Categorias: Destinos: Europa, Portugal

Onde ver azulejos portugueses no Porto

Os azulejos de Portugal são uma das características mais marcantes da cultura e arte portuguesa. O Porto, no norte do país, é uma cidade repleta de construções históricas que exibem os azulejos azuis em suas paredes. No Porto, a maioria dos lugares que possui os tradicionais azulejos fica à céu aberto, dando cor à importantes construções da cidade.

Vamos juntos conhecer quais são essas construções?

Azulejos portugueses no Porto, Portugal

A História dos Azulejos Portugueses

Azulejos são placas quadradas feitas com função decorativa. Embora seja comum acreditar que são originárias de Portugal, a história da decoração de cerâmica teve início no Egito e foi levada para a Península Ibérica pelos árabes no século XIII.

Muitos países, como Marrocos e Espanha também possuem este elemento decorativo em suas construções. Foi apenas no ano de 1498 que os azulejos foram levados da Espanha até Portugal pelo Rei D. Manuel I. Mas, além da Espanha, a China e a Holanda também desempenharam importante papel na consolidação e na elevação da qualidade dos azulejos portugueses.

Durante a primeira metade do século XVIII, os azulejos passaram a ser muito utilizados em igrejas e palácios com função estética, enfeitando as fachadas das construções. Além disso, os azulejos eram considerados uma maneira de distinção social. As cores branco e azul, muito tradicional dos azulejos portugueses, tiveram influencia holandesa e oriental.

E se você reparar, vai perceber que os azulejos estampados em igrejas e em outras construções, estão sempre contando alguma história através das imagens formadas. Então recomendo que observem atentamente e que se atentem à placas informativas (alguns lugares possuem esse tipo de placa que traz informações interessantes sobre o lugar).

Hoje, os azulejos são considerados uma das principais formas de apresentação artística e cultural de Portugal.

Projeto Azulejos do Porto

Durante minha pesquisa para escrever este texto, encontrei o site Os Azulejos do Porto, que é um projeto que tem objetivo de catalogar e preservar os azulejos do Porto. É um projeto sem fins lucrativos e uma maneira de preservar este patrimônio nacional, que é o azulejo português.

Para apoiar este projeto, foi criado no Porto Gazete Azulejos, que é um ateliê de pesquisa e de pintura de azulejos. O projeto conta com uma loja online e com um workshop presencial para pintura de azulejos. No workshop é ensinada a técnica tradicional e as informações sobre a história da pintura de azulejos. A atividade custa 25€, dura 1 hora e inclui 2 azulejos por pessoa.

Já fiquei com vontade de participar deste workshop, e com certeza vou incluir esta experiência na minha próxima viagem ao Porto! Bom, mas agora vamos para a lista dos lugares onde você pode ver azulejos portugueses no Porto!

Saiba mais sobre 21 passeios para fazer no Porto, em Portugal

Onde ver azulejos portugueses no Porto

Estação São Bento

Inaugurada em 1916, a Estação São Bento talvez seja a mais conhecida construção com azulejos portugueses no Porto. Embora os azulejos não sejam vistos na área externa, é possível admirá-los nos painéis no interior da estação de trem (ou comboios, como se diz em Portugal). São mais de 20.000 azulejos azuis pintados, que juntos formam imagens de vários momentos da história de Portugal, como a entrada de D. João I e seu casamento com Dª Filipa.

Endereço: Praça Almeida Garrett

Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina

A Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina é parada obrigatória para quem passeia pela rua de pedestres Santa Catarina. A Capela tem sua fachada toda coberta por mais de 15.000 azulejos brancos e azuis, e as ilustrações dos painéis na fachada e na lateral representam momentos da vida de Santa Catarina e de São Francisco. Sua construção ocorreu no início do século XVIII.

Endereço: Rua de Santa Catarina, 428

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo foi construída no século XVIII no estilo barroco-rococó e possui sua lateral inteira coberta por azulejos branco e azul, que representam a aparição da Virgem Maria a São Simão Stock. Algo que chama atenção desta igreja é que ela é praticamente grudada com a Igreja dos Carmelitas Descalços. Há apenas uma pequena casa, praticamente o espaço de uma porta, separando as duas igrejas.

Endereço: Rua do Carmo, 4050-164

Sé do Porto

Construída no século XIII, mas com modificações feitas ao longo dos séculos, a Sé do Porto é uma construção imponente localizada na parte alta da cidade. O claustro da Sé do Porto foi construído no final do século XIV e é agraciado com a presença de vários painéis de azulejo branco e azul que contrastam com o tom sóbrio do granito.

Endereço: Terreiro da Sé

Igreja Paroquial de São Nicolau

Localizada na região do Douro, a igreja como conhecemos hoje data o ano de 1762. A primeira construção ocorreu em 1671, mas em 1768 um incêndio ocorreu e a igreja teve que ser restaurada. Foi por volta de 1860 que os painéis de azulejos branco e azul foram instalados verticalmente em sua fachada.

Endereço: Rua do Infante D. Henrique, 93

Igreja de São Ildefonso

A Igreja de São Ildefonso fica no alto de uma escadaria, em uma das extremidades da Praça da Batalha. A construção desta Igreja ocorreu em 1739 e sua fachada possui imagens formadas por azulejos brancos e azuis, que contam partes da história de vida de São Ildefonso.

Endereço: R. de Santo Ildefonso 11

Outros lugares para ver os azulejos do Porto

Além de encontrar azulejos nas construções históricas mencionadas ao longo do texto, também é possível ver azulejos no Porto nos seguintes lugares:

Casa da Música: Azulejos nas paredes da sala VIP dentro da Casa da Música.
Igreja de Santo Antônio Dos Congregados: Azulejos enfeitam a fachada frontal da Igreja.
Painel Ribeira Negra: É um painel todo feito de azulejos, que fica localizado junto ao túnel da Ribeira e foi inaugurado em 1987.
Fachada do Steak ‘n Shake: Na fachada lateral encontra-se um grande painel moderno de azulejos coloridos, na unidade da Praça Guilherme Gomes Fernandes.

Saiba mais sobre Como visitar o Mosteiro de Batalha, em Portugal
Saiba mais sobre Como visitar o Santuário de Fátima, em Portugal
Saiba mais sobre O que fazer em Sintra: as principais atrações da cidade

Hospedagem no Porto

Casa Dom Azulejo

E para quem realmente quiser estar imerso no mundo dos azulejos portugueses, encontrei uma hospedagem em apartamento no Porto (bem localizada e bem avaliada) chamada Casa Dom Azulejo.

Como o próprio site diz, “Na casa podemos explorar um mostruário de azulejos, bem como painéis que revestem o seu interior, que pertenciam a uma antiga fábrica de cerâmica de muita importância para a região”.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Portugal. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

 

Deixe seu comentário