GUIA COMPLETO DE MONTE SIÃO: O QUE FAZER EM MONTE SIÃO, O QUE VISITAR EM MONTE SIÃO, PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE MONTE SIÃO, ONDE SE HOSPEDAR EM MONTE SIÃO, ONDE COMER EM MONTE SIÃO, INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE MONTE SIÃO E MUITO MAIS!
Monte Sião é conhecida como a Capital Nacional do Tricô. A cidade fica localizada no sul do estado de Minas Gerais, na divisa com São Paulo. Localizada ao lado de Águas de Lindóia, a cidade é uma ótima opção para quem quiser estender o passeio pelo Circuito das Águas Paulista.
Nesse texto, você encontra informações sobre a cidade e sobre o que fazer em Monte Sião, além de muitas informações culturais e históricas. Vamos juntos conhecer a charmosa e pequena cidade de Monte Sião!
SOBRE MONTE SIÃO
Localização
Monte Sião é uma cidade do sul de Minas Gerais, parte da microrregião de Poços de Caldas, que faz divisa com o estado de São Paulo, mais especificamente com a cidade de Águas de Lindóia, uma das principais cidades da região do Circuito das Águas Paulista.
Monte Sião está a 200 km de São Paulo e a 107 km de Campinas, mas há várias opções de estrada que podem tornar o trajeto mais longo ou mais curto.
Saiba mais sobre Circuito das Águas Paulista: o que é e como visitar
Saiba mais sobre 10 cidades perto de São Paulo para curtir o fim de semana
Um pouquinho de história de Monte Sião/MG
Os primeiros moradores se instalaram na região, que viria a ser a cidade de Monte Sião, por volta de 1819. Em 1849 a comunidade recebeu a autorização da construção de uma capela, que seria dedicada à Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa.
Foi apenas em 1936 que Monte Sião foi emancipada, consequência de um movimento liderado por Mário Zucato, que posteriormente tornou-se prefeito da cidade.
Turismo em Monte Sião
Tricô e porcelana são dois itens muito importantes para Monte Sião e a cidade soube aproveitar de ambos para criar um ambiente muito atrativo e charmoso. A cidade, que é conhecida como a capital nacional do tricô, possui árvores no centro que são vestidas de tricô, assim como o ônibus que abriga o receptivo turístico.
Além disso, em vários cruzamentos da sua principal há placas com informações e curiosidades da cidade. Essa placas dividem espaço com pequenos potinhos da Porcelana Monte Sião. Enfim, a cidade é muito acolhedora e é fácil notar o cuidado que possui em receber bem os visitantes.
COMO CHEGAR EM MONTE SIÃO
Carro
Para quem viaja de carro a partir de São Paulo, pode viajar pela Rodovia Fernão Dias até Bragança Paulista e depois seguir pela BR-146 até Águas de Lindóia, que é a cidade de São Paulo vizinha de Monte Sião. Este caminho permite passar por algumas cidades do Circuito das Águas Paulista, como Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia.
Outra opção é pela Rodovia dos Bandeirantes, passando por Campinas. Por este caminho, também se percorre algumas cidades do Circuito das Águas Paulista: Jaguariúna, Holambra e Águas de Lindóia.
Ônibus
Para quem viaja de ônibus, as empresas disponível para chegar até Monte Sião são Bragança, Sampaio e Gardenia.
Avião
O Aeroporto mais próximo de Monte Sião é o Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica a 130km de distância.
ONDE SE HOSPEDAR EM MONTE SIÃO
Embora eu ainda não tenha tido a oportunidade de me hospedar em Monte Sião, após fazer uma curadorias e analisar as opções de hospedagem, trouxe essas duas sugestões de hospedagem no centro de Monte Sião e de duas pousadas, ambas a apenas 2km do centrinho.
Hotéis no centro de Monte Sião
Ambas opções de hospedagem localizadas no centro de Monte são muito bem avaliadas pelos hóspedes. O Hotel Villa de Minas se destaca pela localização central, por possuir um ambiente aconchegante e um ótimo café da manhã.
A outra sugestão é o Vivas Hotel e Casa, que embora também fique no centro da cidade é um pouco menos central que o anterior. No entanto, essa é uma opção com uma estrutura mais robusta
Pousadas Rurais em Monte Sião
Para quem busca uma hospedagem em meio à natureza, as duas sugestões possuem um visual com lindas paisagens, são muito bem avaliadas pelos hóspedes e ficam a 2km do centro de Monte Sião. A primeira sugestão é o Hotel Pousada Água da Mina e a segunda é a Pousada Sítio Pedras de Mina.
O QUE FAZER EM MONTE SIÃO
Portal de Monte Sião
A entrada de Monte Sião para quem chega de Águas de Lindóia/SP é composta por um Portal, placa de divisa de estados e letreiros: Monte Sião e Minas Gerais. Quem quiser parar para tirar algumas fotos, basta sair da estrada poucos metros antes de passar pelo portal.
Após sair da estrada do lado direito é possível parar em alguma vaga do pequeno estacionamento que fica em frente os letreiros e tirar algumas fotos!
Porcelana de Monte Sião
História da Porcelana Monte Sião
A cidade de Monte Sião é conhecida por sua produção de louças branca e azul com desenhos de flores, a Porcelana Monte Sião. A fábrica, que fica situada na região central da cidade foi construída em 1959. A produção inicial contava com bibelôs e canecas de porcelana que eram usadas em eventos, como festas de empresa.
Até que certo dia um cliente levou à fabrica uma pequena jarra quebrada e pediu para que fosse consertada. Era uma jarra azul e branca, similar a atual arte dos produtos de hoje. Não foi possível consertar aquela jarra, então fizeram uma nova para o cliente.
Aquela produto fez tanto sucesso que a fábrica passou a produzir produtos similares e a partir daí a diversidade de produtos foi crescendo e hoje contam com pratos, travessas, tigelas, copos, jarras…
Tour pela fábrica
A visita à fábrica é permitida nos dias de semana e é incrível ver de perto todo o processo que acontece desde a produção da massa com a mistura dos quarto minérios, até os produtos finalizados que são vendidos na loja.
Ao longo do tour, passamos pela produção da massa, dos moldes, até a produção das peças. A pintura feita nas peças é toda artesanal, ou seja, cada peça é pintada a mão por um artista. É incrível ver a facilidade com que eles manuseiam as peças e desenham cada uma das flores!
Tive até mesmo a oportunidade de entrar dentro do forno (desligado, claro ahahahaha) que foi feita há mais de x anos e chega a uma temperatura de 1.300ºC para finalizar a produção de vários produtos que são empilhados lá dentro.
Experiência na fábrica
Infelizmente, por causa da pandemia no momento não está sendo possível visitar a fábrica, mas os donos tem planos de voltar com a visitação quando a situação melhor e até mesmo ampliar as experiências que podem ser feitas dentro da fábrica.
Eu mesma tive a oportunidade de desenhar meu próprio prato em uma das mesas que os artistas utilizam para produzir as peças. Foram apenas alguns minutos, mas esse tipo de experiência de imersão nos permite entender mais e apreciar muito o trabalho que é desenvolvido.
Loja Porcelana Monte Sião
Independente de você fazer ou não a visita à fábrica é possível ir à loja para conhecer e adquirir os produtos. Há opções para todos, desde pratos, travessas, tigelas, copos e enfeites. A loja funciona de segunda a sábado das 08h30 às 17h30 e aos domingo das 08h30 às 12h30. O endereço é Rua Sete de Setembro, 436 – Centro de Monte Sião.
Praça e Igreja do Rosário
Uma pequena escada liga a rua da loja e fábrica Porcelana Monte Sião ao fundo da Praça do Rosário. A praça possui uma atmosfera de interior, com uma igreja central, que é a Igreja do Rosário, jardins, fonte e vários bancos.
Aos finais de semana há uma feira que acontece na praça e fica bem movimentada.
Receptivo Turístico de Monte Sião
O Receptivo Turístico de Monte Sião está situado dentro de um ônibus estacionado na Praça Mário Zucato e é vestido de tricô. De um lado fica a Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e do outro, um pouco acima da praça, um espaço parecido coberto com guarda-chuvas coloridos.
Dentro do ônibus fica o Receptivo Turístico de Monte Sião, onde há informações sobre as atrações da cidade, mapas e produtos dos parceiros, que são as lojas de roupas e produtos artesanais.
Praça Prefeito Mário Zucato
É a praça central da cidade, que me impressionou muito por ser extremamente bem cuidada, limpa e organizada. A praça possui uma atmosfera bem agradável, com aquele clima de interior, mas muitas de suas árvores possuem formatos diferentes e algumas até mesmo de animais.
No centro da praça há um espaço coberto, acredito que seja onde ocorrem eventos. Há também vários bancos, uma fonte central e algumas peças de porcelana que enfeitam o ambiente. A Praça fica em frente a Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Localizada em frente à Praça Mário Zucato está a Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que foi construída em 1849. Logo na entrada fiquei impressionada com a beleza da igreja, que tem um ambiente cheio de vida com muitas cores e iluminação natural no seu interior.
No altar central, que é todo trabalhado em madeira, fica a imagem da santa. Perto do altar há outras imagens, como a de São João Paulo II e de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, dentro da igreja há alguns totens que contam a história da Medalha Milagrosa e destacam as aparições de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré, que ocorreu na França em 1830.
A imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião
Essa Igreja é a primeira consagrada à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa no Brasil e a imagem da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é muito curiosa e possui um significado muito importante para os fiéis.
A imagem foi trazida de Portugal em 1860 e se instalou no altar central da Igreja. Até que em 1937 o Bispo transferiu-a para uma capela na zona rural da cidade contra a vontade da população. Paralelamente a isso, os anos de 1937 a 1939 foram marcados por uma grande seca em Monte Sião.
O Milagre da Chuva
E a estiagem foi associada a ausência da imagem e o povo pediu que ela retornasse. Até que o retorno foi autorizado para o dia 5 de novembro, e neste dia fizeram uma procissão para homenageá-la. Com a chegada da imagem na cidade começou a chover e este evento foi considerado um milagre, chamado de “O Milagre da Chuva”.
Após anos de estudos sobre o milagre, a Igreja foi elevada a Santuário em 1999 e por isso que atualmente é conhecida como Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa!
Missas e celebrações no Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
O Santuário está aberto todos os dias para visitação, das 08h às 11h e das 13h às 17h. E para quem tem interesse em participar das missas, elas acontecem nos seguintes horários:
Quarta-feira: 7h / Sexta-feira: 15h / Sábado: 19h / Domingo: 7h, 10h e 19h
A celebração da Festa da Padroeira, ocorre entre os dias 18 a 26 de novembro que é o período da novena. No dia 27 é celebrado dia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e é feriado na cidade.
Sala das Graças
Saindo pela portinha lateral à esquerda da Igreja da Medalha Milagrosa você vai se deparar com a Sala das Graças, que é um espaço que pertence ao Santuário. Dentro do prédio há uma lojinha artigos religiosos e é onde acontece o atendimento paroquial.
Além disso, o espaço também conta com uma sala, que é a própria Sala das Graças, que é um local onde ficam expostos itens doados por pessoas que alcançaram graças e milagres. Para quem já esteve no Santuário de Aparecida, é muito similar, em em proporções bem menores, à Sala das Promessas.
Nesta mesma sala fica uma sequência de quadros que ilustram, com imagens e textos, a história das aparições de Nossa Senhora à Catarina de Labourè, da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e toda a sua importância religiosa e histórica para a cidade de Monte Sião.
A Sala das Graças e o Atendimento da Secretaria Paroquial funcionam de segunda a sexta das 08h30 às 17h e aos sábados das 08h30 às 13h.
Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião
O Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião fica localizado no centro da cidade e é uma visita interessante para quem gosta de ver artefatos históricos. Dentro do Museu é possível encontrar carro antigo, coleções de moedas e de selos, televisores e muitos outros objetos antigos. Há também uma réplica de uma caverna!
A entrada do Museu custa R$ 5 e pessoas acima de 60 anos não pagam. O Museu funciona de quarta a domingo das 09h às 17h e fica localizado na Rua Maurício Zucato, 116.
Mirante da Santa
O Mirante da Santa, ou Mirante de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, foi criado no ano de 2011 para homenagear a padroeira da cidade. Mais acima contei a história da imagem para a cidade e os milagres atribuídos à Nossa Senhora.
Outro fato interessante (e que pode ser visto na segunda foto abaixo) é um mural com descrição deste milagre e de outro que aconteceu no dia que a imagem foi colocada no Mirante em 05/11/2011. Ocorreu um fenômeno meteorológico raro, chamado Halo Solar.
O Mirante da Santa fica a menos de 4km do centro da cidade e para chegar até ele é necessário seguir por um caminho asfaltado e depois por uma estrada de terra, que embora seja um pouco esburacada, dá para subir com carro sem problemas.
O Mirante é protegido por cercas baixas e a entrada é feita por um portão azul que costuma estar fechado. A própria placa fixada ao portão pede para que os visitantes fechem ao sair. Achei importante dizer isso aqui porque quando cheguei e vi o portão fechado tive a impressão que o acesso estava fechado, mas depois descobrimos que fica sempre assim.
No local há vários bancos de cimento formando um semicírculo e intercalados por pequenas árvores. Há também um único banco com vista para a cidade e região. E logo abaixo, em uma altura inferior, o estacionamento de carros.
ONDE COMER EM MONTE SIÃO
Grãos do Monte
O Grãos do Monte é uma cafeteria/bistrô/restaurante localizado na rua principal de comércio de Monte Sião. Quando eu estava pesquisando sobre opções de restaurantes para almoçar, na hora já gostei do lugar e foi minha escolha de almoço.
E que ótima escolha, o ambiente é acolhedor, mito charmoso e agradável, além de possuir um ótimo atendimento. Estive em uma sexta-feira na hora do almoço e estava tranquilo, embora a maioria das mesas estivessem ocupadas.
Como eu estava sozinha, sentei em uma mesa para duas pessoas em frente ao balcão (a mesinha da esquerda na foto abaixo). O garçom que me atendeu disse que à noite o ambiente muda e o ambiente fica super agradável para beber alguma coisa e petiscar. Fiquei com vontade de voltar!
E para o meu almoço optei por uma massa recheada com mozarela de búfala com molho pomodoro e estava tudo muito delicioso. Enfim, uma sugestão de restaurante que vale muito a pena para quem estiver passeando por Monte Sião. Gostei muito e recomendo aqui para vocês!
Parabéns pela viagem! Muito lindas as fotos e história. Esclarecedor! Muito agradecida
Bom dia Tereza!
Fico muito feliz de saber que você gostou do conteúdo!
Espero que aproveite as dicas e faça um ótimo passeio por Monte Sião!
Abraços,
Carô
Ótimo post. Vou para lá daqui uns dias e adorei. Obrigada por compartilhar.
Oi Virginia, tudo bem?
Fico muito feliz de saber que você gostou.
Espero que te ajude durante a sua viagem.
Aproveite!! Abraços!
Parabéns pela iniciativa! Excelente! Já estive em Monte Sião e voltarei no dia 27 de julho. Ajudou bastante.
Bom dia Clarice, tudo bem?
Obrigada pela mensagem! Fico feliz que o texto tenha ajudado.
Desejo que você aproveite muito a sua viagem e estadia em Monte Sião!!
Abraços,
Carol
Que lugar lindo e abençoado, fiquei apaixonada, sou devota da Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, quero conhecer esse lugar Maravilhoso 🙏🙏🙏
Boa tarde Neide,
Que legal saber da sua devoção!! Tenho certeza que fazer essa visita vai ser uma experiência muito especial pra você! Espero que você aproveite a sua estadia por lá!
Abraços, Carol