Nos últimos 40 anos a cidade de Holambra, carinhosamente chamada de Cidade das Flores, vem promovendo seu principal evento, a Expoflora. A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina e recebe anualmente cerca de 320 mil visitantes.
A Expoflora surpreende os visitantes com uma organização exemplar e uma grande variedade de decoração e paisagismos. O evento é muito procurado, sendo que a previsão de público para este ano é de cerca de 300 mil pessoas.
SOBRE HOLAMBRA
Holambra é a pequena cidade no interior de São Paulo, a 120km da capital do estado, que sedia a Expoflora. A cidade foi colonizada por holandeses em 1948 e até hoje cuida da preservação da cultura e das tradições da Holanda. Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade é referência na produção e na distribuição de flores.
No ano de 1981, alguns produtores de flores e plantas se uniram e deram início ao que hoje se tornaria o principal evento da cidade, atraindo milhares de visitantes nos meses de Agosto e Setembro: a Expoflora.
Saiba mais sobre O que fazer em Holambra, a cidade das flores
Saiba mais sobre Roteiro de 1 dia em Holambra, a cidade das flores
Saiba mais sobre 18 experiências imperdíveis em Holambra
Saiba mais sobre Hotel em Holambra: dicas da onde ficar
SOBRE A EXPOFLORA
Um pouquinho da história da Expoflora
A Expoflora teve sua primeira edição em 1981. Neste primeiro ano, a Expoflora atraiu mais de 12 mil pessoas. Hoje, o evento recebe mais de 300 mil visitantes durante todo o período, que dura aproximadamente um mês, de sexta a domingo.
Dicas importantes para visitar a Expoflora
1. Vá com roupas muito confortáveis, pois lá você vai andar bastante;
2. Não se esqueça de passar protetor solar e levar óculos de sol;
3. Tenha sempre com você uma garrafinha de água. Dentro do complexo há torneiras com água potável para assim se manter sempre hidratado;
4. Deixe para fazer compras no final do passeio. O complexo é grande e ficar segurando várias coisas pode te deixar cansado e atrapalhar o passeio.
AS ATRAÇÕES DA EXPOFLORA
Além da Mostra de Paisagismo e Exposição de Arranjos Florais, que são as principais áreas do evento, na Expoflora também é possível apreciar um pouco da gastronomia holandesa. Além disso, há espaços de entretenimento para crianças, atrações culturais e históricas, e ambientes para para tirar fotos.
A cada ano há diferentes tipos de arranjos e artistas envolvidos, mas de maneira geral as atrações costumam ter a mesma estrutura. Então abaixo você encontra as principais atrações que encontrará na Expoflora independente do ano que irá visitá-la.
>> Mostra de Paisagismo e Jardinagem & Exposição de Arranjos Florais
Na entrada da Mostra há um portal de acesso e um caminho de arcos cobertos por flores. Na Mostra de Paisagismo e Jardinagem, são 19 ambientes criados por artistas, arquitetos, decoradores, paisagistas. O destaque da Mostra vai para as opções de soluções sustentáveis e o “Do it yourself” (ou DIY), onde é possível encontrar decorações com materiais de reutilização, como tambores, garrafas pet e madeiras de demolição.
A Exposição de Arranjos Florais é a principal atração da Expoflora, e neste ano tem como tema a homenagem aos 70 anos da imigração holandesa no Brasil. Ao todo, são 14 cenários que contam sobre as impressões dos recém-chegados em um novo país e as lembranças da Holanda.
>> Shopping das Flores
O mesmo barracão que abriga as bilheterias e a entrada é onde está situado o Shopping das Flores. Nele é possível encontrar è venda uma grande variedade de flores e plantas ornamentais (em 2018, mais de 3.500 variedades de aproximadamente 350 espécies de flores e plantas).
Minha sugestão é que você deixe para comprar as flores quando estiver indo embora, pois senão terá que ficar segurando suas compras durante o passeio.
>> Museu Histórico de Holambra
Dentro do complexo da Expoflora, você também pode se aprofundar na história e cultura da cidade. No acervo, além de fotos dos primeiros imigrantes e seus utensílios, também é possível entrar em réplicas das casas de pau a pique e de alvenaria, ambas mobiliadas, e há ainda uma exposição de maquinários e de tratores antigos.
>> Apresentações de Danças Típicas Holandesas
Jovens e crianças apresentam as tradicionais danças holandesas em diversos palcos e em diferentes horários do dia. Além das danças típicas, esses jovens e crianças também vestem roupas tradicionais holandesas.
Durante muitos anos, o professor e embaixador da Expoflora, Piet Schoenmaker foi responsável pelas aulas e apresentações das danças típicas, mas ele infelizmente faleceu em 2020.
>> Parada das Flores e Chuva de Pétalas
Um desfile de carros com arranjos de flores, que tem como ponto final o local onde ocorre a Chuva de Pétalas. Além dos arranjos enfeitando os carros, há também bonecos holandeses em trajes típicos, moinhos e bicicletas.
Um dos momentos mais esperados por quem visita a Expoflora é a chuva de Pétalas, que ocorre em um extenso gramado do recinto. Cada uma das chuvas utiliza aproximadamente 150 quilos de pétalas coloridas.
>> Gastronomia
Na Expoflora, há duas praças com 16 lanchonetes e 7 restaurantes com cardápios que variam desde fast-food até comidas típicas holandesas. Os restaurantes tradicionais da cidade oferecem suas especialidades e também criam pratos novos para o evento.
Em 2018, o Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante trouxe uma novidade, o Martin Pork, que é cotovelo de porco holandês e de sobremesa, um doce feito de creme de amêndoas com mousse de creme de leite e cobertura de morango e chantilly.
Em 2018, o Restaurante Casa Bela também criou uma receita nova para o evento, a Salada de Flores, que é um prato com endívias e vinagrete de framboesa. Eles também prepararam especialmente para o evento, a tortinha Lemon Curd, com massa de amêndoas, recheadas com creme de limão siciliano e cobertura de chantilly (deu água na boca).
Outro destaque é da Confeitaria Doce de Rosas, com o doce de framboesa chamado de Frambozem Geak, marzipã recheado com geleia de framboesa e cobertura de chocolate branco. Além disso, para quem quiser se refrescar, na Alameda do Beijo, há bebedouros para encher as garrafinhas e, em 2018, o Beer Station com chopp Amstel.
- >> Shoppings
São três espaços de compras dentro da Expoflora, Shopping Verde, Shopping Vermelho e Shopping Azul. Nestes locais, é possível encontrar diversos souvenirs holandeses, como a cerâmica azul de Delft, objetos de decoração, artesanato, roupas, utensílios domésticos e muito mais.
>> Passeio Turístico
Os visitantes ainda tem a opção de realizar um city tour por Holambra. O passeio apresenta a história e a arquitetura da cidade, assim como uma visita a um campo de flores e ao Moinho do Vento.
>> PARA AS CRIANÇAS: Parque de Diversões, Mini Sítio e Casa do Tulipo
Há três espaços onde com certeza as crianças vão aproveitar muito, que são o Parque de Diversões, situado no gramado onde ocorre a chuva de pétalas, o Mini-Sítio e a novidade deste ano, que é a Casa do Tulipo, onde é possível entrar e tirar fotos com o boneco Tulipo.
E essas são as atrações que podem ser visitadas na Expoflora. Como eu mencionei anteriormente, o passeio costuma agradar pessoas de todas as idades, mas é muito importante saber que há grandes chances de ter que enfrentar filas.
Afinal, são aproximadamente 300 mil pessoas que passam pelo evento por ano. Então lembre-se das dicas, tenha paciência e aproveite este passeio tão lindo na Cidade das Flores!
* O Mapa-Múndi visitou a 37ª Expoflora 2018 a convite da Organização do Evento, e recebeu como cortesia ingresso e alimentação.
achei muito interessante e legal.
Oi Luiza, tudo bem?
Que bom que gostou do texto. Holambra é incrível mesmo.
Uma cidade perfeita para um bate-volta ou um fim de semana.
Abraços, Carol