- Nome: Marina Fabri
- Cidade: Aberdeen
- País: Escócia
- Período: 2 anos
- Lugar preferido: Meu lugar preferido sem dúvidas é o caminho pro Dunnottar Castle, em Stonehaven, uma cidade vizinha a Aberdeen
Após uma experiência de 2 anos na Escócia, a Marina compartilhou conosco nessa entrevista várias dicas super úteis e interessantes da cidade onde ela morou, Aberdeen, e da Escócia! E se você tem interesse em visitar Aberdeen, selecionamos aqui as melhores opções de hospedagem na cidade!
Segredos da Cidade
A Escócia é pura natureza! É um país com muitos campos e paisagens deslumbrantes! A Escócia possui mais ovelha do que pessoas, então apenas andar por aí vendo os campos e ovelhas já é lindo!
Outra coisa local e interessante são as Highland Cows, são vacas específicas dessa região, elas possuem chifre longo, pêlo caramelo liso e comprido e o melhor e mais fofo: uma franja no topo da cabeça! Então no verão, quando as vaquinhas vão pros pastos, simplesmente dirigir por aí procurando Highland cows é maravilhoso!
Uma experiência legal da Escócia é explorar a região das Highlands, você pode alugar um carro e dirigir pelas Snow Roads, que já são um espetáculo por si só.
Dica interessante: a Escócia não possui animais peçonhentos nem animais “perigosos” (claro que todo animal pode se tornar perigoso dependendo da situação e sempre temos que nos manter alertas e respeitar o espaço dos bichinhos, mas isso já nos da certa tranquilidade de explorar a natureza lá e também evita de se desesperar com bichos como aranhas – e não matá-las – já que não são venenosas).
Transporte
Os ônibus são bem eficientes na Escócia, tanto os circulares na cidade, quanto os ônibus de viagem. O trem também é ótimo para viagens longas, já que você viaja apreciando toda a vista dos locais que o trem passa.
Para conhecer as cidades, sempre optei por andar a pé, assim consigo ver cada cantinho. Se for fazer um passeio em algum lugar mais afastado, em meio à natureza, é importante um carro.
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis
Visitas obrigatórias
Aberdeen é uma cidade voltada para o petróleo e é conhecida como a cidade de granito, pois praticamente todas as construções são de granito, ou seja, a cidade é bem cinza! A cidade é muito bonita, porém o cinza pode se tornar cansativo. Aberdeen tem uma praia que dá um colorido no cinza da cidade.
Nos arredores de Aberdeen, meus lugares preferidos que visitei foram:
- Dunnottar Castle: são ruínas de um castelo localizado no alto de um penhasco de frente pro mar. A trilha (cerca de 40 minutos) a pé para o castelo tem uma das vistas mais lindas, pois você pode apreciar toda a vegetação, o mar lá embaixo e a visão deslumbrante do castelo se aproximando! Chegar em frente ao castelo e ver a junção de penhasco, mar, vegetação e castelo é uma das coisas mais lindas! A visita ao castelo é legal e interessante, porém pra mim o melhor do passeio está do lado de fora!
- Loch Muick: fica próximo a cidade de Ballater, dentro do Parque Nacional de Cairngorms. O Parque Nacional por si só é maravilhoso, com bastante fauna, você pode observar cervos e outros bichinhos lindos! A vista do lago é espetacular, é possível fazer tanto a trilha em volta do lago, quanto a trilha subindo a montanha (minha favorita), para ter a vista do lago de lá de cima. Esse lugar possui encantos em todas as estações, cada uma com seu charme (as cores do outono, a flora da primavera, a neve do inverno e a fauna no verão). Além disso é possível acampar no bothy que existe lá (bothies são casinhas na natureza, normalmente de pedra, disponíveis para as pessoas passarem a noite! A Escócia é cheia delas (dica: o livro The Scottish Bothy Bible, que mostra todos os bothies que existem na Escócia)
- Newburgh Beach: a 20 minutos de Aberdeen há a praia de Newburgh, a qual possui uma colônia de focas. Se tornou um ponto turístico para observação de focas, a colônia fica do outro lado da curta faixa de água que separada a areia. É possível observar as focas em seu habitat natural, além disso as mesmas nadam perto do outro lado da costa, chegando pertinho de nós! É uma experiência interessante ver e ouvir o característico barulhinho das mais de 400 focas que lá vivem.
- Ben A’an: uma trilha em uma colina a qual é possível, de lá de cima, ter uma vista estonteante de um lago (caso não tenha neblina)
Comer e Beber
O meu restaurante preferido de todos em Aberdeen com certeza é o Foodstory! É uma cafeteria/restaurante especializada em pratos e bebidas vegetarianas e veganas. Porém o lugar é muito mais que isso! Além de ser super aconchegante, ele possui um andar de cima que é uma loja de produtos naturais e comida orgânica, porém, no momento em que a loja não está funcionando, esse andar de cima se torna um local para aulas de yoga, cursos e eventos de música a noite! Pra mim é o melhor lugar disparado!
Outro local que eu gosto muito é o The Highlander Cafe Bus, em Aberdeen. É um café dentro de um ônibus de dois andares, em frente à praia. Lá eles mantiveram os bancos dos ônibus e você come no andar de cima. Se sentar ao lado da janela, terá uma linda vista do mar (melhor dia pra ir: dia ensolarado de frio, pois assim da pra observar o mar tomando um café quentinho protegido do vento).
Destaques
Um evento super interessante é o Highland Games, é um festival que acontece anualmente na Escócia, nas Highlands. Nele, há eventos e competições de música, dança e jogos de força (por exemplo: competição de arremesso de troncos). É um evento imperdível porque ele celebra a cultura local, você verá muito kilt (“saia” tradicional escocesa usada por homens) e gaita de fole.
Outra indicação pra conhecer a cultura local é o pub Hootananny em Inverness, nele há bandas de Ceilidh (consultar calendário no site) com músicas locais (como se fosse um folk). Esse pra mim foi o melhor pub que eu fui, amei todas as apresentações que eu assisti, a vibe das músicas são super gostosas e divertidas e não poderia ter um jeito melhor de entrar no clima escocês.
Quanto tempo ficar
Preste atenção
A Escócia é um país frio, gelado e com muito vento! O inverno é rigoroso para nós brasileiros, porém não é tão frio assim para quem está acostumado com invernos rigorosos.
A questão é: o verão também é frio! Então é importante estar sempre atento com as roupas! O verão escocês varia de uns 12C a 20C. Com muita sorte as vezes há temperaturas de 24C ou 25C, mas são raros dias. O vento é intenso e gelado, então é importante ter roupas quentinhas à disposição.
Na Escócia garoa muito e a maioria dos dias são cinzas. As pessoas lá não têm costume de usar guarda-chuva, visto que o vento intenso não permite. O costume local é sempre sair com uma jaqueta de chuva (jaqueta impermeável). Começou a chover as pessoas só colocam o capuz e vida que segue! Ninguém sai correndo pra se proteger da chuva, porque já estão muito acostumados (a não ser que seja intensa, claro, mas normalmente é fina).
Obrigada Marina!!! 🙂