Em 2016 ocorreu a estreia do filme Inferno, uma adaptação baseada no livro de Dan Brown. O autor é conhecido por seus livros de suspense que sempre se passam em diferentes cidades do mundo. Algumas das obras de Dan Brown já foram transformadas em filme: Código da Vinci e Anjos e Demônios.
Então, para aqueles que, assim como eu, são fascinados pelas aventuras de Robert Landgon, aqui vai um texto que apresenta alguns lugares da cidade de Florença por onde se passa a história de Inferno. Mas, se você ainda não leu o livro e nem assistiu o filme, passe por aqui depois, pois nesse texto HÁ SPOILERS!!!
Antes de seguir para o texto, preciso destacar a importância do Seguro Viagem. Ele é essencial em qualquer viagem e obrigatório na Itália! Sempre faço o meu seguro viagem através do nosso parceiro, a Seguros Promo, que tem os melhores preços e descontos! Clique aqui e faça seu orçamento!
Florença do livro Inferno de Dan Brown
Palazzo Vecchio
Torre di Arnolfo
O livro se inicia com Langdon desorientado em um hospital, sem saber onde está. Logo, ele se dá conta que está em Florença, na Itália. Essa descoberta só foi possível no momento em que Langdon viu pela janela do quarto, destacada no horizonte, a magnífica torre di Arnolfo, do Palazzo Vecchio.
Máscara Mortuária de Dante
No livro, Robert Langon e Sienna se surpreendem quando descobrem que o objeto que tanto procuram não está exposto dentro da caixinha de vidro, onde deveria estar. Eu tive mais sorte que eles, pois quando passei pelo pequeno corredor no Palazzo Vecchio, lá estava ela: a máscara mortuária de Dante. E preciso confessar que não achei tão fúnebre e assustadora, como descrta no livro.
Salão dos Quinhentos
O gigantesco salão dentro do Palazzo Vecchio, é repleto de quadros e esculturas, alguns deles feitos por artistas renomados, como Leornardo da Vinci e Michelagelo. Foi no Salão dos Quinhentos onde Landgon e Sienna encontraram o quadro Batalha de Marciano, feita por Michelangelo, e que contém a discreta mensagem Cerca Trova.
Além disso, o salão também foi palco da morte de Vayentha enquanto perseguia o casal. Ela foi acidentalmente derrubada, rasgando um dos quadros do teto, em uma queda de 18 metros de altura.
Sala dos Mapas Geográficas – Armênia
A Sala dos Mapas, é fácil de ser identificada, pois há um globo gigante no centro dela. Enquanto eu procurava o mapa da Armênia para tentar identificar a passagem secreta, que Sienna e Langdon utilizaram para escapar, uma segurança apontou para o canto direito no fundo da sala e lá estava: Armênia.
A mesma segurança me disse que duas vezes por semana havia um tour guiado pelos caminhos que Langdon e Sienna fizeram. Infelizmente fui embora de Florença no dia seguinte de manhã e não tive oportunidade de fazer este passeio, mas para quem se interessar, clique aqui para mais informações.
Jardins Boboli e Palácio Pitti
Os Jardins de Boboli fazem parte das dependências do Palácio Pitti. Langdon e Sienna usaram os jardins como uma opção para entrar no centro histórico da cidade. Este caminho foi feito visto que a Porta Romana estava cheia de policiais que os procuravam.
Os jardins formam um extenso parque repleto de fontes e esculturas, e um passeio por lá pode render horas de caminhada. É dentro dos jardins Boboli que fica a Gruta de Buontalenti, uma gruta com três câmaras, sendo que a última delas serviu de esconderijo para Langdon e Sienna.
Ponte Vecchio e Corredor Vasari
A Ponte Vecchio é um dos símbolos de Florença e está sempre repleta de turistas atentos às vitrines das joalherias instaladas ao longo de seus mais de 80 metros de extensão. Essas lojas exibem produtos feitos artesanalmente. Com tanto para ver, muitas vezes é difícil reparar que na parte de cima de um dos lados da ponte há um corredor e algumas janelas.
O andar de cima da ponte é conhecido como Corredor Vasari, um corredor que conecta o Palácio Pitti ao Palazzo Vecchio. Este corredor permitia que a família Médici andasse com segurança de um Palácio a outro. No livro, o Corredor Vasari foi utilizado por Landgon e Siena para escapar dos Jardins Boboli.
Batistério de São João
O Batistério de São João se localiza ao lado da Basílica de Florença, Santa Maria del Fiori, e como Langdon mencionou, mesmo com toda sua beleza, ele acaba sendo um pouco ofuscado pelo tamanho da Basílica que se localiza ao seu lado.
O Batistério é adornado por algumas portas: porta sul, porta norte e porta leste, sendo que esta última é conhecida como Porta do Paraíso e é totalmente dourada. Foi através dessa denominação que Langdon e Sienna descobriram a localização da onde a máscara de Dante estava escondida.
Dan Brown acertou na escolha da cidade tema para seu livro, Florença é realmente encantadora. O livro Inferno é muito envolvente e com a detalhada descrição fornecida pelo autor, é fácil se imaginar dentro da cidade, conhecida como berço do renascimento. Tenho apenas uma crítica, e é sobre o filme. Na minha opinião, o longa deixou muitos fãs frustrados por não ter sido fiel ao livro em diversas situações. E você, que já leu o livro e assistiu o filme, qual é a sua opinião?
Se você quiser ainda mais…
Para aqueles que estão com viagem marcada para Florença e querem garantir que vão ver absolutamente tudo, minha sugestão é contratar algum dos tour guiado do Get your Guide. Há várias opções, escolha o seu!
DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM
E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!
Eu li Inferno marcando todas as referências das cidades. Pelo que soube Dan Brown é casado com uma historiadora da arte, por isso os livros tem tantas referências. Só falta ir até a Itália ver de perto essa Florença maravilhosa.
Oi Bruna,
Obrigada pela sua mensagem 🙂
E já ouvi falar isso também! E precisa conhecer bastante pra ir tão fundo e conctar os detalhes igual ele faz, né? Dá todo um toque especial pra história.
A primeira vez que li Inferno eu estava em Florença, foi maravilhoso!
Quando vocês forem pra lá, tenho certeza que vão amar e relacionar muitas coiasas do livro!
Beijos!
Eu assisti o filme, mas quando fui a Florença não deu pra visitar todos os lugares, isso é ótimo, tenho motivos para voltar.
Oi Ju! Sim, esse é mesmo um ótimo motivo pra voltar!
Se você gostou do filme, recomendo que leia o livro, é ainda melhor!!
Beijos,
Carol