Categorias: Destinos: Europa, Inglaterra | Dicas

Museus gratuitos para visitar em Londres

Londres é uma cidade absolutamente vibrante, repleta de vida e de lugares que agradam todos os tipos de viajantes. É daqueles lugares onde é possível ir várias vezes e, e cada vez se surpreender com uma nova descoberta.

Outra vantagem de Londres é a vida cultural. Grande parte dos museus da cidade são gratuitos, e assim é possível explorá-los e mergulhar em um mundo de informações sem gastar nada. Vou então te contar sobre os museus gratuito que visitei durante a minha última viagem à Londres. Vamos lá?

Saiba mais sobre 12 Museus e Galerias de arte gratuitos no Reino Unido
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres
Saiba mais sobre Hotel custo benefício em Londres: Phoenix Hotel

MUSEUS GRATUITOS EM LONDRES

1. TATE MODERN

O Tate Modern é um museu de arte moderna que fica localizado na região de Bankside, nas margens do Rio Tâmisa. A galeria ocupa o edifício da antiga central elétrica de Bankside. O Museu fica próximo à Millennium Bridge, uma ponte que atravessa o Rio Tâmisa e chega até a Catedral de Saint Paul.

O Museu funciona diariamente das 10h às 18h. Embora a visita seja gratuita, caso você seja apreciador de arte moderna e queira entender mais, é possível contratar visitas guiadas pelo Museu.

Durante a minha estadia em Londres, fiz a visita ao museu no fim da tarde, após ter visitado a Torre de Londres, no período da manhã, almoçado no Borough Market e passeado pela região. Foi um dia longo, mas muito bem aproveitado!

Saiba mais sobre Torre de Londres: O que saber para visitar
Saiba mais sobre Europa: devo comprar ingressos antes da viagem?

 

2. BRITISH MUSEUM

O Museu Britânico é o maior museu de Londres, e também o mais visitado. Possui um acervo composto por peças do mundo todos. Antes de falar sobre o interior do Museu, a construção é um destaque, com suas imponentes colunas na entrada e o saguão principal, que é o cartão postal do museu.

Com uma coleção abrangendo Ásia, Grécia Antiga, Oriente Médio e muitos outros locais, o Museu Britânico possui itens de suma importância, como a Pedra da Roseta, o Busto de Ramsés II e os Mármores de Elgin, ou do Partenon de Atenas.

O Museu funciona diariamente das 10h às 17h (último acesso às 16h45) e sexta até às 20h30 (último acesso às 20h15). Não é obrigatório reservar um horário, mas é recomendado para evitar filas, principalmente em alta temporada. Você pode reservar aqui, no site oficial.

O Museu Britânico é imenso, e uma das maneiras de fazer uma boa visita é contratando um guia para te explicar melhor e te guiar nas principais obras. Depois, você pode seguir a visita por conta própria. É uma experiência muito válida e que enriquece a visita.

3. NATIONAL GALLERY

A Galeria Nacional de Londres é uma galeria de artes com uma coleção vasta com mais de duas mil pinturas do século XIII até 1900. A Galeria Nacional fica na Trafalgar Square, uma das praças centrais de Londres, próxima a vários outras atrações da cidade, como o Palácio de Westminster e a Abadia de Westminster. Ambas são atrações icônicas da cidade, mas com ingressos cobrados para visitação.

A Galeria Nacional funciona diariamente das 10h às 18h, sendo que sexta o horário é estendido até às 21h. Assim como os outros museus mencionados, é possível visitar por conta própria, mas caso esse tipo de arte te desperte interesse, você pode fazer uma visita guiada e enriquecer de conhecimento a sua experiência no Museu.

Durante a minha visita à Londres, comecei o dia pela Galeria Nacional para poder visitar com calma e foi uma excelente escolha, pois ainda não estava tão cheio e deu para apreciar as obras com mais tranquilidade.

E uma curiosidade – triste, mas histórica – foi que nesse dia estava acontecendo as homenagens à Rainha Elizabeth, que havia falecido dias antes. Então após visitar a Galeria Nacional, nós fizemos o caminho pela frente do Palácio de Buckingham até o Green Park, onde havia uma homenagem floral.

4. NATIONAL MARITIME MUSEUM

O Museu Marítimo Nacional é o maior do mundo nesse estilo e é dedicado à Marinha Britânica. O Museu tem muitas áreas interativas e é excelente para que gosta do assunto de exploração britânica, artefatos marítimos, com mapas antigos, instrumentos de navegação, modelos de navios, pinturas. O Museu funciona diariamente das 10h às 17h.

O Museu fica localizado no bairro de Greenwich e faz parte do Royal Museums Greenwich, um complexo que abrange o o Royal Observatory, a Queen’s House e o Cutty Sark. Essa região de Greenwich vale pelo menos um dia de visita, e fica um pouco afastada do centro de Londres.

Nós chegamos na região com um passeio de barco pelo Rio Tâmisa, que saia da altura do Palácio de Westminster e seguia navegando pelo rio até o pier de Greenwich. Foi uma opção bem legal de passeio (embora estivesse chovendo), e um meio de transporte até este bairro mais afastado.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Londres. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário