobre a batalha e quem estava participando tinha que responder com “sim” ou “não”. Após todos responderem eles davam a resposta correta e explicavam. Este workshop durou aproximadamente 30 minutos e foi todo em inglês. Achei muito interessante e explicativo, uma maneira diferente de expor as informações e ainda envolver os visitantes.

Ao lado da onde ocorreu o workshop havia uma grande mesa branca onde era exibida uma projeção de vídeo que mostrava a posição dos dois lados durante a batalha e como o exército inglês avançou para derrotar os jacobitas.

Infelizmente não tenho nenhuma foto do museu porque não é permitido fotografar dentro.

Terraço panorâmico

Um terraço localizado no alto do centro de visitantes que proporciona uma visão mais ampla do campo de batalha, e embora o terraço não seja tão alto, a vista é mais abrangente. Na minha opinião, vale a pena subir para ver o campo antes de descer para explorá-lo.

Campo de Batalha

É um extenso campo com bandeiras azuis e vermelhas distribuídas conforme a posição da batalha. As bandeiras azuis representam os jacobitas e as bandeiras vermelhas o exército inglês.

Memorial Cairn

O Memorial é um dos destaques do campo e foi construído em 1881 em memória dos jacobitas mortos na batalha. Ao longo do caminho e ao redor do memorial há várias pedras com nomes de clãs. Uma dessas pedras é o clã Fraser que ficou conhecido pela série Outlander. Nessa pedra haviam várias flores.

Leanach Cottage

Localizada próxima ao museu está a Cabana Leanach, ou Leanach Cottage. Essa construção foi originalmente feita no início do século XVIII, mas passou por várias mudanças. Ela foi habitada até 1912 e depois abandonada. Após ter sido restaurada foi o primeiro centro de visitantes do Campo de Batalha de Culloden.

No interior da cabana há apenas um grande painel com um mapa (da foto abaixo). Neste mapa está indicada a área de conservação do Campo de Batalha de Culloden, indicado por uma linha vermelha.

Como foi a minha visita ao Campo de Batalha de Culloden

Fomos de ônibus até Culloden, chegando por volta das 12h30. Recomendo ir mais cedo, pois o horário é um pouco reduzido, sendo que a última entrada é as 15h30. Começamos a visita pelo museu, que valeu muito a pena para mim por eu falar inglês e ter conseguido participar do workshop que aconteceu no momento em que estávamos lá.

Após visitar o museu fomos ao campo de batalha, mas infelizmente fizemos uma visita rápida, pois começou a chover e a chuva durou até o fim da visita. Então, se você chegar em um momento de sol, vale a pena começar pelo campo, pois o clima é muito imprevisível.

Além disso, vale a pena planejar a volta, seja confirmando o horário de ônibus, seja marcando horário antecipadamente com taxista. Quem está em tour ou para quem está com carro alugado não enfrenta esse tipo de problema.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Escócia. Desde 2019 trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário